5 dicas imperdíveis de como atrair clientes para sua empresa
8 de maio de 2018Orçamento de marketing: saiba quanto investir na sua empresa
15 de maio de 2018As métricas financeiras representam uma das formas mais eficazes e ágeis de gerir um negócio. Elas constituem uma maneira estruturada e concisa de avaliação de elementos críticos da operação, possibilitando conclusões assertivas em curtos espaços de tempo.
Sendo assim, diante do dinamismo atual do mercado, empresas de todos os portes e segmentos precisam de métricas coerentes para mitigarem os riscos de suas atividades e manter o controle sobre variáveis que reflitam o equilíbrio organizacional.
No artigo de hoje entenderemos o que são essas métricas, como estabelece-las para que elas reflitam a saúde da sua empresa e como controla-las de maneira adequada para chegar a resultados continuamente melhores.
O Que São KPI’s
As métricas a que nos referimos também podem ser definidas como KPI’s, ou Key Performance Indicator (Indicador-chave de Performance). Tais elementos são itens utilizados como medidas de aspectos críticos do negócio, servindo como sinalizadores de atividades que fogem aos resultados esperados.
Sendo assim, eles seguem a seguinte dinâmica:
- Determina-se um fator de interesse a ser medido.
- Define-se o padrão considerado adequado para ele. Uma boa forma de realizar isso é por meio de Benchmarking de mercado.
- Estabelece-se o setor e a forma correta de apuração.
- Acompanha-se o desempenho ao longo do tempo.
- Quando o valor fica abaixo, buscam-se os motivos e a forma adequada de corrigi-lo.
- Quando o valor fica acima repetidamente, em geral, é hora de estabelecer uma meta mais desafiadora.
O grande desafio desse processo está em identificar os KPI’s que irão refletir de maneira adequada aspectos críticos do seu negócio. Se eles tiverem pouco significado, não servirão como parâmetros para o processo de tomada de decisões e apenas consumirão tempo de apuração e análise. Assim, é preciso escolher com cuidado as métricas que serão utilizadas.
Métricas Financeiras
A gestão financeira é uma das atividades organizacionais que mais faz a utilização de indicadores. Por lidar com um assunto de extrema criticidade, ela se mune de uma miríade de valores absolutos e percentuais para refletir a saúde do negócio.
Sendo assim, é essencial que você escolha com cuidado os itens que irá controlar para manter uma visão consistente dos seus resultados. Algumas das principais métricas financeiras empresariais para você iniciar sua gestão são:
Retorno Sobre o Investimento (ROI): esse indicador mede o quanto você ganha em relação àquilo que gasta. É essencial para você saber se o dinheiro investido no negócio tem valido a pena, frente a outras oportunidades.
Ponto de Equilíbrio: o ponto de equilíbrio serve para medir o valor mínimo de vendas que você deverá realizar em certo período para que suas receitas superem os custos.
Giro de Estoque: este indicador serve de métrica tanto para seu controle financeiro como para sua gestão de estoque , uma vez que se encontram intrinsicamente ligados. Basicamente, ele reflete o número de vezes que você consumiu seu estoque médio no período de um mês.
Indicador de Custos: esse é um indicador que sofre grande variação dependendo do setor de atuação. Em geral, ele estabelece um determinado percentual de custos que é saudável frente à lucratividade do negócio.
Lucratividade: esse representa o indicador mais básico de qualquer negócio, uma vez que mostrará automaticamente se você tem operado no vermelho ou se tem tido lucro.
As Gestão de Indicadores
Para serem efetivos, indicadores precisam ser geridos. Não basta medi-los. Você precisará de rituais de gestão, nos quais eles sejam devidamente apresentados, analisados e decisões consistentes sejam tomadas com base no que eles refletem.
Uma ótima ferramenta para suportar esse processo é o sistema de gestão ERP. Trata-se de um recurso que conta com diversas opções de relatórios que agilizam e facilitam o seu acesso às informações, tornando a gestão de indicadores uma atividade natural.
A partir daí você terá um ciclo completo onde os números são elementos efetivos em seu controle empresarial.
As Métricas Financeiras e a Saúde do Negócio
Como já discutido, a gestão na atualidade conta com um ritmo intenso de mudanças e decisões. Quem se perde corre o sério risco de ficar para trás. Sendo assim, você precisará de elementos que, assim como os sintomas para um médico, te ajudem a identificar os pontos de sua organização que demandam alguma intervenção.
Por isso os indicadores são tão importantes. Tratam-se de itens que, de forma concisa e direta, refletirão que algo não está funcionando como deveria e te conduzirão até as ações que você deve tomar.
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.