Saiba como entender a jornada de compra do cliente
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22 de março de 2018O contato das pessoas com a internet passou a ficar bastante fragmentado com a popularização dos smartphones. A qualquer momento do dia, podem decidir por determinado produto e iniciar um processo de compra. Também podem usar o celular para reunir as informações que precisam sobre ele.
Essa nova realidade exige estratégias mais robustas por parte das empresas. Você sabe o que são micro momentos? São esses pequenos contatos do público com as marcas que podem gerar conversões e devem ser previstas nas campanhas conduzidas por elas.
Com a evolução da tecnologia e novos hábitos adotados pelos consumidores, as ações de marketing precisaram se adaptar para aproveitar essa nova realidade. Fechar os olhos para esses movimentos pode ser prejudicial para os seus resultados.
Neste post apresentamos em detalhes esse conceito e como você pode utilizá-lo na jornada de compra do cliente.
O que são micro momentos?
Trata-se de um termo criado pelo Google para se referir a pequenas fatias de tempo em que o público toma decisões em relação a determinado produto ou serviço utilizando o smartphone.
Em termos práticos, um micro momento consiste em uma pessoa que vê um amigo com um item que achou interessante e, na mesma hora, decide procurar pelo produto nas lojas online pelo celular.
Antes da popularização do smartphone e da internet móvel, tal cenário seria impossível. Pode ser que a pessoa em questão até se esquecesse do produto quando chegasse em casa e pudesse usar o computador.
Dessa forma, são criadas novas oportunidades de vendas para as empresas graças a esse sistema.
Como utilizar os micro momentos na jornada de compra do cliente?
Saber o que são micro momentos é apenas o começo. Você precisa contar com meios para prever essa nova realidade na jornada de compra do cliente da sua empresa. Afinal, somente assim poderá aproveitar as novas oportunidades trazidas por esse conceito.
Veja a seguir de que forma usar os micro momentos na jornada de compra do seu cliente:
Conheça o seu público
Nenhuma estratégia de marketing tem sucesso sem que exista um conhecimento aprofundado sobre o perfil do cliente.
É necessário entender as motivações, desejos e necessidades dessas pessoas para que seja possível criar campanhas que realmente consigam impactá-las. Isso será valioso para compreender como ocorrem seus micro momentos e considerar todos os cenários envolvidos.
Mapeie as ações do público
Para identificar micro momentos, você precisa aproveitar o conhecimento que possui sobre o perfil do seu público e imaginar os vários meios que podem levá-lo até sua empresa.
Para cada um desses caminhos, você deve ter ações planejadas para conduzi-los até as suas ofertas. Crie um mapa de tudo isso para ajudar em seu planejamento.
Crie landing pages
Quando o seu potencial cliente está buscando determinada solução, o caminho que percorre até ela deve ser o mais simples e direto possível.
Contar com landing pages com foco único é uma ótima forma de facilitar esse aspecto, além de permitir que você monitore seus resultados de perto. Para aproveitar micro momentos, basta ter landing pages focadas neles.
Analise seus resultados
A melhor maneira de ter certeza de que você identificou os micro momentos corretos e está conseguindo aproveitá-los é medindo seus resultados. Fique de olho nas métricas de conversão da sua empresa, com atenção especial àquelas originadas de buscas que se enquadram nesse critério.
Caso perceba que os indicadores não estão conforme deveriam, vale a pena rever a estratégia.
Agora que você já sabe o que são micro momentos e de que modo eles podem ajudar nas suas campanhas, está na hora de rever os seus processos e incluir essa ideia em seu planejamento. Será possível aproveitar retornos ainda melhores, já que você criará novas possíveis vias de negócios junto aos seus potenciais clientes. Vamos começar?
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