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2 de dezembro de 2018Quem é proprietário de um negócio sabe muito bem que o cliente é parte essencial para o sucesso, e deixá-lo satisfeito é fundamental para alcançar esse objetivo. Além disso, é muito importante acompanhar onde eles estão — a maioria pode ser encontrada na internet, e por isso, um bom atendimento nas redes sociais pode ser determinante.
Aliás, atender bem, independentemente do local, faz com que o comprador se sinta confortável. Porém, uma pesquisa feita pela CRM123 mostrou que o atendimento é um diferencial na hora das compras online, onde 85% dos brasileiros estariam dispostos a pagar mais quando se sentirem bem recepcionados.
Como podemos ver, a ação impacta diretamente nas vendas e no desenvolvimento com os clientes. Quer saber mais sobre a importância do atendimento nas redes sociais para o seu negócio? Então você está no lugar certo, pois, falaremos como você deve fazer isso e quais suas vantagens.
As vantagens do atendimento nas redes sociais
As redes sociais se tornaram importantes para os negócios. Por meio delas é possível expor a marca, engajar o público e, além disso, manter um bom relacionamento com os clientes. As pessoas se sentem mais à vontade para interagir, comprar e mantêm uma relação mais próxima com as empresas. Por isso, é essencial investir em uma boa estrutura de atendimento nessas ferramentas — veja outras vantagens a seguir.
Dá velocidade no atendimento
Quando se tem um problema ou dúvida, é quase certo que você precise de agilidade para solucionar. Sendo assim, a importância das mídias sociais fica clara quando permite o atendimento na hora que o cliente precisa. No entanto, vale ressaltar que é preciso investir em qualificação da equipe para que isso seja feito com eficiência.
Tem métricas claras
Outra vantagem é que você tem à disposição dados para avaliar a sua performance. Com os números é possível verificar os atendimentos, o tempo médio de espera e a forma de resolução. Desse modo, fica mais fácil para analisar o que está bom ou, até mesmo, o que precisa ser melhorado.
Amplia o marketing de relacionamento
Essa é uma tendência forte do momento. Seu objetivo é oferecer boas experiências para o cliente em todas as frentes, especialmente no atendimento. Claro que, para isso, é essencial conhecer as expectativas dos consumidores e oferecer soluções baseadas nesse estudo.
As boas práticas para um bom atendimento
Agora que você conhece as vantagens de praticar um bom atendimento nas redes sociais, é importante saber como fazer. Sendo assim, separamos 4 dicas de boas práticas que, com certeza, farão o relacionamento marca-público melhorar e, consequentemente, alavancará suas vendas.
1. Escolha a rede social adequada
Descobrir onde seu público está é um passo fundamental para o desenvolvimento do atendimento. Para isso, é preciso que você conheça o perfil do seu cliente, identificando seus hábitos com as mídias sociais, suas preferências e outras informações relevantes.
2. Seja veloz nas respostas
Uma das vantagens das redes sociais é que você pode ser rápido no atendimento ao cliente. Por isso, evite deixá-lo esperando para tirar uma dúvida ou comprar algo, e esteja sempre disponível para resolver a situação o mais rápido que puder.
3. Personalize seu atendimento
Não é ótimo quando o público reconhece sua marca rapidamente? No atendimento nas redes sociais isso não é diferente. Portanto, personalize o seu atendimento, criando respostas padrões ou usando uma linguagem adequada ao seu perfil de cliente. Assim, com certeza a experiência será muito favorável para ele, o que poderá ser convertido em mais vendas.
4. Mantenha a cordialidade
Mesmo que façam críticas ou reclamações, mantenha um tom cordial com o usuário. Mostre sempre disponibilidade para resolver o problema e nunca deixe de responde-lo. Apresente argumentos e explicações claras e não perca o profissionalismo, mesmo que sejam usadas palavras de calão por parte do consumidor.
O atendimento nas redes sociais tem muitas vantagens, como proporcionar velocidade, dar a chance de acompanhamento de resultados e de praticar o marketing de relacionamento. Basta você seguir as boas práticas e melhorar a cada dia a experiência do consumidor com a sua marca que as vendas aumentarão.
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