Autogestão: Guia básico para adotar na sua empresa com sucesso
21 de fevereiro de 2018HTTPS: Tudo o que você precisa saber sobre Certificado SSL
23 de fevereiro de 2018Você sabia que vários empreendedores mantêm suas empresas sem saber exatamente quais são seus lucros ou possíveis prejuízos? Eles simplesmente vão levando, fazendo vista grossa, até que são “surpreendidos” pela falência.
Esperamos que você não seja um desses. E foi para te alertar contra hábitos que podem te fazer cometer esse tipo de erro que criamos este artigo. Quer aprender a manter a saúde financeira da sua marca? Continue lendo.
Saúde financeira: entendendo o conceito
Primeiramente é preciso enxergar uma empresa como um verdadeiro organismo. Ou seja, um conjunto e de órgãos ou aparelhos que, trabalhando juntos, são capazes de manter um corpo vivo e em funcionamento.
Mas pense um pouco: manter-se vivo e em funcionamento não é suficiente, não é mesmo? Mais do que isso, é preciso também estar saudável e em plena harmonia para garantir produtividade e 100% de aproveitamento.
Basicamente, o melhor é que as dívidas estejam pagas, tenha-se lucro real,haja um valor separado para eventuais imprevistos e, claro, que não haja dívidas. Isso só poderá ser garantido através de muito planejamento e disciplina.
Sinais de uma saúde financeira de qualidade
Existem algumas coisas que tranquilizam os empreendedores ao avaliarem se suas empresas estão indo bem ou não. Aspectos como a ausência de dívidas, a folha de pagamentos devidamente quitada e demais despesas pagas são alguns sinais evidentes no controle financeiro.
Mas será que esses indícios são os únicos para determinar a solidez e saúde financeira da sua empresa? Eu te digo que não. Existem outros extremamente relevantes que devem entrar na lista. São eles:
Constância das despesas
Alguns imprevistos e despesas variáveis sempre surgem, mas até esses devem ser previsíveis, constar no planejamento e manterem certa constância. Se suas despesas continuam crescendo de forma desproporcional ao lucro, isso significa que você tem um grande problema.
Custo de aquisição de clientes
É preciso manter os clientes antigos e prospectar novos. Esse processo, além de indicar que você possui um bom produto ou oferece um excelente serviço, garante à sua empresa várias formas de gerar receita.
Além disso, é importante saber que fidelizar clientes sai bem mais em conta do que atrair novos.
Crescimento da receita
É preciso que sua receita mantenha certo ritmo de crescimento. Isso não significa que ela deva apresentar grandes elevações de valores.Pequenas e constantes taxas de aumento podem ser um excelente sinal de que seu negócio possui uma excelente e sólida saúde financeira.
Para fazer isso da forma correta, é imprescindível que a empresa tenha um controle do fluxo de caixa minucioso e efetivo.
Falando em soluções
Com tantas coisas para gerir ao mesmo tempo, afim de manter um financeiro bem-sucedido, é claro que podemos nos deparar com o cansaço, sobrecarga e, até mesmo, não saber o que fazer.
No fim das contas, são tantos papéis e documentos, que é extremamente comum se atrapalhar um pouco com a organização que tudo isso exige. O bom é que podemos contar com algumas ferramentas, como o software ERP, que podem otimizar bastante nosso tempo e serviço.
Essa ferramenta oferece serviços como controle do fluxo de caixa, gerenciamento de contas que precisam ser pagas e recebidas, controle de estoque e tudo mais que esteja envolvido com o controle financeiro.
Dessa forma, o empreendedor pode dar adeus à papelada e cuidar de toda as suas finanças através de uma plataforma só.Essa praticidade que a tecnologia nos oferece é simplesmente excepcional.
Isso porque sabemos que organizar e manter uma organização efetiva não é atividade fácil, principalmente nos dias de hoje em que estamos sempre com mais de uma ocupação por vez.
Percebe como sua empresa é um grande organismo que depende do funcionamento harmônico de vários setores? É preciso ter cada um deles sobre controle, planejamento e disciplina.
Só dessa forma será possível construir uma saúde financeira verdadeiramente sólida. Como você cuida disso aí dentro do seu negócio?
Este artigo sobre saúde financeira foi útil para você? Com ele, esperamos ter trazido para você soluções realmente eficazes para você manter a segurança e eficiência no seu negócio. Seguindo as dicas que damos aqui, fica fácil. Experimente! Caso possua alguma dúvida, deixe seu comentário, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.