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24 de junho de 2016Para que a sua estratégia de marketing realmente funcione, é preciso ter boas ferramentas de marketing digital em mãos — e é a sua habilidade de escolher as melhores que determinará o seu sucesso nessa área. Esses recursos serão o seu braço direito no dia a dia da empresa, seja na automação de processos, na otimização de atividades ou na melhoria da qualidade das suas entregas.
Quando foi a última vez que você implementou uma nova ferramenta no marketing da sua empresa? Todos os dias surgem novos players nessa área que trazem inovação e eficiência em níveis altamente atraentes para as marcas, e cabe a você precisa saber quais utilizar e de que maneira integrá-los à sua estratégia.
Você já investe em marketing digital? Sabe quais são as melhores ferramentas para trabalhar no seu dia a dia? Neste post, listamos as ferramentas de marketing digital essenciais para alavancar o sucesso das suas vendas. Escolha aquelas que melhor se encaixam às suas necessidades e aproveite os resultados!
Ferramentas de marketing digital para divulgação e engajamento
No marketing digital, as ferramentas de divulgação e engajamento são fundamentais. Com os novos hábitos de consumo, o relacionamento com o cliente se torna essencial para fazer a sua empresa ter destaque, ou seja, é realmente uma vantagem competitiva no momento da decisão de compra. Por isso, é preciso conhecer essas duas estratégias muito importantes:
Redes sociais
Atualmente, elas fazem parte de boa parte das estratégias de marketing e por um bom motivo: revolucionaram a forma como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Isso faz com que as redes sociais sejam ferramentas essenciais para obter visibilidade e fortalecer o vínculo da sua marca com seu público.
As redes sociais são ferramentas de relacionamento fundamentais para todos os negócios, sejam empresas de pequeno, médio e grande porte. São nessas plataformas que você receberá comentários dos clientes sobre os produtos e serviços que comercializa, sejam feedbacks ou dúvidas a respeito da utilização.
Elas também permitem que você divulgue conteúdos criados e novos produtos, além de coletar informações sobre os seus clientes, melhorando o seu conhecimento a respeito do seu público-alvo para otimizar as ações de marketing.
Por fim, existe também a possibilidade de criar posts patrocinados na maioria das redes sociais. Nesse sistema, você impulsiona um conteúdo pagando apenas pelas visualizações que conquistar e pode segmentar seu material para atingir um público altamente específico. Trata-se de uma ótima forma de impactar a audiência certa para o seu produto, não é?
Dentre as redes sociais disponíveis, as mais comuns são Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat.
Veja aqui quais o estudo que mostra o horário nobre das redes sociais.
E-mail marketing
Quem disse que o e-mail morreu? Ele está mais vivo do que nunca, principalmente no marketing.
O e-mail marketing permite uma aproximação de qualidade com o seu cliente, chamando a atenção dele e sendo capaz de direcioná-lo rapidamente à conversão. A sua forma de atuação pode ser um pouco mais voltada para vendas, ao contrário das redes sociais.
Tanto as newsletters — com conteúdos interessantes para o seu cliente —, quanto os e-mails marketing propriamente ditos — com promoções e descontos exclusivos — são formas de trazer para perto o seu cliente e ajudar a aumentar o faturamento da sua empresa.
Vale lembrar que você não precisa se limitar a um único disparo de e-mail marketing para toda a sua lista. Experimente separá-la baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu negócio, como tipos de produtos preferidos, data do cadastro, área de interesse, cidade de origem, entre outros. A partir daí, você pode desenvolver um conteúdo focado nessas particularidades e maximizar seu potencial de identificação com essas pessoas.
Para fazer esses disparos, você pode usar recursos como o MailChimp, UolHost, Get Response, E-goi e Aweber.
Ferramentas que ajudam na mensuração de resultados
Uma das características mais marcantes do marketing digital é a praticidade de mensuração de resultados. Essa análise faz com que você entenda onde está o seu público e em quais canais de comunicação você realmente consegue converter mais, podendo otimizar seus investimentos e tomar decisões mais inteligentes a respeito da sua estratégia.
Google Analytics
A ferramenta mais comum de análise de resultados é o Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta gratuita do próprio Google que permite observar uma série de números relacionados ao seu site ou blog.
São indicadores como visitas, de onde vieram seus visitantes, quais páginas mais visitadas, tempo de permanência em cada página, etc. Além disso tudo, permite a criação de relatórios com base em períodos específicos e com comparações.
Para que funcione da maneira correta, o Google Analytics precisa ser instalado adequadamente no seu site. Isso é feito através da inserção de uma tag especial no código de todas as páginas que você deseja monitorar.
Lembre-se de que essa ferramenta pode administrar múltiplos sites com a mesma conta, o que ajuda você a concentrar todas as informações que precisa em um só lugar.
Ferramentas de pesquisa
O uso dos termos adequados pode ser determinante para o seu conteúdo receber muito mais visitas do que o do concorrente. Para saber quais utilizar, você precisa fazer pesquisas de palavras-chave em ferramentas especiais focadas nessa atividade.
Dessa forma, precisamos encontrar palavras-chave para investir e acompanhar como anda o seu posicionamento e os seus concorrentes. São duas as ferramentas que mais se destacam nessa área:
SEMRush
O SEMRush é uma ferramenta desenvolvida para analisar os resultados orgânicos e pagos do Google. Permite encontrar quais termos estão levando mais visitas para o seu site e em qual colocação você está, por exemplo, ranqueado para palavras-chave interessantes para o seu negócio. O mesmo pode ser feito para analisar a concorrência.
Você não precisa iniciar nenhum compromisso logo no início: basta testar a ferramenta sem se cadastrar experimentando alguma palavra-chave ou site da internet para ver todo o potencial que o relatório do SEMRush oferece a você.
Keyword Planner
O Keyword Planner é uma ferramenta do Google AdWords que permite monitorar as palavras-chave, encontrando seu nível de busca e valor de investimento para a criação de anúncios.
A ferramenta permite pesquisar por novas palavras-chave, estimar o tráfego que elas podem levar para o seu site e encontrar as melhores oportunidades para a sua empresa. Por meio das sugestões do Keyword Planner, você pode encontrar novas possibilidades que tragam tráfego extra para o seu conteúdo.
Tenha atenção especial ao equilíbrio entre as métricas apresentadas: uma palavra-chave muito concorrida pode ser difícil de emplacar, mas uma que possui poucas pesquisas também não é tão interessante assim. Saiba encontrar o meio termo entre os dois.
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