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17 de outubro de 2020As tendências dentro do marketing digital não param de se inovar! Umas são mais impactantes, e outras nem tanto assim. Mas tem uma tendência no marketing digital que está crescendo absurdamente: as comunidades online.
Por causa do crescimento dos recursos digitais, foi possível transformar os hábitos de alguns internautas, e isso facilitou o acesso ilimitado de certas informações. Entre várias transformações, podemos colocar em destaque a facilidade com que as pessoas conseguem se comunicar.
Se você tem uma equipe de trabalho grande, obviamente vocês precisam trocar informações a todo momento, mas como fazer isso sem misturar a vida profissional com a pessoal?
Agora você deve estar se perguntando em que isso pode ajudar no seu negócio e quais serão as vantagens de criar uma comunidade virtual, e é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos nessa?
O que são as comunidades online?
Comunidades virtuais são espaços online, que reúnem usuários com os mesmos interesses em comum, independentemente do local onde elas se encontram. As motivações para criar uma comunidade são variadas. Elas podem ser criadas por fãs de um artista, estudantes que estão se preparando para o vestibular ou funcionários de uma mesma empresa.
Vários canais de comunicação podem ser utilizados para criar uma comunidade. Entre os principais, o Facebook e o WhatsApp, embora esses canais não sejam muito bons para o ambiente corporativo, a menos que todos os funcionários saibam separar a vida pessoal e a profissional.
Alguns canais cumprem com maestria o propósito recreativo ou acadêmico,e a manutenção das comunidades virtuais também é uma estratégia interessante para ser incorporada ao marketing de uma empresa., Eentenda o porquê a seguir.
Por que construir uma comunidade online?
Várias são as razões para insistir na criação de comunidades virtuais relacionadas ao seu negócio. Além de criar uma comunidade fechada para a equipe, é possível criar uma comunidade para os clientes também.
Sua empresa pode ser a mais antenada, saber todos os desejos do consumidor e ter o melhor atendimento de todos, mas nunca vai conseguir o que uma uma rede de usuários trocando ideias, informações e recomendações entre si, conseguirá.
A Nike, é um ótimo exemplo., Aa empresa tem uma comunidade virtual para corredores. Todos sabemos que a Nike entende do assunto, mas os corredores querem trocar as experiências deles e estar num espaço que lhes dê essa possibilidade.
As vantagens
Listamos 5 vantagens para criar uma comunidade virtual, veja na teoria como funcionam:
1. A informação na palma da mão
Todos os dados que a comunidade online oferece, os resultados de pesquisa que você aplica, todas as discussões gerais nos grupos, opiniões, comentários e sugestões ficam disponíveis sempre.
É uma ótima forma de coletar dados, uma forma econômica também.
2. Interesse dos membros
Quem participa da comunidade está interessado no produto ou serviço, a pessoa já conhece e está ciente dos benefícios que aquilo traz para ela.
No caso da comunidade corporativa, isso facilita a interação de uma grande equipe, que precisam interagir.
3. Apoio de seus participantes
As pessoas que fazem parte das comunidades tornam-se defensores da marca, na maioria das vezes, a promovem e apoiam.
Este é um projeto de longo prazo, para as pessoas que participam criem vínculos e se identifiquem, tanto com os outros participantes, quanto com as ideias e atividades promovidas dentro da plataforma.
4. As opiniões ficam claras
As comunidades virtuais, mantém os usuários atualizados sobre as novas tendências e as opiniões têm mais visibilidade.
Isso pode te deixar muito à frente das tendências.
5. Você demonstra cuidado
O simples fato de sua empresa ter uma comunidade virtual, já mostra a seus membros e outros consumidores que você se preocupa com as suas ideias e sugestões.
Crie a comunidade online, realize pesquisas e o melhor, se conecte com o seu público.
Como criar comunidades online?
Criar uma comunidade é mais fácil do que você pensa, e as recompensas obtidas com a criação de uma comunidade são tão positivas, que muitas empresas estão incluindo essa ideia entre suas principais estratégias de marketing. Siga as etapas e crie uma comunidade de sucesso.
Tenha um planejamento
Qualquer atividade no marketing precisa de estratégia. Para isso, você precisa contar com uma equipe que esteja disposta a pesquisar e encontrar as melhores ferramentas e plataformas para este projeto.
Coloque todas as observações na ponta do lápis para não se perder, e só depois conclua a ação.
Escolha o público
Para os colaboradores: nesse caso fazer parte da comunidade online da corporação, pode significar ficar por dentro de ações empresariais relevantes, se engajar com as causas da empresa, sugerir novas ideias e soluções.
Para os clientes e fornecedores: nesse caso, a vantagem deles participarem da sua comunidade são claras, irão melhorar o laço com a empresa, participarão de eventos exclusivos, com certeza irão dar sugestões e feedbacks.
Não controle tudo
É importante administrar e estar sempre de olho no que é falado na sua comunidade virtual. Mas, isso não significa controlar tudo. A comunidade é de todos, é um espaço para os usuários expressarem o que sentem.
Para que esse projeto funcione como um bom instrumento de marketing, é interessante saber que, ela é um local para o feedback e relacionamento.
Aproveite a experiência
Ficar em contato com pessoas interessadas pela sua empresa, produtos ou serviços é uma experiência a ser bem aproveitada.
Portanto, tire o máximo proveito dessa situação. Considere que as pessoas ali presentes são suas amigas e desejam o melhor para o sucesso da marca.
Ter sua própria comunidade é a melhor forma de nutrir a relação com pessoas interessadas em sua marca. Se essa comunidade fizer algo de valor pelas pessoas, como solucionar dúvidas, gerar conhecimento e resolver problemas, você criará uma ligação, a confiança que deve render bons negócios.
Gostou das nossas dicas? Caso precise de ajuda nesta missão, entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar nesta jornada com uma consultoria gratuita. 🙂
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