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11 de outubro de 2023
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13 de novembro de 2023A Black Friday é um evento que oferece oportunidades únicas para as marcas aumentarem suas vendas e conquistarem a atenção dos consumidores em busca de descontos. Para aproveitar ao máximo a ocasião, é fundamental que as empresas façam o planejamento de marketing e potencializem as buscas digitais através de um conjunto de estratégias.
Tão importante quanto o preparo de pessoal capacitado e reposição de estoque, os mecanismos de busca tornam-se pontos fundamentais para os negócios. Por isso, a preparação para utilização de estratégias SEO é um passo essencial para marcas que desejam maior destaque na Black Friday.
Como e quando é a Black Friday no Brasil
Originada nos Estados Unidos, no final do século XX, a Black Friday ocorre um dia após o feriado de Ação de Graças, na última sexta-feira de novembro. Apesar de ter suas raízes no feriado norte-americano, a data também marca o início da temporada de compras de Natal no país.
Conhecida pelos descontos atrativos, a ocasião se popularizou no Brasil a partir de 2012. Devido ao sucesso, a Black Friday foi mantida, e em 2020 registrou um volume total de vendas superior a R$ 5,1 bilhões, conforme dados da Neotrust.
No Brasil, a data é tradicionalmente celebrada na última sexta-feira de novembro. Em 2023, a Black Friday está programada para ocorrer no dia 24.
Importância de planejar a Black Friday
De acordo com pesquisa realizada pelo UOL, aproximadamente 92% dos consumidores buscam e comparam preços antes da Black Friday. Dentro desse número, cerca de 57% antecipam as pesquisas em dois ou três meses.
Para 2023, a expectativa entre especialistas é positiva. Pesquisa realizada pelo Google aponta que 67% dos brasileiros estão dispostos a realizar compras nesse período. O levantamento aponta ainda que os consumidores consultam antecipadamente, em média, seis canais antes de concluir a compra.
Com base nos dados, ao considerar o interesse prévio dos consumidores nessa data, é fundamental que as marcas planejem e desenvolvam estratégias para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca e converter o público no momento da compra. Com ênfase nesse tipo de preparação e implementação de táticas, a aplicação antecipada de técnicas de SEO na Black Friday se torna crucial para o sucesso das marcas.
O que é SEO e quais as vantagens ao aplicar no negócio
Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), ou SEO, é um conjunto de estratégias dedicadas a aumentar a visibilidade em mecanismos online de buscas. Com o intuito de melhorar a posição e atrair tráfego orgânico, essas técnicas atraem maior quantidade de público direcionado, possibilitando aumento das vendas.
Ao preparar o site com a aplicação do SEO antecipadamente, a marca permite que os mecanismos de busca apresentem o site nos primeiros resultados. Além disso, a possibilidade de gerar tráfego orgânico diminui a necessidade da plataforma de investir na publicidade paga.
A otimização para SEO também aumenta a credibilidade dos consumidores no negócio através de conteúdo personalizado. Já a possibilidade da segmentação do público-alvo permite que a taxa de conversão em vendas atinja resultados positivos.
Estratégias de SEO para a Black Friday
O conjunto de estratégias de SEO requer planejamento antecipado e uma aplicação de longo prazo. Portanto, quanto mais cedo a marca iniciar a implementação dessas estratégias, mais eficazes serão os resultados alcançados para a Black Friday e também será mais fácil adaptar-se a outras datas sazonais.
Revisando os conteúdos do site
O ponto inicial na implementação das estratégias de SEO envolve a identificação e correção de eventuais falhas e o aprimoramento na plataforma. Um site bem estruturado, de carregamento rápido, promove uma melhora no desempenho e na retenção de clientes. Além disso, é fundamental conferir as URLs que estejam quebradas ou desatualizadas, além de assegurar a exclusão de páginas desnecessárias ou com conteúdo duplicado.
Investir em um site voltado a dispositivos mobile pode fazer a diferença para o consumidor final. De acordo com levantamento realizado pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box, cerca de 84% dos entrevistados afirmaram concluir compras através de seus smartphones. Nesse cenário, é essencial fazer a adaptação do site, a fim de garantir uma experiência positiva em todos os canais de acesso.
Definir palavras estratégicas
Aplicar palavras-chave relevantes à marca e à Black Friday é fundamental para garantir maior visibilidade ao site. A definição dos termos irá depender do tipo de negócio, assim como dos produtos a serem ofertados. Além de impulsionar os resultados de busca, esse tipo de palavra-chave atrai um público mais específico, aumentando as chances de conversão em vendas.
Estratégias através de conteúdo otimizado
Ao considerar os termos de buscas, é crucial a preocupação com a criação de conteúdo relevante utilizando palavras-chave e termos direcionados à marca. Esse tipo de produção otimizada para SEO possibilita que o cliente tenha acesso a materiais informativos, além de ser direcionado ao site da marca através da jornada de compra.
Páginas específicas para Black Friday
Criar páginas exclusivas para a data, com banners de destaque com promoções ou contagem regressiva, possibilita melhor visualização, além de potencializar o uso de palavras-chave. A fim de manter o interesse e gerar conversão, a marca pode optar por disponibilizar o cadastro dos usuários para envio de ofertas, cupons de desconto e maiores informações sobre os produtos.
Títulos e informações específicas para Black Friday
Assim como a criação de páginas de promoções, os títulos e a descrição dos produtos podem ser alterados para facilitar a busca e o interesse do usuário. Descrever as características do produto e incluir palavras-chave, como valor do desconto, condições de pagamento, entre outras, geram interesse do consumidor.
Vale lembrar que diferentes segmentos de negócio estão aptos a aplicar as estratégias de SEO para alavancar as buscas na Black Friday. Ao aplicar as técnicas, é possível que o consumidor encontre resultados mais relevantes a seu interesse nas plataformas de busca, como, por exemplo, floricultura perto de mim, com descontos próprios da ocasião.
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