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5 de novembro de 2021Você sabe se a sua marca tem a fidelidade do público ou oferece uma boa experiência do cliente? Saiba que o Databranding tem tudo a ver com isso!
Primeiramente para se ter esta métrica, é necessário que um processo chamado branding seja feito. Nele são realizados levantamentos sobre o impacto da sua empresa na vida das pessoas, isto é, de suas personas.
Porém, esse pode ser um processo lento e nem sempre tão preciso, dependendo da situação. Por isso, o Databranding foi criado para trazer soluções ainda mais ágeis e assertivas.
O que é Databranding?
Com a técnica do Databranding, os profissionais de marketing conseguem ter uma noção mais ampla de como anda uma marca (reconhecimento, conversão em vendas e outros pontos). Ela é uma facilitadora para quem quer esse tipo de informação.
A própria Google sugere que o método Databranding seja utilizado no lugar do 3 Ps (produto, preço e praça), tradicionalmente usado para mensurar o desempenho das empresas.
Como funciona o Databranding?
O Databranding tem como “carro chefe” a aprendizagem com testes, onde são analisadas diversas formas de ajustes para melhorar o rendimento da empresa.
O ideal é que a cada quinzena uma variável seja estudada com mais atenção, como audiência e formato trabalhado.
Assim, cada feedback é isolado e o seu impacto é medido para um resultado mais satisfatório.
Por exemplo, pode acontecer de um fator, como o texto, ser alterado com baixo custo e gerar um resultado grande, quando inicialmente foi investido muito e obtido um resultado pequeno e impreciso.
As vantagens do uso do Databranding
A principal vantagem desse método é a otimização de processos que antigamente poderiam levar um pouco mais de tempo para serem concluídos.
Além disso, o método pode ser aplicado para empresas que possuem os mais variados objetivos, sejam pequenos, médios ou grandes negócios.
Se uma empresa quer lançar um novo produto, com o Databranding é possível acompanhar e medir os impactos que a publicidade está causando, levando em em conta a consideração pela marca e o seu reconhecimento.
Empresas que já possuem o seu espaço no mercado, mas querem elevar a sua consideração precisam focar na preferência do seu público-alvo através dos seus serviços e produtos.
Já aquelas que querem focar em mais vendas online precisam de clientes novos constantemente, pelo menos inicialmente.
Por isso, é preciso ficar sempre de olho em suas métricas-chave, o que pode ser facilmente observado através do Objectives and Key Results (OKR), sistema de definição das metas que é usado pelo Google e outras companhias.
Simples, fácil e prático para criar novas formas de alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis.
Databranding e análise de dados
A análise de dados permite que o profissional tenha uma visão geral do que está acontecendo, assim como o Databranding.
Juntos, resultados de vendas, relacionamento com o cliente, o que estão falando sobre a sua empresa podem ser destacados com detalhes de informações.
Porém, diferente do método que estamos falando,esse visa transformar números e informações em insights para que assim, decisões cabíveis sejam tomadas.
Então, ficar com os olhos bem atentos em métricas como aumento de seguidores, do alcance, taxa de engajamento e cliques, por exemplo, vão abrir horizontes para quem quer estar no controle do que está acontecendo com determinada marca.
Atualmente, existem diversas formas de garantir esse tipo de informação, como cursos gratuitos.
Dessa forma, a informação está sempre disponível para ser lida e relida quantas vezes forem necessárias.
Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, aprender qualquer coisa do conforto de casa é cada vez mais comum, o que ajuda a garantir o destaque no mercado de trabalho.
Relação do Databranding com o funil de vendas
Para garantir o sucesso de uma campanha, além de boas ideias e criatividades, identificar o momento de compra do público em questão requer muita atenção de todos os envolvidos.
Prova disso, são as diferentes definições para cada etapa do tão conhecido funil de marketing que o Databranding possui.
Para o topo, métricas de awareness e consideração para os negócios que lançam novidades.
Para o meio, consideração e compra para as já reconhecidas. E para o fundo, intenção de compra e soft conversion para aquelas que vende virtualmente.
??? Conteúdo originalmente desenvolvido por Paula Moraes – Redatora Freelancer, estudante de Marketing Digital e amante das técnicas de SEO.
Faça a sua marca decolar com a estratégia de Databranding!
Se quer fazer com que uma determinada marca decole, basta entender e se aperfeiçoar nas dicas citadas acima, que estão disponíveis em sites como o mencionado em tópicos anteriores, sobre cursos gratuitos.
Desta forma, o índice de sucesso pode ser alto e o case virar referência para terceiros.
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