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31 de dezembro de 20164 dicas para impulsionar a sua autoridade nas Redes Sociais
6 de janeiro de 2017Erros nas redes sociais podem tomar proporções gigantescas — afinal, eles são públicos e com grande potencial viral. Os consumidores já se acostumaram a procurar pelas empresas nesses canais e esperam ser atendidos com profissionalismo, mas muitas empresas ainda pecam nesse quesito.
A web é uma fonte de oportunidades para as empresas, mas, para gerar resultados positivos, suas estratégias online devem ser bem planejadas e administradas. No caso especial das redes sociais, um canal de comunicação com tantas peculiaridades, esse cuidado é ainda mais importante.
No post de hoje, separamos 5 dos principais erros nas redes sociais para ajudar a sua empresa a passar longe deles. Confira!
1. Não ter uma equipe especializada para evitar erros nas redes sociais.
Esse é um dos erros mais comuns, especialmente para os pequenos negócios. Na ânsia de cortar custos ou por falta de conhecimento da importância de um trabalho especializado, muitos empresários acabam optando por gerenciar pessoalmente suas redes sociais corporativas, ou as colocam nas mãos de outros departamentos.
Uma das situações mais clássicas nesse contexto é o de empresas que respondem de forma inadequada às reclamações de clientes. Você já deve ter presenciado situação semelhante: o dono do negócio ou funcionário, irritado com uma crítica, responde de forma grosseira e a conversa viraliza.
Essa é apenas uma das situações que uma equipe especializada estará pronta para gerenciar — mais do que isso, uma boa equipe saberá transformar a crise em oportunidade.
2. Não ter um planejamento
O planejamento não serve apenas de norte para a equipe, mas também para orientar seus passos. Qual é o objetivo da sua empresa nas redes sociais?
Essa definição vai auxiliar desde a escolha das redes sociais certas (você não precisa e nem deve estar em todas) até a definição dos KPIs (Key Performance Indicators), indicadores de performance essenciais para avaliar se a sua estratégia está dando certo ou se você está jogando dinheiro fora.
O planejamento vai determinar como será sua presença nas redes sociais, a identidade da sua marca, sua linguagem, como seus clientes serão atendidos, que conteúdo será postado, como será a gestão de crise, entre outros fatores. Essas mídias possuem vários aspectos a serem gerenciados, e eles precisam dessa estratégia.
3. Não monitorar e não responder
A interação é a alma das redes sociais. Os usuários estarão o tempo todo entrando em contato com sua marca, curtindo, compartilhando, mandando mensagens ou citando seu negócio em publicações, grupos, conversas e comentários.
Muitas empresas pecam ao deixar os usuários falando sozinhos, o que pode gerar uma grande insatisfação. Por isso, monitoramento e atendimento devem andar de mãos dadas: é preciso escutar e responder da forma certa, com transparência, objetividade e profissionalismo.
A demora nas respostas ou respostas mal formuladas causam a impressão de que a empresa não está interessada em oferecer um bom atendimento, o que é frustrante para os consumidores, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades.
4. Não medir resultados
Se você não sabe quanto sua empresa vende, como saber se você está no caminho certo? Nas redes sociais, o princípio é o mesmo: é preciso acompanhar os resultados das ações, do conteúdo aos anúncios, para saber o que está dando certo e o que pode ser descartado. Isso permite investimentos mais sábios de recursos e retornos financeiros melhores.
5. Não aproveitar as oportunidades
Oportunidades mal aproveitadas são oportunidades desperdiçadas. As redes sociais são parte do nosso cotidiano — os seus clientes estão lá também e vão procurar por você. A diferença entre apenas estar presente e obter resultados a partir dessa presença está na qualidade do trabalho.
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