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12 de outubro de 2022Conseguir escalar as vendas de um negócio é um processo que precisa de muito cuidado e atenção, já estamos falando de uma área extremamente importante para todo e qualquer tipo de empresa.
A área comercial de uma empresa é responsável não apenas por trazer mais faturamento para a marca, mas por provar ao cliente que a sua compra está sendo uma ótima decisão e que trará ótimos benefícios ao consumidor.
Esses profissionais precisam fazer com que os clientes vejam que não estão comprando apenas um produto ou serviço, mas adquirindo algo que pode mudar por completo suas vidas, e fazer isso é um grande desafio.
Por isso, muitos empreendedores estão investindo cada vez mais em conceitos inovadores do mercado para melhorar a quantidade e a qualidade do processo de vendas de suas empresas, e um deles é a escalabilidade.
Você, provavelmente, já deve ter recebido alguma indicação de amigo ou familiar falando sobre uma marca que faz o melhor produto ou serviço, seja a melhor empresa de limpeza condomínio ou a melhor marca de produtos de beleza.
Essa é uma boa e velha estratégia para atrair mais clientes para uma marca e a prova viva de um processo escalável de vendas, onde a empresa em si não precisa de muito esforço para atrair novos clientes.
Mas é claro que, como costumam dizer, nada cai do céu e muito menos de graça, para que uma marca aumente as suas vendas e melhore os seus processos, é necessário muito esforço e conhecimento.
Entretanto, vivemos em uma geração onde tudo está se tornando cada vez mais automático e digital, e os processos de vendas também aprenderam a se adaptar a essa realidade, trazendo inúmeros benefícios para as empresas.
Hoje, um cliente consegue agendar a montagem de seus móveis diretamente pelo site de uma empresa montadora de estandes, assim como é possível realizar compras e vendas apenas pela tela do computador ou celular.
Isso prova como o mundo evoluiu e como as coisas mudaram junto com ele, novos conceitos foram surgindo e trazendo mudanças significativas para o mercado empresarial, e hoje falaremos sobre a escalabilidade, então continue com a gente!
Entenda o que é escalabilidade
Muitos se perguntam o que significa escalabilidade, pois se trata de um termo ainda pouco conhecido no meio empresarial, mas que já está trazendo resultados surpreendentes para as empresas que nele decidem apostar.
A palavra escalabilidade vem de escalável, e como o próprio nome já diz, nos remete a ação de escalar alguma coisa. Nesse caso, o conceito abrange o processo de construção de vendas dentro de uma empresa, construção feita através de pequenos degraus.
Imagine, por exemplo, que uma rede de empresas de jateamento deseja levar o seu serviço para fora do Brasil. Para isso, será preciso traçar estratégias e dar pequenos passos que farão com que a marca chegue lá em algum momento.
Cada passo nos remete a um degrau que a empresa sobe e que constrói o sucesso de suas vendas internacionais, por exemplo. Sendo assim, podemos entender que escalabilidade é o conjunto de estratégias que fazem a marca crescer aos poucos e chegar onde deseja.
Infelizmente, muitos empreendedores que começam no mercado acreditam que irão conquistar grandes resultados do dia para a noite, e sabemos bem que as coisas não funcionam assim, e resultados grandes demoram a ser construídos.
Além de paciência e persistência, é preciso contar com boas estratégias e conceitos que se mostrem ser aliados aos seus objetivos e que te ajudem a chegar onde deseja de maneira consistente, otimizada e simples, como a escalabilidade.
Vale a pena ressaltar que esse conceito serve para todo e qualquer tipo de negócio, desde uma agência de eventos corporativos em SP, até mesmo um grupo de comunicação novo no mercado.
Em suma, podemos dizer que a escalabilidade se preocupa em ajudar as empresas a alcançarem maiores resultados, fazendo mais com menos, ou seja, com o menor investimento, esforço e tempo possível, gerando muitos resultados mesmo com poucos recursos.
4 dicas de como aplicar a escalabilidade na área de vendas
Já que você aprendeu sobre o que se trata o conceito de escalar um negócio, chegou o momento de aprender a como colocá-lo em prática dentro do seu negócio.
Para isso, selecionamos algumas simples dicas, mas que farão toda a diferença nesse processo, confira:
Estude o mercado e seu segmento
Não há como traçar uma estratégia de vendas ou simplesmente abrir um negócio no mercado se você não entende o cenário em que está entrando e nem o que compõe o ambiente que irá fazer parte.
Para que um fabricante de acoplamento de engrenagem se torne o melhor em seu segmento, é preciso analisar e estudar bem o nicho de mercado e avaliar como seus concorrentes agem e como podem inovar naquela área.
O estudo de mercado e de segmento auxilia na construção de estratégias e processos personalizados, fazendo com que você seja visto como diferente na área e obtenha muitos resultados sem precisar gastar tanto para isso.
Fortaleça a cultura da empresa
A cultura de uma empresa é formada pelos valores e princípios defendidos, dos quais ela não abre mão independentemente do que aconteça. Na maioria das vezes, é a cultura que engaja colaboradores e os incentiva a sempre fazer o seu melhor.
Por isso, fortalecer a cultura do seu negócio é uma ótima maneira de garantir que a escalabilidade também se torne parte dela e comece a entrar na rotina de seus funcionários, apresentando-os a este novo conceito.
Assim como uma pessoa consegue comprar placa refrataria por recomendação de alguém que confia, os seus colaboradores se sentiram mais seguros seguindo uma cultura que foi fortalecida com conceitos inovadores como a escalabilidade.
Esteja presente nas redes sociais
Não é novidade para ninguém que as redes sociais mudaram por completo a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam, consomem, trabalham e até mesmo compram os serviços ou produtos que desejam.
As redes sociais se tornaram o espaço ideal para as empresas que desejam crescer e alcançar milhares de potenciais clientes pelo Brasil e pelo mundo, por isso, é essencial estar presente nesses espaços para escalar seu negócio.
Hoje, contamos com inúmeras redes sociais, com os mais diversos formatos de conteúdo e com bilhões de usuários ativos diariamente, prontos para conhecer a sua marca. Por isso, não perca a oportunidade de escalar o seu negócio usando a tecnologia ao seu favor.
Trabalhe a educação dos seus leads
Os leads são tidos como potenciais clientes da sua fabrica de peças agricolas, por exemplo, e para que se tornem clientes oficiais da marca, precisam ser devidamente educados para serem convencidos em sua decisão de compra.
Para isso, é importante que você produza conteúdos de qualidade através das redes sociais ou até mesmo através do site da sua marca, caso ela tenha, pois esses conteúdos farão com que os leads conheçam mais sobre o seu trabalho.
E será assim que você conseguirá plantar uma semente naquele usuário, que voltará a consumir o seu conteúdo e poderá até mesmo recomendá-lo para outra pessoa, atraindo mais um potencial cliente sem que você tivesse grande trabalho para isso.
Essas são apenas algumas de diversas dicas que você pode estudar a fundo para te ajudar a escalar as tuas vendas de maneira otimizada e simples, garantindo mais resultados com menos recursos.
Os benefícios e a importância de um negócio escalável
Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a importância do conceito de escalar, seja para uma rede de empresas de torre de resfriamento ou para um pequeno comércio em uma cidade pacata.
A escalabilidade é uma maneira inovadora de ajudar as empresas a crescerem sem que seja necessário investir milhões de reais para isso ou contratar diversos profissionais diferentes para cuidar das áreas que compõem uma empresa.
Ter uma empresa escalável e trazer esse conceito para a área de vendas, nada mais é do que entender que é com menos que se faz mais, ou seja, é com o pouco sendo bem feito que você conseguirá crescer e se tornar quem deseja.
Essa é uma lição que podemos levar para a vida como um todo, e não apenas para o universo dos negócios. Mas se limitando ao meio empresarial, a escalabilidade traz inúmeros benefícios para os negócios, como:
- Maior valor de mercado;
- Desenvolvimento da empresa otimizado;
- Mais investidores atraídos pela sua rentabilidade;
- Expansão da empresa facilitada;
- Maior flexibilidade dos processos;
- Aumento de produtividade;
- Menor probabilidade de estagnação;
- Entre outros.
Se fossemos listar todos os benefícios de escalar um negócio, provavelmente não caberia apenas nesse texto, o que prova que o conceito chegou para virar as empresas de cabeça para baixo, mas apenas para ressaltar como elas podem ser melhores.
Dessa maneira, você constrói um negócio como um todo e uma área de vendas escalável, construindo resultados aos poucos e, a cada passo dado, incluso uma nova experiência e lição que fará da sua marca a melhor em seu segmento.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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