Como divulgar meu produto ou serviço sem gastar muito?
7 de dezembro de 2022Segmentação de público: o que é e a sua importância para um negócio
8 de fevereiro de 2023Sabemos que mesmo com as relações B2B, clientes e prospects demandam atualmente formas imediatas de contato. E com isso, querem um canal em tempo real para o atendimento. Saiba que essa é uma das principais tendências em mídia.
Trazendo esse ponto para a realidade brasileira, as mídias estão sendo cada vez mais solicitadas e inovadoras.
Continue a leitura e saiba quais serão as maiores tendências em mídia para este e os próximos anos. Boa leitura!
Expectativas e projeções para as tendências em mídia
Para 2023, a IAB estima que o investimento em mídia na publicidade deve aumentar cerca de 5,9% dentro da comparação anual, dentre eles:
- Categorias de B2B cerca de 20,8%;
- Viagens 20,6%;
- Restaurantes e bebidas 17,1%;
- Serviços financeiros 11,1%.
Já a pesquisa da WARC projeta uma expectativa mais conservadora. A empresa de inteligência de marketing espera um crescimento da mídia em 2023 de 2,6%.
De uma forma geral, o investimento em mídia paga deve ser feito de maneira inteligente.
7 tendências em mídia para 2023
Grande parte das tendências de mídia estão sendo esperadas para quase todas as empresas, os dados mencionados são baseados em pesquisas. Confira a seguir cada uma dessas tendências levantadas pelos estudo:
Tendências em mídia #1: Inflação e seu impacto
Três fatores são responsáveis por indicarem que a mídia e o marketing não escapam dos impactos da inflação que vieram junto da pandemia de Covid – 19. São eles:
- Redução no poder de compra do consumidor;
- Aumento nos gastos com assinaturas;
- Alta dos custos com publicidade.
Além disso, 2023 pode ser o momento ideal para investimentos, tendo em vista que os consumidores passaram a aceitar mais a publicidade em sua rotina.
Com essas altas nos custos, o conteúdo financiado também se tornou mais prático, ou seja, se tem um momento propício para investir em publicidade online, essa é a hora!
Tendências em mídia #2: Sustentabilidade na mídia
Foi divulgado que o número de campanhas vinculadas a temas sociais e ambientais triplicou desde 2016.
Tudo se deu pelo fato de que os consumidores estão mais preocupados com assuntos de sustentabilidade, fazendo com que afetem inclusive em suas decisões de compra.
Além disso, o Global Sustainability Sector Index destaca que quatro em cada dez pessoas já deixaram de finalizar uma compra por conta da falta de impacto ambiental.
Tendências em mídia #3: Aumento das ações em vídeo
Essa é uma tendência que as agências de SEO (otimização para o Google) estão considerando muito importantes para o mercado.
Os vídeos já estavam sendo critério importante para ranqueamento, e agora devem ser bem trabalhados pelas empresas.
Contudo, um estudo da Kantar IBOPE Media, mostrou que no Brasil quase 98% das pessoas consomem conteúdos em vídeo, o que torna essencial para os anunciantes elaborarem estratégias sobre o assunto, driblando o desafio de encontrar caminhos exclusivos em meio a tamanha diversidade para anúncios.
Aqui vão alguns conteúdos para te ajudar:
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Tendências em mídia #4: Uso de dados
O uso de dados evoluiu, sendo uma boa tendência para a mídia no próximo ano.
O Google adiou o fim das cookies de terceiros para o segundo trimestre de 2024, o que automaticamente dá mais tempo para que as empresas consigam se preparar.
Uma pesquisa realizada pela Kantar indica que os profissionais de marketing devem ir experimentando sistemas de dados com base em proxy e publicidade contextual.
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Tendências em mídia #5: Aplicação de novas tecnologias
As novas tecnologias devem ser mapeadas pelas empresas, mas algumas estratégias mais conhecidas, se não implementadas, devem ser consideradas.
Por exemplo, validar o CRO do seu site para identificar como está o desempenho do mesmo.
Além disso, um estudo da Média Trend & Predictions para 2023 as TVs conectadas vão facilitar novas formas de publicidade, desenvolvendo capacidades de publicidade. Tudo pensado para expandir o alcance.
Estima-se ainda que o setor cresça até 2024 aproximadamente US$30 bilhões!
Tendências em mídia #6: O fim dos cookies
Após muitas idas e vindas, a partir do segundo semestre de 2024 pode ocorrer o fim dos cookies de terceiros.
O prazo foi estipulado pelo Google para que seja encerrado de uma vez por todas.
Para muitos, a solução visa o fortalecimento das segmentações internas e a integração com demais fontes de dados, como por exemplo, os publishers, garantindo a eficiência do marketing.
Tendências em mídia #7: Publicidade e gamificação
A gamificação vem chegando como uma oportunidade bem interessante para as marcas.
Essa tendência de mídia para 2023 mostra novas iniciativas para o desenvolvimento de plataformas, permitindo às marcas anunciarem mais.
De toda forma, o investimento em mídia deve ser feito de maneira inteligente.
Mudanças previstas no comportamento do consumidor, pressões do mercado e a consolidação de novas plataformas, estão cada vez mais exigindo estratégia das marcas.
Para entender melhor e aplicar as tendências de mídia no próximo ano, é preciso contar com profissionais altamente capacitados e atualizados. Nosso foco é te ajudar a criar valor e autenticidade, tornando-os mais lucrativos e duradouros. Embarque na nossa Nave você também, e faça com que o seu negócio seja único!
?Este artigo foi desenvolvido em parceira com a migronauta Paula Moraes.
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