3 passos para anunciar online e captar mais clientes
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13 de setembro de 2018Tudo ia bem na carreira de Marina, tanto que há poucos dias ela fora promovida ao cargo de gerente. Então, ela e o noivo decidiram que era o momento de dar um salto no relacionamento e comprar uma casa.
O passo inicial foi digitar no navegador “corretor imobiliário em São Paulo”. Daí, não houve mistério — já no primeiro resultado orgânico, encontraram um site com o apartamento perfeito. Certamente, o que tinha o melhor índice de autoridade.
Seja qual for o seu negócio, muito provavelmente é esse o caminho que os seus potenciais clientes fazem ao buscar seus serviços. Justamente por isso, é fundamental entender o que define a autoridade de um domínio, capaz de colocá-lo entre as primeiras posições do Google.
Ao longo deste artigo, apresentaremos o que é essa autoridade, como ela é calculada e como você pode melhorar esse indicador para atrair mais consumidores ao site da sua empresa, sem pagar por anúncios!
Quais fatores afetam a autoridade de um domínio?
Como já mencionamos, a autoridade de um domínio — ou DA, de Domain Authority — é uma métrica que simula a maneira como o robô de buscas do Google analisa um site para determinar sua posição nos resultados.
O DA se expressa em um número de 0 a 100, levando em conta, entre outros fatores:
- o conteúdo do seu site;
- a linkagem interna dos posts;
- a presença de textos alternativos nas imagens;
- a velocidade de carregamento;
- a idade do domínio;
- a quantidade e qualidade de links que a sua página recebe.
Muitos desses fatores podem ser trabalhados por você para que o seu site ganhe posições no Google e acessos pela busca orgânica.
Como melhorar a autoridade do domínio do meu site?
Agora que você já sabe o que é a autoridade de um domínio, vejamos quais são as principais práticas para desenvolver o seu site otimizado para o Google.
1. Trabalhe os fatores de SEO onpage
O primeiro passo é trabalhar os elementos internos do site (o chamado SEO onpage) que interferem no rankeamento da página. Isso significa desenvolvê-la com URLs amigáveis, sitemap, responsividade para tablets e celulares, boa linkagem interna e alta velocidade de carregamento.
Em outras palavras, isso significa que é necessário criar uma página online que carregue rapidamente e não comprometa o conteúdo em tablets e celulares. Da mesma forma, o Google exige que seu domínio possua links para outros conteúdos relevantes e apresentam um mapa de navegação para que o robô do Google identifique todas as páginas e o usuário saiba em que local procurar uma informação.
2. Invista da produção de conteúdo
Além disso, é importante que a sua empresa invista na produção de conteúdos de qualidade, relacionados à sua área de atuação e às palavras com que você pretende rankear.
Para continuar o exemplo do início do post, se você é o dono da corretora que atraiu a Marina, pode criar um conteúdo sobre “como encontrar um apartamento perfeito em São Paulo”.
3. Deixe o seu site “social friendly”
Para ser bem ranqueado pelo Google, o seu site ainda precisa apresentar links de compartilhamento. Isso é o que permite aos seus visitantes a divulgação do seu conteúdo no Facebook, WhatsApp e Twitter.
4. Busque links externos para o seu site
Por fim, para conseguir um aumento expressivo no seu DA você precisa conquistar links externos de qualidade para o seu site, ou seja, é preciso que posts de outros sites citem o seu. Este ponto é o mais complexo da lista, mas também um dos que mais produz resultados.
O ideal aqui é investir na construção de parceiros do seu nicho: publicando guestposts, fazendo entrevistas com blogueiros e influenciadores do seu nicho e pedindo que eles as compartilhem nos seus sites, ou mesmo enviando sugestões de pauta para veículos jornalísticos.
Contudo, atenção: SEO é sempre um trabalho de longo prazo. Para fortalecer a autoridade do seu domínio e ganhar mais acessos por meio da busca orgânica, é preciso executar estas quatro otimizações que vimos aqui com constância e coerência. Lembre-se disso!
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