Como elaborar um planejamento de Marketing de Conteúdo?
7 de setembro de 2021Growth Marketing: saiba o que é e como usar em sua empresa
15 de setembro de 2021Transformação Digital e Ágil – você com certeza já deve ter ouvido falar nessa expressão, certo?
Muitos negócios vão acabar, muitos vão se transformar e muitas empresas ficarão perdidas no limbo… É o que mostra o cenário puramente racional e VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) dos negócios.
Para você ter uma noção da “liquidez e rapidez” de como o comportamento humano vem se transformando com a tecnologia, se liga nessa estatística:
Para alcançar 50 milhões de pessoas…
- O Telefone levou 75 anos;
- A TV levou 13 anos;
- O Facebook levou 3 anos e meio;
- O Angry Bird levou 35 dias;
- E o Pokemon Go, apenas 17 dias!!!
As coisas estão acontecendo muito rápido? Obviamente que sim. E quem dominará neste cenário? Líderes com mentes e corações ÁGEIS, pois só eles terão o alicerce para trazer a TRANSFORMAÇÃO HUMANA e DIGITAL no centro de todos os processos.
A seguir você conhecerá mais sobre:
- Cavando um pouco mais fundo no que se trata de Transformação Digital…
- O perfil dessas pessoas que inovam por meio das tecnologias;
- As mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus;
- A conclusão que podemos tirar de tudo isso;
- [Bônus] Case Magazine Luiza;
- [Bônus] Conhecimentos complementares;
Cavando um pouco mais fundo no que se trata de Transformação Digital…
Inovação e transformação digital de nada valem se você não tem pessoas qualificadas, em constante desenvolvimento, e preparadas para as mudanças, que vão desde o setor operacional até o setor da liderança.
A tecnologia digital e ágil deve ser uma competência de toda a organização. É de humano para humano. Transformação digital e agilidade não podem ser um fim, mas um meio para alcançar os resultados necessários.
Liderança é mais importante que a tecnologia. Sem liderança não há transformação digital. Sem liderança não há resultado. E não existe um líder só, porque liderança não é um cargo, é um comportamento (liderança situacional).
Esses foram alguns dos grandes insights que Carlos Silva Jr., CEO da Conexão Ágil e especialista em Inteligência de Negócio, Transformação Digital, Ágil e Business Agility, compartilhou na última live que fizemos juntos.
De nada vale investir pesado em ferramentas e tecnologias de ponta, quando a organização não gasta um centavo no treinamento e no desenvolvimento do seu time interno.
As pessoas querem mudança mas não querem mudar, porque mudar é desconfortável, exige tempo, esforço e persistência.
“O progresso não pode ser gerado quando você está satisfeito com as situações existentes.” foi o que Taiichi Ohno sabiamente disse uma vez.
De nada vale querer inovar se a cultura organizacional não tem PESSOAS no centro de cada processo.
A tecnologia não faz milagres sozinha, e muito menos traz inovação e transformações ágeis. Ela é um meio para tal. São as pessoas, que estão por trás dessas tecnologias, que farão com que os sejam resultados efetivos e frutíferos.
E quando se trata de Agilidade, segundo Carlos, agilidade não se implanta, se MEDE. Todos nós já somos ágeis. “A execução das práticas dos frameworks não o torna ágil. Elas são apenas um meio de alcançar a agilidade”.
E qual o perfil dessas pessoas que inovam por meio das tecnologias?
Pessoas com espírito de liderança 2.0, empreendedorismo, dinamismo na captação de mudanças, foco e resultado, entendedor de problemas, futurista, aprendizado ágil (aprendem a desaprender para reaprender constantemente), espírito humanitário e colaborador (ter a percepção das pessoas e contribuir com o desenvolvimento delas), obsessão no cliente, inconformismo, criatividade, saber praticar a autogestão em qualquer situação.
Tão importante quanto ter esse perfil e essas habilidades, é compreender o propósito e o objetivo da empresa, de cada projeto e de tudo aquilo o que você faz.
Então eu te pergunto: Você conhece os objetivos da sua empresa?
Se a sua resposta foi SIM, você está trilhando um caminho assertivo.
Se a sua resposta foi NÃO, então qualquer caminho serve. Você não vai saber responder o porquê você existe dentro da empresa… Apenas para executar? Mas como você vai executar algo que dê resultado, sendo que você não sabe qual é o objetivo?
É como o próprio Peter Drucker já falava e que resume perfeitamente isso: “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito.”
As mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus
A pandemia trouxe comportamentos diversos nas empresas com relação à transformação digital e ágil:
- as que tentaram recuperar o tempo perdido para tentar sobreviver;
- as que ficaram estagnadas e paralisadas;
- as que começaram a fazer coisas sem saber o porquê, sem objetivo;
- e as que se fortaleceram ainda mais, uma vez que já estavam investindo no desenvolvimento e em inovações ao longo da sua trajetória empreendedora.
E por fim, a minha pergunta ao Carlos foi: Qual empresa, na sua percepção, está evoluindo e trazendo grandes exemplos de inovação, transformações humanas e digitais?
A resposta foi: Magazine Luiza – a empresa que eu também mais admiro e que vem revolucionando cada vez mais o meio digital.
Está aí um ótimo case a ser estudado… Bora entender um pouco mais?
Case Magazine Luiza
Magalu é, de longe, uma das maiores e mais importantes redes de varejo do Brasil, e acima de tudo, é inspiração para todo empreendedor! Não é a toa que a empresa teve uma valorização de mais de 1.000% em apenas 4 anos…
Migrar de “uma empresa tradicional que tinha canal digital” para “uma plataforma digital com pontos físicos e calor humano” era o objetivo.
De entregadores a vendedores, atendentes online à diretoria: todos passaram a utilizar o app online para reportar seu atendimento e receber feedback dos clientes. Mas trazer o digital como parte da essência de todos os colaboradores, para chegar em resultados tão surpreendentes, foi preciso uma mudança de dentro para fora.
Luiza Labs: a transformação começa em casa
Luiza Labs é o laboratório de tecnologia e inovação do Magazine Luiza. É através deste laboratório que a marca controla e explora todo o seu poder tecnológico todos os dias, envolvendo centenas de colaboradores na operação, onde elas idealizam, experimentam, erram, tentam novamente, mudam de estratégia e persistem até chegarem no objetivo desejado.
Atualmente são mais de 500 profissionais reunidos no Luizalabs, que começou de forma tímida com quatro pessoas dentro de uma sala de massagem desativada do Magazine Luiza.
Obsessão no cliente, fidelização do cliente, comportamento do consumidor, experiência com a marca, user experience… esses são só alguns exemplos de foco que a empresa busca inovar cada vez mais, trazendo as ferramentas certas como meio para isso.
Mas se você pensa que a digitalização acontece somente no e-commerce, você está muito enganado… Toda a transformação e investimento no meio digital também foram incorporados às lojas físicas, até porque com toda sua bagagem varejista, a Magalu sabe que o consumidor do comércio físico também deseja agilidade e um bom atendimento.
Mobile Vendas, Mobile Montador, Mobile Estoquista, MagazineVocê, Magazine Luiza App, Mobile Entrega, Lu no WhatsApp, Bobby foram só alguns dos frutos de muito sucesso que nasceram diretamente do coração da Luiza Labs.
Além também de serem referência em Marketplace, Brand Persona (A Lu) e Multicanalidade, onde tudo isso converge para continuar trazendo resultados ainda mais expressivos quando se trata não apenas de vendas, mas de empatia e a fidelização de toda a cadeia: dos clientes internos, externos e parceiros.
Para além das campanhas: entenda o que muda na relação entre anunciante e agência com a transformação digital
A transformação digital veio com uma mudança estrutural na relação entre cliente e agência. Muito além de campanhas de marca, as agências têm desenvolvido novas habilidades, buscando se tornar parceiras ainda mais estratégicas do cliente, de olho na adoção de novas tecnologias, uso de dados e uma maior sofisticação na mensuração de suas campanhas.
O sucesso tem como base a informação. Com o online e o offline trazendo aprendizados contínuos, agora todo profissional desse mercado precisa criar também a partir de dados, ou seja, ter domínio das tecnologias disponíveis para executar seu trabalho com eficiência.
Um estudo realizado pela Forrester a pedido do Google com marcas e agências de diversos países revelou que 71% dos entrevistados disseram que irão precisar do suporte de suas agências para atividades relacionadas à Commerce nos próximos três anos.
Diante desse panorama, qual o papel do criativo para alcançar melhores resultados? Que oportunidades estão se abrindo no universo de Commerce para as agências? Com a apresentação de André Castro, convidamos Brian Crotty, Head de Transformação da agência AlmapBBDO, para responder essas perguntas e apontar os desafios das agências para se adequarem às novas necessidades do mercado.
Escute o episódio do podcast Commerce Connections On Air:
E qual a conclusão de tudo isso?
Que, mais uma vez, nada adianta se preocupar com inovação se não estamos dispostos a mudar. Toda transformação exige mudança constante… mudança de mindset e mudança de comportamento.
A Magazine Luiza é um exemplo de transformação constante, onde tudo se iniciou com base em seus valores, visão, crenças e propósito, de forma com que cada colaborador absorvesse tudo isso por meio da cultural organizacional.
Tudo isso se traduz em liderança, autonomia, autogestão, flexibilidade, confiança, adaptabilidade, criatividade, relacionamento, empatia (…) – em outras palavras, o sucesso se inicia no desenvolvimento das habilidades Socioemocionais, isto é, das Soft Skills – desenvolvimento do seu comportamental e do seu mindset.
Conhecimentos complementares
Aqui estão informações valiosas para complementar e enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e aprendizados acerca do universo da Transformação Digital:
Livros recomendados:
- Mindset, Carol Dweck;
- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman;
- Transformações Exponenciais: O manual ExO Sprint para que sua organização evolua navegando na indústria disruptiva e mude o mundo para melhor, Francisco Palao;
- Comece pelo porquê (Golden Circle), Simon Sinek;
- Ikigai. Os Segredos dos Japoneses Para Uma Vida Longa e Feliz, Héctor García;
- Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana, Frederic Laloux;
- Nosso iceberg está derretendo, John Kotter;
- Não é assim que fazemos isso aqui, John Kotter;
- Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a Força das Emoções
Vídeo recomendado:
Faça com que o seu negócio também esteja surfando na crista da onda da transformação digital! ?
A escolha das suas parcerias faz total diferença para que a sua marca ganhe visibilidade, confiança, e claro, seja bem-sucedida no mundo dos negócios digitais, considerando tantas mudanças e transformações quando se trata do universo online.
? P.S 1: A nossa tripulação tem o prazer de te ajudar a desenvolver um planejamento consistente de Marketing, de modo que você não perca mais nenhuma oportunidade em potencial! Entre na nossa sala de comunicação e venha bater um papo conosco, sem compromisso. ??
? P.S 2: Quer ver mais dicas sobre como ter resultados com a sua estratégia digital? Navegue em nosso blog e conheça mais sobre o universo do Marketing e Vendas!
Empreendedor: Fique atualizado e conectado! ??
Aqui na nossa Nave, temos um grupo no Telegram com Empreendedores / Empresários de diversos nichos de mercado, com o objetivo de promover muito networking profissional e trazer uma curadoria completa de notícias e informações relevantes sobre o mundo dos negócios que oferecemos gratuitamente!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.