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12 de junho de 2018Com a ampliação do uso de recursos tecnológicos na gestão de negócios, diversas ferramentas se tornaram populares no ambiente empresarial. Uma das principais é o ERP ou Enterprise Resource Planning.
Trata-se de um sistema que causa grande impacto na estrutura organizacional, independentemente do porte ou do segmento em que seja aplicado. Apesar disso, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o papel prático desse software para o alcance de resultados.
Sendo assim, discutiremos hoje como ele pode ajudar sua empresa a ser melhor gerida a partir do alinhamento de suas funcionalidades com as estratégias de marketing.
Qual a Importância do ERP?
O ERP, basicamente, consiste em uma representação digital das informações que compõem as operações do seu negócio. Ele alinha elementos essenciais à administração empresarial, como controle financeiro, controle de estoque e controle de vendas, permitindo uma gestão integrada das atividades.
Isso cria uma fonte de dados altamente confiável, ágil e de fácil acesso, permitindo uma tomada de decisões consistente, abrangente e baseada em critérios objetivos.
Além disso, a ferramenta possibilita um controle detalhado dos processos, por meio de automações e da geração de indicadores e painéis gerenciais que ajudam a aferir a saúde do negócio.
As Estratégias de Marketing e os Recursos Tecnológicos
Agora que já entendemos o conceito de ERP é hora de mostrar como ele pode suportar as estratégias de marketing da sua empresa. Para tanto, é importante perceber que esse foi um dos campos do conhecimento mais afetado pelo uso dos recursos tecnológicos nos últimos anos.
Graças à natureza da própria atividade, que envolve a urgência de chamar a atenção do público consumidor e rapidamente convertê-la em vendas, o marketing tem se munido de diversos recursos para ampliar a influência organizacional e escalar negócios.
Desse processo surgiu o marketing digital, que é inerente à maior parte dos negócios da atualidade e que apresenta diversas possibilidades de interface com o uso de ferramentas tecnológicas.
Vejamos algumas das possibilidades de exploração do ERP em estratégias de marketing tradicional e digital.
Gestão do Cadastro de Clientes
Um dos aspectos mais críticos nas iniciativas de marketing se refere ao contato e administração de seus clientes. Acessar e gerir as informações de cada um deles é essencial para alcançar os resultados que se espera.
Uma das funcionalidades do ERP que pode proporcionar grande apoio a isso é a gestão de cadastros. Ela permite gravar e controlar dados específicos e ainda emitir relatórios que possibilitam visões agregadas e analíticas da base.
Sendo assim, torna-se muito mais simples inserir, analisar, extrair e controlar informações de seus clientes.
Controle Integrado dos Recursos Institucionais
Outro fator chave para o sucesso do uso do ERP em sua estratégia de marketing está na gestão integrada dos recursos produtivos. Naturalmente, qualquer campanha que você decida realizar provocará reflexos em toda a estrutura organizacional.
Um processo de marketing bem realizado intensifica as vendas, afetando naturalmente seu estoque e levando a reflexos em suas finanças.
Já imaginou controlar tudo isso de maneira independente? Uma organização só alcança bons resultados quando possui sinergia. Sendo assim, é essencial que sua gestão seja capaz de se basear em uma visão abrangente dos seus processos.
A partir daí sua estratégia de marketing não estará mais focada apenas em alcançar um maior número de vendas, mas em se alinhar com todo o contexto do negócio.
Gestão Baseada em Métricas
Nossa última dica para que você alinhe sua estratégia de marketing com o ERP é a tomada das decisões de negócio baseada em métricas. O sistema possibilita que você produza uma série de informações, no formato de gráficos, indicadores e dashboards, que possibilitem melhores decisões sobre as abordagens ideais.
Você passa a conhecer melhor seu público e a ter uma visão mais estruturada do comportamento dele frente a cada campanha e ação tomada por sua organização. Gradativamente você aumenta a qualidade de suas entregas ao “ouvir” o que seu público tem a dizer.
O marketing passa então a contar com um fator de grande objetividade, permitindo ações mais assertivas e alinhadas com as expectativas do seu público consumidor.
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