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8 de maio de 2018No início de uma empresa, é comum que os novos empreendedores busquem por informações em livros, revistas de negócios, benchmarking e até mesmo com consultores estratégicos. Entretanto, chega um ponto em que o empresário deseja expandir sua empresa, atingir novos mercados e ampliar seus negócios.
Pensando em todo esse processo, reunimos algumas dicas para ajudar empreendedores nessa jornada recheada de obstáculos. Antes de ter acesso a elas, analise o tempo, recursos financeiros, recursos humanos e habilidades do time para entender o que é viável para o momento da sua empresa.
Preparado para começar? Confira agora as melhores estratégias e escolha as mais adequadas!
Planejar a ampliação de negócios
O planejamento é a máquina que baseará todo o crescimento da empresa, de maneira saudável. Por isso, siga os seguintes passos:
- estabeleça metas factíveis e claras para todo o time;
- determine o período de tempo em que as metas devem ser batidas;
- faça um planejamento eficiente das ações que precisam ser executadas para conquistar os objetivos da empresa;
- monte um sistema de capacitação de pessoal para manter o crescimento após o estágio inicial;
- busque recursos para apoiar a execução das ações;
- planeje o sistema financeiro da empresa para sustentar a expansão.
Estudar a concorrência
Invista em pesquisas de mercado e fique atento à concorrência. Sem dúvidas, essa é uma das ações mais importantes para a expansão de um negócio.
Algumas empresas, como a Coca-Cola, traçam em seus planos estratégicos a eliminação completa de seus concorrentes. Isso é feito a partir de ações que causam o enfraquecimento de outras empresas ou por meio da compra completa ou parcial de suas marcas.
A compra ou a fundição de empresas não apenas elimina um possível risco de mercado, como também aplica o mercado, gerando novos processos e conhecimento.
Abrir filiais para alcançar novos mercados
Caso a sua empresa já tenha atingido um momento estável, conquistado uma rede de clientes fiéis e uma boa quantidade de evangelizadores da marca, uma alternativa para expandir o negócio é abrir franquias.
Geralmente, franquear o negócio é uma das primeiras ideias dos empreendedores que objetivam a expansão. Sem dúvidas, é uma ótima alternativa, mas exige cuidado. Caso haja equívocos no planejamento, a saúde da marca pode ser prejudicada. Por isso, siga os seguintes passos:
- verifique se o negócio está conquistando um lucro mensal consistente;
- certifique-se de que há demanda para outra empresa como a sua;
- identifique as sazonalidades e melhores períodos para lançamentos e campanhas;
- analise as praças com boas oportunidades para a abertura de novas lojas e evite investir nas praças de risco por primeiro;
- avalie as tendências do nicho e dos potenciais clientes;
- elabore um planejamento para que uma franquia não sustente a outra. Tenha em mente que todas as lojas devem ser lucrativas após determinado período de tempo.
Vender licenças
Se a sua empresa é a desenvolvedora de determinado produto, uma boa alternativa é a venda da licença de fabricação. Dessa forma, poderá receber uma porcentagem do lucro sem precisar lidar com o trabalho de operação da produção.
Procurar novas praças
Se a sua empresa já tem um market share considerável de uma praça e você não enxerga um crescimento além do conquistado, a saída é apostar em outras possibilidades.
É interessante buscar novos mercados em regiões, cidades, bairros ou até mesmo países que apresentem boa receptividade ao seu produto ou serviço. Mas uma dica essencial é analisar a praça online. Afinal, a internet é sem fronteiras e, com um bom site e estratégia de marketing, pode-se conquistar uma ótima margem de lucros com um investimento enxuto.
Para potencializar a expansão de um negócio, é preciso que a marca esteja consolidada na mente do consumidor. Existem bons recursos para atrair a atenção e fixar a marca na cabeça das pessoas, a exemplo das ilustrações. Por isso, montamos um ebook rico explicando como acontece esse processo. Não deixe de conferir!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!