5 ferramentas de Marketing Digital para empresas
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23 de outubro de 2017Possuir presença digital não é mais uma opção para empresas que desejam atrair novos clientes, e sim uma obrigação. Com as estratégias de marketing digital, negócios de todos os tamanhos buscam aumentar a visibilidade na web, marcando presença ativa em redes sociais, plataformas de vídeos e, claro, nos motores de busca.
Mas não basta estar presente: é preciso contar com uma estratégia digital para construir autoridade no mercado. Atualmente milhares de brasileiros buscam na web soluções para seus problemas. Dessa maneira, a empresa que não tiver autoridade no seu segmento certamente deixará de fazer negócios.
A boa notícia é que é possível reverter essa situação mesmo que sua empresa não possua nenhuma presença online. Será necessário criar um planejamento para definir quais vão ser os canais utilizados para atingir esse objetivo.
No post de hoje, você vai saber mais sobre a relevância da presença digital para sua empresa e acompanhar algumas dicas para crescer e aparecer no mundo online. Para ajudá-lo nesse caminho, também separamos 5 estratégias digitais práticas que poderão ser implementadas por seu negócio para aumentar a presença digital na sua área de atuação.
A importância da presença digital para empresas
Uma empresa que não pode ser encontrada nas redes sociais, hoje em dia, está deixando de ganhar dinheiro. A regra é simples: as organizações que atuam nesses meios conseguem gerar mais visibilidade para seus produtos e serviços.
Contudo, não basta criar uma página no Facebook e rodar uma campanha no AdWords para magicamente aumentar a visibilidade de sua empresa.
É muito importante construir um planejamento cuidadoso, com estratégias baseadas nos principais canais de comunicação online, para atingir os objetivos esperados.
Os primeiros passos para aumentar a presença digital
1. Conheça o seu público-alvo
Conhecer a fundo o público de sua empresa é o primeiro passo para aumentar a presença digital. De nada adiantar conseguir uma página com milhares de curtidores se mais da metade não é qualificada. É preciso atingir justamente as pessoas com o perfil de “clientes em potencial” para que as estratégias gerem resultados.
A melhor maneira de conhecer o seu público-alvo, além da pesquisa de mercado, é a partir da construção de personas. Uma persona é um exemplo fictício de como seria o cliente ideal da sua empresa — e você pode construir quantas forem necessárias.
Dessa maneira, será possível conhecer melhor o seu publico e desenhar estratégias que tenham mais a ver com seus gostos, interesses e necessidades.
2. Defina sua estratégia
Depois de conhecer o seu público, chegou o momento de definir suas estratégias para aumentar a presença digital. Possuir um site, um blog e estar presente em, pelo menos, uma rede social será essencial para se comunicar com sua persona.
O site será utilizado para apresentar a empresa e os produtos oferecidos. O blog poderá ser utilizado para atrair leads pelos mecanismos de busca (como o Google) de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por links patrocinados.
Por fim, as redes sociais deverão ser utilizadas para se aproximar de seus clientes, respondendo suas dúvidas e compartilhando conteúdos relevantes a seus interesses e necessidades. Mas fique atento: o importante é estar presente nas redes sociais que são de fato utilizadas por seu público-alvo e ser recorrente, estando sempre ativo.
3. Crie um planejamento e coloque-o em prática
Após definir o seu público e as estratégias que serão utilizadas, chegou a hora de criar um planejamento eficiente. Defina os canais que serão utilizados, mostrando como serão aplicados nas estratégias, em quais dias e horários serão feitas as postagens e quanto de investimento será necessário para atingir os objetivos.
Depois de acertar o planejamento, chegou a hora de colocá-lo em prática. Não se esqueça de criar indicativos que possam ser usados para mensurar os resultados de suas estratégias.
Ao implementar essas estratégias para aumentar a presença digital, sua empresa ganhará mais força no mercado, fortalecendo sua competitividade. Para que isso aconteça, será necessário seguir o planejamento e definir assertivamente as melhores estratégias para os objetivos do negócio.
Certamente essas abordagens atrairão mais clientes para a empresa e, dessa maneira, será visível uma melhora nos resultados a partir do crescimento de sua presença digital.
5 estratégias para aumentar sua presença digital
1. Construa um blog
Por meio de um blog é possível criar conteúdo relevante para o seu público-alvo, respondendo suas principais dúvidas em relação aos produtos/serviços oferecidos pela empresa. Assim, a organização poderá criar a sua autoridade, se firmando como um especialista nos assuntos relacionados à sua área de atuação.
Ao acompanhar o blog da sua empresa o visitante certamente pensará que aquele conteúdo foi escrito por um especialista no assunto — principalmente se o conteúdo for de qualidade. Dessa maneira, além de conquistar um cliente, as chances desses artigos serem compartilhados são bem altas.
2. Participe ativamente nas redes sociais
Não basta apenas postar uma vez por semana! Para construir autoridade é necessário participar ativamente das redes sociais — principalmente respondendo questões e comentários negativos em relação à marca, ao serviço ou ao produto oferecido.
A ideia é ser profissional e mostrar para o seu público que a empresa se importa com todas as opiniões.
Dessa maneira é possível aumentar o engajamento dos curtidores/fãs com as postagens da página do seu negócio, fazendo com que sua marca ganhe mais visibilidade e, assim, autoridade no seu nicho.
3. Faça link building
A prática de troca de links é uma das melhores formas de construir autoridade para um website de sucesso. Isso porque o Google considera a indicação por meio de hiperlinks uma das melhores maneiras de conquistar autoridade.
Atualmente a melhor maneira de fazer link building de forma “saudável” é por meio de guest posts. Porém, você poderá definir quais serão as melhores estratégias para sua empresa conseguir links de forma natural de blogs e sites do mesmo nicho de mercado.
4. Trabalhe no SEO dos seus projetos
Para melhorar o posicionamento do site, do blog ou da loja virtual é necessário melhorar as práticas de Search Engine Optimization (SEO) dos seus projetos online.
Ao implementar algumas estratégias e ferramentas o site da sua empresa poderá atingir os primeiros resultados do Google, gerando resultados e construindo autoridade por meio do tráfego orgânico.
5. Invista em um design profissional
O design do site da sua empresa será essencial para chamar atenção e construir uma relação com seus clientes. É preciso ir além do conteúdo de qualidade!
Contar com um design profissional, levando em conta a navegabilidade e a experiência do usuário é outra estratégia digital essencial para aumentar a visibilidade e, assim, autoridade do negócio.
Com essas 5 dicas é possível construir uma estratégia digital capaz de aumentar a visibilidade e a autoridade da sua empresa no mercado, atraindo mais clientes e conquistando resultados para a organização.
O que você achou dessas estratégias digitais para aumentar a autoridade? Boas? Então compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também dominem o assunto!
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