Métricas Financeiras: Em quais delas ficar de olho?
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20 de maio de 2018Muitos empresários sabem da importância em investir nas estratégias de divulgação da marca, mas têm dúvidas quanto ao orçamento de marketing, o valor que deve ser aplicado para que bons resultados sejam alcançados. Essa questão realmente é importante, ainda mais no caso de empresas de pequeno porte.
Porém, uma coisa que deve ficar bem clara é que o marketing não se trata de um gasto, mas, sim, um investimento. As ações podem trazer novos consumidores para a empresa, além de estreitar os relacionamentos com aqueles que já são clientes, gerando novas e recorrentes compras. Então, mostraremos neste artigo o que você deve analisar para definir o quanto precisa investir para alavancar as suas vendas. Confira!
Por que é importante definir um orçamento de marketing?
Se você tem um negócio e quer alcançar bons resultados, precisa ter qualidade no seu produto ou serviço, além de se mostrar no mercado como uma boa opção. Essa apresentação é um trabalho da equipe de marketing, que desenvolve as oportunidades de negócio.
Um grande erro cometido por alguns empreendedores é tratar o orçamento de marketing como um gasto. Você deve ter em mente que sua empresa precisa atrair os possíveis consumidores, gerando valor e destacando a identidade da marca. Sem isso, certamente a sua concorrência prevalecerá!
Então, sabendo que você precisa investir nas estratégias, a pergunta que fica é: quanto? É importante definir um valor para que suas campanhas não sejam interrompidas no meio do caminho ou que essa verba comprometa a saúde financeira do seu negócio.
Mesmo sem ter um budget alto para aplicar, é totalmente possível alcançar ótimos resultados. O marketing digital, por exemplo, apresenta ótimas oportunidades, com valores que cabem no orçamento de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
O que analisar para definir o orçamento?
Gastos da empresa
O primeiro passo é fazer um levantamento dos gastos totais da empresa. Esse trabalho deve ser feito constantemente, sempre mantendo um bom controle financeiro e evitando gastos desnecessários. Fazendo essa análise, verifique se há algum valor que está sendo aplicado sem um bom retorno e que poderia ser direcionado para uma campanha nas redes sociais, Google Adwords ou outro canal de mídia.
Metas para o ano
Outro ponto a se analisar é a definição de metas da empresa, preferencialmente anual. Isso porque é fundamental definir os objetivos que se quer alcançar para entender a estrutura necessária para isso. Não adianta querer duplicar ou triplicar o faturamento da organização se nada for feito para isso em termos de investimento, certo?
Canais de comunicação utilizados
Analise também quais são os canais de comunicação que serão utilizados para as campanhas de marketing. Como já dissemos, as redes sociais e o Google Adwords são boas alternativas, mas você também pode planejar campanhas de vídeos, geração de conteúdo em um blog, envio de e-mail marketing, entre outras.
Em algumas estratégias, como a mídia de performance, o anunciante só paga quando o resultado é alcançado. Essa é uma ótima opção, pois não compromete a saúde financeira da empresa.
Objetivo da campanha
Por fim, defina o objetivo da campanha de marketing, entenda que isso é diferente das metas que você traçou anteriormente. Aqui, cada campanha pode ter um objetivo, seja atrair novas pessoas ao site, gerar vendas diretas, aumentar o conhecimento da marca etc.
Então, como vimos em nosso artigo, definir o orçamento de marketing é algo muito importante para alcançar bons resultados. Mesmo empresas que têm budgets limitados podem criar ações interessantes e aumentar as vendas.
Não há um valor exato que você deve aplicar, como uma regra, mas o interessante é analisar a sua empresa e os pontos que listamos. Lembre-se de estabelecer indicadores de desempenho das campanhas para avaliar os resultados e sempre busque otimizar seus investimentos.
Ficou alguma dúvida quanto ao orçamento de marketing?
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