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27 de setembro de 2021Não é novidade para ninguém que o marketing evoluiu muito nos últimos anos. Com a chegada da tecnologia, novos meios para impulsionar o seu negócio também chegaram, e por isso o marketing digital tem se expandido de maneira considerável.
Apesar de tudo isso, há um “segmento” do marketing que não acabou e que nem sequer dá indícios de acabar: trata-se da propaganda “boca a boca”, a famosa indicação da marca para que os clientes divulguem em seus círculos sociais, principalmente quando a marca investe na propaganda com alguma pessoa famosa e/ou de confiança para determinado tipo de produto.
No mundo digital de 2021, esses dois tipos de divulgação podem ser sintetizados em um tipo de pessoa, que são os influenciadores digitais. Muitos deles não são amplamente famosos como atores globais, mas são muitos conhecidos nos nichos que fazem parte.
Por exemplo, se você vende cosméticos, será interessante divulgar o seu produto por meio de um influenciador que foca em reviews de maquiagens, pois será uma pessoa que o público confia. Os influenciadores costumam ter milhares de seguidores, sobretudo no Instagram, e recebem um bom engajamento com seus conteúdos, mantendo um bom relacionamento com o público que interage, o que pode ser ótimo para a sua marca.
Ao aderir a esse tipo de estratégia, você estará impulsionando sua marca, criando um vínculo importante com o público que você deseja atingir e ainda poderá reter os seus clientes. Além disso, é imprescindível que uma empresa, hoje, esteja presente no mundo digital para além de um site comercial.
Marketing de influência e a evolução da marca
Conhecido também como “influencer marketing”, o marketing de influência é uma estratégia do marketing digital em que a marca faz parcerias com produtores de conteúdo para a divulgação de produtos.
Como foi dito anteriormente, essa estratégia funciona de maneira similar à propaganda tradicional do “boca a boca”, uma vez que será uma pessoa de confiança do público que divulgará um produto ou serviço. Esta pessoa, por sua vez, é capaz não só de influenciar a compra – ela criará um vínculo entre a marca e o público-alvo da campanha, que ganhará confiança na marca.
A marca que não está nas redes sociais perde clientes, principalmente clientes mais jovens, que consomem conteúdo a todo momento. Por isso a importância de focar em uma campanha de marketing digital, aliada à influenciadores digitais. Desta maneira, há a possibilidade de ampliar o leque de clientes e, de quebra, modernizar a estratégia de marketing da empresa.
Como aplicar o Marketing de Influência em seu negócio
Tenha objetivos claros
Para começar, é necessário ter bem claro em mente “Qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar?”
Tendo clareza do objetivo desejado, é necessário responder a outras questões:
- Como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?
- Qual o orçamento disponível?
- Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?
- Qual nicho de mercado você deseja atingir?
Existe público para todo tipo de produto, o mesmo serve para os influenciadores. Eles estão presentes em nichos de diversos tipos e tamanhos, e escalam facilmente o alcance daquilo que veiculam. Além disso, trabalham com diferentes formas de parcerias e monetização de seu trabalho.
Conheça seu público
Tenha bem definido quem é a sua persona. É muito importante conhecer mais a fundo quais são os seus hábitos e o tipo de conteúdo digital que ela consome. Essas informações vão ser peça-chave na hora de estruturar uma estratégia de marketing digital.
Dedique um tempo para entender melhor quais os canais digitais que seu público mais utiliza; quem são os influenciadores que eles acompanham; o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles, e assim por diante.
Busque pelos influenciadores certos
Trabalhar com um influenciador baseando-se apenas no número gigante de seguidores que ele possui pode ser pouco efetivo para sua estratégia.
Tendo em mente quem a sua marca deseja atingir, o próximo passo é buscar por influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao seu, levando em conta os canais, o tom de linguagem e até mesmo o comportamento de consumo deles.
Não escolha o influenciador somente pelo número de seguidores
É muito fácil contratar alguém com mais de 1 milhão de seguidores, e é mais fácil ainda encontrar pessoas que compraram esses seguidores. Porém, procure entender como ele está afetando seu público e quem exatamente está sendo influenciado por ele.
Um bom mídia kit e uma análise das postagens podem ser um ótimo ponto de partida para determinar se o público do produtor de conteúdo está alinhado com a sua persona.
E não pense que só as celebridades rendem bons resultados. Anunciar com elas é mais caro e mais concorrido, por isso nem sempre é a melhor opção, até porque o público desse tipo de influenciador é menos segmentado.
Planeje suas ações
Após encontrar o influenciador ideal para sua estratégia, basta entrar em contato com ele para conversar sobre a contratação e alinhar como a ação será realizada.
Caso o influenciador concorde em trabalhar com a sua marca, formalize o acordo por meio de um contrato e estruture a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes, como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.
Alinhe sua parceria
Tire um tempo para conversar com o influenciador e deixe claro para ele qual o objetivo da marca e o que você precisa que seja produzido. Deixe que ele também fale sobre sua relação com a marca e colabore com ideias, assim vocês alinham a abordagem e as expectativas.
Definir como será o pagamento e falar sobre os direitos de uso do conteúdo e imagem pela marca também são questões importantes. Além disso, os posts devem indicar quando se tratam de publicidade.
O consumidor não gosta de se sentir enganado por algo que ele achou que seria orgânico, e no fundo, era uma publicidade disfarçada. Isso afeta a relação de confiança e prejudica a marca de ambos. Lembre-se que marketing de influência está diretamente ligado à autenticidade.
Entenda a diferença entre tipos de influenciadores
Para realizar o Marketing de Influência, você precisa conhecer os diferentes tipos de influenciadores, para que assim, possa organizar uma estratégia bem-sucedida.
Com frequência, você fica sabendo de influenciadores de plataformas específicas, seja do Instagram, do YouTube ou outras. Mas a plataforma é, na verdade, apenas o canal de distribuição do seu conteúdo.
Para de fato entender os diferentes tipos de influenciadores, precisamos analisar os micro-influenciadores e os macro-influenciadores (celebridades).
Micro-influenciadores
Micro-influenciadores não são celebridades, mas sim usuários de redes sociais comuns que conquistaram seguidores com pensamento parecido, e normalmente têm entre 1.000 e 10.000 seguidores engajados.
Embora o número de seguidores possa ser menor que o das celebridades, seus públicos-alvo são engajados e interagem com o conteúdo que esses criadores publicam.
É mais barato para uma marca colaborar com um micro-influenciador do que com uma celebridade. Embora o alcance não seja tão alto com apenas uma colaboração, é muito mais segmentado, ou seja, direcionado a um público específico.
Macro-influenciadores (celebridades)
Influenciadores celebridade (ou macro) são aquelas estrelas com grandes nomes e com mais de 100 mil seguidores, senão milhões de seguidores.
Trabalhar com esse tipo de influenciador facilita o alcance a grandes números de indivíduos e associa sua marca ao nome de grandes estrelas, fortalecendo a sua estratégia de branding. No entanto, isso acaba saindo muito mais caro, tornando a barreira de entrada muito mais alta para muitos negócios.
Trabalhar com celebridades não é o ideal para todas as marcas, mas as estratégias mais bem-sucedidas com frequência tentarão equilibrar os dois tipos de influenciadores para alcançarem o impacto máximo.
Um ponto importante dos influenciadores macro ou celebridades é que as marcas devem ter cuidado com a exposição vinculada a eles. Em resumo, é preciso escolher bem com quem você deseja trabalhar e se associar para que essa pessoa tenha valores semelhantes ao da sua marca.
Correr o risco de apoiar alguma celebridade que venha a realizar alguma ação contrária aos valores da sua marca pode resultar em perda de clientes e na necessidade de ruptura instantânea com o influenciador.
Nano-influenciadores
Embora não se fale muito sobre eles, os nano-influenciadores também existem. São aqueles com menos de 1.000 seguidores, que estão em nichos muito pequenos, mas com alto nível de engajamento.
Assim como os micro-influenciadores, esse grupo – apesar da pequena audiência, pode-se dizer que exerce uma influência mais intensa com quem os segue.
Potencialize o alcance da sua marca com estratégia e pessoas certas!
A escolha das suas parcerias faz total diferença para que a sua marca ganhe visibilidade, confiança, e claro, seja bem-sucedida no mundo dos negócios digitais.
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