O Instagram tem sido a rede social preferida por empresas de e-commerce, de moda e influenciadores do segmento de vestuário/fashion. Porém, o potencial da ferramenta é imenso. Ela pode ser utilizada seja para sua estratégia principal, seja para parte de sua estratégia de marca, geração de leads ou vendas. A ferramenta pode até ser utilizada para a busca da humanização de sua marca no Instagram.
Confira abaixo algumas recomendações sobre como utilizar o Instagram para negócios.
O primeiro passo para avançar em qualquer canal presente em mídias sociais é determinar os seus objetivos. Abaixo segue alguns exemplos de objetivos relacionados com a criação de sua conta no Instagram:
Tenha sempre em mente de que você pode refinar os seus objetivos. Veja alguns exemplos abaixo:
Até pouco tempo o Instagram fornecia apenas análises limitadas para as empresas sobre os visitantes. A partir de 2016 o jogo mudou. A companhia apresentou a plataforma Instagram for Business e o fornecimento de uma ferramenta de Insights integrada.
Atualmente é possível observar quem são os seus seguidores e quais são as postagens que mais ressoaram à sua audiência. Para a obtenção de dados mais completos sobre a plataforma, você pode contar com ferramentas de terceiros como o Hubspot ou o Iconosquare.
Utilizar os dados para embasar uma estratégia eficaz junto à tomada de suas decisões é sempre bom. Uma ótima ideia é fazer mão de um calendário editorial que especifique os melhores horários, tipos de postagem e hashtags para cada publicação.
Mantenha sempre os dados dos seguidores ganhos por dia, por semana e por um prazo de tempo maior. Ao determinar estas métricas antes do início de suas campanhas e ao concentrar isso em sua estratégia pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de suas campanhas. Incremente o que está funcionando e corte e aprenda com aquilo que não funciona.
Além dos milhões de usuários do Instagram, cerca de 30% dos adolescentes dos EUA (pessoas que irão procurar um emprego em um futuro próximo) consideraram o Instagram como a rede social mais importante (para um comparativo, o Facebook recebeu 23% de importância na pesquisa).
Além da busca por colaboradores engajados, a humanização de sua marca a partir do Instagram é considerada a última etapa da jornada do comprador: o prazer. Após a atração dos leads, do ganho de clientes e aumento do público, oferecer uma comunidade para a qual este público possa fazer parte fornece ao mesmo um prazer inestimável.
Independente da rede social a qual você ou sua empresa façam parte, sempre existem pessoas que postam comentários negativos e/ou inapropriados.
Sempre responda a todos os comentários positivos presentes em seus conteúdos no Instagram. Lembre-se de que o usuário tomou parte do seu tempo para fazer uma pergunta ou para interagir em alguns de seus conteúdos. Como uma boa prática, sempre cheque os comentários ao menos uma vez por semana, principalmente durante concursos e postagens temáticas.
Positivo + Falso = Responder
Positivo + Verdadeiro = Ouvir ou Responder
Negativo + Não é um hater + Reclamação/Piada = Ouvir
Negativo + Não é um hater + Não é reclamação/Piada + Informação incorreta = Responder
Negativo + Não é um hater + Não é reclamação/Piada + Não é uma informação incorreta + Descontente = Responder
Negativo + Não é um hater + Não é reclamação/Piada + Não é uma informação incorreta + Não está descontente = Ouvir
Caso a sua marca possua um manual de identidade visual (logo, fontes, cores, etc) é super interessante para a manutenção da mesma adequar os aspectos visuais do Instagram à mesma. A busca de uma unidade visual junto a outras mídias sociais como Facebook e Twitter é fundamental para a padronização do sentimento de marca por parte dos usuários. Abaixo seguem algumas dicas de como começar:
FreeStockPhotos, Unsplash e Pixabay.com são excelentes bancos de imagens gratuitos. Você pode utilizá-los como um pano de fundo para textos ou artes personalizadas. Para isto, você pode contratar um designer gráfico profissional.
Caso você não seja uma organização “de um homem só”, delimitar as diretrizes de postagem para que os funcionários sintam-se seguros para postar sobre a empresa é sempre uma boa medida. Caso você trabalhe sozinho, construa as diretrizes ainda assim. Elas são fundamentais para a medição de resultados.
Sempre busque tirar ótimas imagens, mesmo aquelas provenientes de telefones celulares. O seu objetivo deve ser a de contar uma história com cada imagem onde o texto do post seja um complemento para a compreensão do usuário.
Caso você acrescente texto às suas imagens, não esqueça-se de seguir as regras de tipografia. Ou seja, a relação de tamanho e tipo entre texto e imagens e entre os próprios textos. Cada fonte de letra deve ser utilizada para um tipo específico de momento e de usuário. O Canva é uma excelente ferramenta para o aprendizado e aplicação destes conceitos.
O Instagram é uma rede social e um canal de marketing que está em pleno crescimento. Ele dá a possibilidade para que você cresça em termos de branding e que humanize a sua marca. Outras possibilidades são o recrutamento de futuros funcionários, demonstrações de produto, compartilhamento da cultura da empresa, geração de novos negócios e fidelização de novos clientes.
Tire proveito das forças do Instagram: as imagens e o forte engajamento.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!