7 estratégias para deixar o seu blog mais atrativo e conquistar mais visitas
17 de abril de 2020Migrar para o varejo digital: as vantagens
23 de abril de 2020Os empreendedores digitais trabalham maioritariamente a partir de suas casas e, agora, devido ao surto do Covid-19, muitas pessoas com empregos convencionais foram também obrigadas a aplicar um regime de teletrabalho. Venha descobrir algumas dicas de como você pode criar um espaço de Home Office saudável e que o ajude a se concentrar para que seu negócio seja bem sucedido.
Trabalhar em casa é um dos sonhos de qualquer pessoa da geração Millennial. Muitos empreendedores brasileiros já buscavam essa forma de trabalho, tentando fugir ao desemprego e às lógicas de uma economia afetada, onde o mercado laboral é, muitas vezes, precário.
Além desses empreendedores, que se lançam no mundo do trabalho online e fazem de suas casas o local onde desenvolvem sua profissão, a situação gerada pela pandemia do Covid-19 também veio fazer com que mais e mais pessoas ficassem trabalhando em casa, em Home Office, durante o tempo de isolamento social.
Trabalhar a partir de casa tem muitas vantagens mais também oferece desafios e, se não estiver habituado a fazê-lo, esse processo pode ser bem complexo, principalmente no que diz respeito à atenção e concentração.
Assim, se você está iniciando um trabalho na área digital, você não terá apenas de se questionar quanto aos aspectos técnicos de seu negócio – como o e-marketing, a gestão de redes sociais e a forma de obter mais leads de qualidade, mas também com a forma como você pode manter-se focado no trabalho, estando na sua própria casa.
Para que você não sinta tanta dificuldade na organização de seu tempo e do espaço onde trabalha, pode ser útil ter acesso a algumas das regras douradas do teletrabalho, para poder garantir que o espaço em sua volta é propício para sua produtividade.
Conheça, então, algumas dicas que podem ajudar todos os que – por escolha ou necessidade – estão agora trabalhando em esquema de home office e garanta que seu trabalho remoto será um sucesso.
1. Escolha um local para trabalhar e transforme-o
Trabalhar a partir de casa é uma boa ideia mas, se não estiver habituado, é natural que olhe para as divisões como espaços de repouso e lazer, nada produtivos para práticas profissionais.
Assim, se você é um empreendedor e vai trabalhar na sua casa, é importante que escolha uma divisão e que a adapte para que sinta, quando estiver nela, que está no seu ambiente de trabalho.
Quanto mais adaptada à sua profissão estiver, melhor aquela divisão irá promover uma jornada de trabalho produtiva em Home Office.
Adaptar uma divisão ao trabalho pode ser bastante simples. Basta que encontre um espaço multifuncional, onde consiga estar sentado, com uma postura correta mas sentindo-se cômodo. Isto pode ser feito num escritório ou até numa mesa de jantar. O importante é que seja um ambiente livre de distrações, que lhe dê acesso a tudo o que precisa para trabalhar e que promova a sua atenção e produtividade.
2. Não descuide nem exagere no conforto
Quando falamos em conforto em um Home Office é necessário compreender que não falamos de um espaço de relaxamento e bem-estar que o faça sentir-se sonolento.
O conforto para o trabalho deve ser um tipo de conforto que permita o foco no trabalho e impulsione o mesmo. Afinal, se você estiver numa cadeira incômoda ou que lhe cause dores de costas, dificilmente conseguirá ser produtivo em seu trabalho.
Procure as estruturas que o mantenham atento e alerta, sem que se distraia com o próprio desconforto causado pelo espaço. Cadeiras de escritório podem ser uma boa forma de garantir uma postura correta e o conforto suficiente para que consiga trabalhar.
3. Não trabalhe na desorganização
Em qualquer espaço de trabalho, o caos não é seu aliado e, quando se trabalha em casa, isto também é verdade.
Quando estiver em regime de Home Office tente manter a sua mesa limpa e sem papéis ou lixo espalhado.
A desorganização do espaço de trabalho pode ser motivo para distração durante a sua jornada e irá tornar mais cansativo e difícil todo o processo laboral ao longo do dia.
Assim, dentro dos possíveis, tente ter sempre o seu entorno organizado e limpo.
4. Faça horários para você mesmo
Ainda que não tenha um horário definido pelo patrão, você terá vantagens em criar sua própria rotina.
Essa rotina pode ser elaborada com base nas suas preferências e características, mas será muito importante que ela exista para que você sinta que, dentro de determinado horário, existe uma tarefa específica a cumprir e que não deve descuidar.
5. A luz da casa importa
Você talvez não saiba mas a luz está diretamente relacionada com a produtividade humana. Se você optar, por exemplo, por uma ambiente escuro ou de luz quente e amarela, você sentirá mais sono e menos vontade de trabalhar.
Prefira trabalhar com a luz natural do dia ou com formas de iluminação artificial de luz branca ou luz fria. Isso irá ajudar a que se mantenha concentrado.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!