Golden Circle: Descubra o que é e como aplicar para dar propósito à sua empresa
20 de junho de 20164 Ferramentas de Marketing Digital essenciais para o sucesso do seu negócio
22 de junho de 2016De acordo com o neuromarketing, um dos segredos para conquistar um bom número de vendas é mostrar ao consumidor o produto ou serviço sendo utilizado por outra pessoa. Isso é a prova social !
“Se todo mundo está fazendo isso, então isso deve ser bom”
O ser humano é por natureza gregário e precisa de uma sensação de “pertencimento”. As pessoas querem se sentir dentro de um grupo maior. A “prova social” dá esse grupo para elas. Quanto mais gente comprou um determinado produto, menor é o medo de comprá-lo.
O raciocínio é “tantas pessoas assim não podem estar erradas” ou ainda “se eu errar, eu não erro sozinho”.
O Wikipedia define prova social como:
… Um fenômeno psicológico em que as pessoas assumem as ações dos outros, na tentativa de refletir o comportamento correto para uma determinada situação. Este efeito é importante em situações sociais ambíguas, onde as pessoas não são capazes de determinar o modo apropriado de comportamento, e é impulsionado pela suposição de que as pessoas ao redor possuem mais conhecimento sobre a situação”.
Cavett Robert, consultor de vendas e motivação disse que:
“Como 95% das pessoas são imitadoras, e apenas 5% são iniciadoras, elas são convencidas mais pelas ações dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer”
Dentro desse contexto, a reunião de depoimentos e testemunhos é quase infalível, pois alia outra grande arma persuasiva: a autoridade. Se as pessoas veem e ouvem outras falando bem de você, não duvidarão que você realmente é um especialista na área e desejarão fazer parte do seu time de clientes bem sucedidos.
É parecido com os risos e palmas programados em programas de auditório. As pessoas são estimuladas a interagir com o apresentador através da gravação. Mesmo que você ache ridículas e de má qualidade aquelas risadinhas, elas funcionam…
3 Fatores Determinantes Para a Influência da Prova Social:
#1. Escala – O número de pessoas que executam o comportamento.
#2. Similaridade – Quando percebemos outras pessoas uma similaridade com nós mesmos.
#3. Ambiguidade – O nível de experiência ou dificuldade apresentada pela decisão ou ambiente.
A Essência da Prova Social
No livro ‘Marketing Digital 3.0’, Philip Kotler deixa claro que para se fazer marketing hoje em dia é preciso desenvolver um relacionamento de confiança entre as partes. Ou seja, empresa e cliente devem ser beneficiados.
Nesse sentido, não basta ter bons produtos e atender bem. Deve-se criar um ambiente onde seus clientes sintam-se completamente satisfeitos. Isso só é possível quando se entende que os consumidores atuais levam em conta o fator emocional, deixando o racional praticamente de lado, e fazendo valer o conceito de comprar com…
Coração, mente e espírito.
As empresas que conseguem conquistar seus clientes através desses aspectos, terão grandes chances de fazer a diferença no mercado. O Inbound Marketing está aí para provar isso. Mas esse é assunto para outro momento.
Então, a essência deixar seus clientes extremamente felizes com sua marca, para aí sim, solicitarem testemunhos e depoimentos. Após isso, um ciclo é iniciado, pois uma vez que hajam pessoas felizes, outras desejarão ser também.
Benefícios da Prova Social
Depois de descobrir do que se trata a prova social, certamente você já tem uma noção dos benefícios que ela pode trazer ao seu negócio, mas preciso lhe mostrar mais a fundo quais são eles. Vamos lá?
- Mais Autoridade: Quando você utiliza a prova social em seu negócio, você está utilizando uma espécie de garantia para novos consumidores provinda de outros consumidores reais. Isso acaba aumentando a confiança dos potenciais compradores, despertando um gatilho quase que instantaneamente ligado a credibilidade, transformando sua empresa, site, loja virtual, etc., um local de autoridade máxima no nicho em que atua. Quanto mais opiniões e discursos positivos, maior será o deu poder no setor.
- Maior Transparência: Quando você disponibiliza um espaço para a geração de uma prova social, como por exemplo, um Box de comentários, você demonstra ao seu consumidor e potencial consumidor que você não tem nada a esconder, que não tem medo da opinião deles, pois confia em seu produto/serviço e sabe que os relatos serão positivos e caso sejam negativos, você está pronto para atendê-los. Nessa situação, todos os potenciais clientes sentem que você age com transparência, desencadeando uma série de benefícios a sua marca.
- Mais Aceitação: Quanto mais provas sociais positivas, melhor será a taxa de aceitação do que você oferece e consequentemente mais fácil de gerar conversões. Como eu já lhe disse as maiorias dos consumidores, estão propensos a agir de maneira semelhante a quem já tem experiência com o produto/serviço de interesse.
- Melhor Avaliação: Esse benefício segue a mesma regra do anterior, quanto mais você conseguir ter interações voluntárias sobre os benefícios do consumo do que você oferece, mais alto chegará as avaliações do seu negócio.
- Mais Conversões: Você tem boa aceitação, tem avaliações de qualidade, age com transparência, se posicionou com autoridade. Obvio! Não tinha como ser diferente. As suas conversões vão dar um salto inevitavelmente.
- Referência: Esses benefícios ocorrem como um start de ações combinadas e mais ou menos nessa ordem como está descrito aqui, a próxima fase será tornar-se referência absoluta, sem concorrente à altura.
- Crescimento: Nesse momento o que virá a sua frente será o crescimento sem precedentes. Mais autoridade, transparência, aceitação, avaliação, mais conversões, maior status de referência e “boom”, CRESCIMENTO!
Como Usar a Prova Social em Seu Site
- Comentários: Os comentários é umas das provas sociais mais utilizadas. São aqueles comentários nos sites, geralmente abaixo de um artigo ou da página do produto em específico. Se esse é o modelo que se adéqua ao seu negócio, basta habilitar a função comentários em seu site/blog e começar incentivar a interação dos seus usuários.
- Depoimentos de Clientes Satisfeitos: Esse modelo de prova social é muito utilizado em negócios que trabalham com serviços, mas pode ser utilizado em sites institucionais ou lojas virtuais de produtos. Esses depoimentos podem ser feitos pelos comentários ou expostos em uma página direcionada para isso, você deve decidir o que faz mais o seu estilo.
- Quadro de Avaliação: Esse quadro de avaliação é aquele que encontramos quase sempre em lojas virtuais, onde podemos colocar os prós, contras, se você indicaria ou não. Tem aqueles que você encontra mais opções dentre os pontos a serem avaliados, como qualidade do produto, tipo de ocasião para utilizá-lo, durabilidade, beleza, e etc. Veja se esse modelo cabe ao seu negócio. Para aplicá-lo é necessária uma programação diferenciada em seu site ou ferramentas que fazem esse tipo de quadro.
- Números de Visitantes: Essa prova social é aquela que você consegue visualizar a quantidade de visitantes o site já obteve e têm outros que ainda acrescentam a quantidade de usuários online. Isso dá a sensação de que você não está em um ambiente largado, que existem outras pessoas interessadas. Esse tipo de prova social é muito utilizada por sites de viagens e de pacotes promocionais, dando a sensação ao usuário de que se ele não consumir rapidamente o que ele tem interesse, outras pessoas podem consumir e acabar a oportunidade. Para utilizar, você precisa fazer uso de ferramentas externas ou programação no site.
- Número de Seguidores: Esse tipo de recurso é muito utilizado em quase todos os tipos de negócios, consiste naquele quadrinho das redes sociais. Sabe? Que indica a quantidade de seguidores, curtidas e tudo mais. Para utilizar, basta que você acrescente gadgets das redes sociais, existem diversas ferramentas que lhe ajudam nessa tarefa.
- Opinião de Referências de Peso: Essa é uma variação de prova social que muitos desejam, mas poucos possuem. Consiste naquela opinião de peso, ou seja, opinião de alguma referência muito conhecida no mercado em que você atua. Em caso de produtos, pode ser a opinião de um famoso. Funciona de forma parecida como a de um guest post.
Para ter esse tipo de prova social de forma mais fácil, você pode fazer parcerias com alguém que você julga um forte nome em seu mercado ou ainda, pagar para que alguém de nome indique seu produto. Caso você queira que aconteça naturalmente, você deve fazer tudo que pode para ser, realmente, uma autoridade.
Antes de finalizar, preciso lhe dizer que a prova social, realmente, traz muitos benefícios e possibilidade de crescimento imensurável, mas é necessário que sua utilização seja bem feita. Isso quer dizer que você deve utilizá-la de modo natural, sem que fique parecendo opiniões plantadas para convencer o seu público alvo.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!