O Que é um ERP e Como Conectá-lo à sua Estratégia de Marketing?
12 de junho de 2018ROI do marketing: o que é e qual a sua importância?
13 de junho de 2018Você já parou pra pensar quantas oportunidades teria se conseguisse conversar com potenciais clientes? Ou quanto já perdeu por não conseguir chegar às pessoas certas para oferecer seus produtos?
Pois é. Às vezes investimos tempo, dinheiro e pessoal para executar estratégias de marketing que não trazem bons resultados. E isso é bem frustrante. Uma boa estratégia para reverter isso e gerar lead qualificado é utilizar o marketing digital.
Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente e confira a seguir o que é esse conceito, como criar leads eficazes e de que maneira o marketing pode ajudar. Boa leitura!
O que é lead?
Um lead é um potencial cliente que está em busca de soluções para resolver o seu atual problema. Por exemplo: Joana tem vontade de ser dançarina, porém nunca buscou nada a respeito do tema. Um dia, decidiu começar a pesquisar por academias de dança.
Joana, então, passou a ser um lead para as academias. Ou seja, uma usuária que começou a demonstrar interesse em adquirir um produto para resolver o seu problema –fazer aulas de dança.
Nesse momento, a nossa personagem ainda não estava decidida a realmente se matricular em uma academia. Afinal de contas, tinha receio de não conseguir acompanhar a turma e não sabia se as aulas encaixariam na correria do dia a dia.
Como gerar um lead qualificado?
Continuando a nossa história: nessa busca pelo local ideal, Joana encontrou duas academias. Uma delas mantinha uma página em determinada rede social que apenas informava endereço, telefone e horários de funcionamento.
A outra ostentava um site que, além de apresentar horários e estilos, direcionava o visitante para uma página com textos bacanas e dicas sobre como iniciar no mundo da dança. Esses conteúdos abordavam quais os benefícios para o corpo, como escolher o ritmo ideal e até continham videoaulas para iniciantes.
Quanto mais Joana acessava os materiais, mais despertava o desejo de ser uma dançarina e, logo, a vontade de dançar começou a ser maior do que os receios. A partir desse momento, ela passou a ser um lead qualificado, ou seja, um potencial cliente com real intenção de compra.
Em qual das academias você acha que Joana depositou mais confiança? Isso acontece porque uma delas forneceu todas as informações que a nossa personagem fictícia precisava para tomar uma decisão. Em outras palavras, as estratégias de marketing digital transformaram a Joana (lead) em um lead qualificado.
Como o marketing ajuda a gerar lead qualificado?
Como foi possível conferir na história acima, as estratégias de marketing ajudaram a gerar lead qualificado. Foi possível acompanhar o cliente em todos os estágios de compra, que são: descoberta de um problema, busca por formas para resolvê-lo e por fim, ação para solucionar a situação.
Nesses três estágios, a sua empresa precisa estar com o cliente. Vamos ver a seguir como a academia colocou isso em prática com Joana:
- 1º estágio: disponibilizou artigos sobre como iniciar no mundo da dança; como conciliar trabalho e qualidade de vida; quais os benefícios para o corpo;
- 2º estágio: videoaulas para iniciantes; e-books sobre a importância da dança para o nosso bem estar;
- 3º estágio: cases de sucesso de alunos; agendamento de aula experimental.
Em todos eles, a produção de conteúdo foi indispensável para que a companhia conseguisse conduzir a cliente do primeiro até o último estágio, gerando um lead qualificado.
É importante ressaltar que, mesmo após conseguir transformar o lead qualificado em venda, é necessário que a corporação continue disponibilizando conteúdos adequados para o cliente. O objetivo deve ser a busca pelo encantamento e a consequente divulgação boca a boca do seu produto.
Para que tudo ocorra como o esperado, não deixe de investir em profissionais qualificados na área do marketing digital. Eles saberão como montar a estratégia ideal para a sua empresa!
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