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17 de fevereiro de 2022Atualmente, muitas empresas reconhecem a importância de ter um bom marketing digital e estratégias eficazes para divulgação.
Afinal, isso resulta em um sólido relacionamento com o cliente e também aumento nas vendas.
No entanto, muitos ainda não querem ou desconhecem a importância de ser um digital influencer para a própria marca. O seu papel consiste em gerar valor para a marca e passar confiança para os seus consumidores.
Para entender melhor, continue a leitura e entenda o que são influenciadores digitais (digital influencers) e qual a sua importância no mercado.
Boa leitura!
O que faz um digital influencer
Um digital influencer é um profissional destinado para produzir conteúdos, utilizando mídias digitais, focando sempre em influenciar o comportamento dos seus seguidores. Ou seja, ele promove conteúdos de produtos para um público segmentado.
Portanto, pode ser considerado uma vitrine para mostrar seus produtos e fazer com que a marca seja reconhecida.
Diferente de um vendedor, um digital influencer busca agregar valor através de sua autoridade e promover o reconhecimento da marca, seja online ou offline.
Esse profissional pode atuar por meio dos mais variados canais, aproveitando a audiência de cada um e criar conteúdos, que divulguem a marca de forma natural e sempre próxima ao público.
Onde um digital influencer atua
Por serem formadores de opiniões dentro de ambientes digitais, um digital influencer pode atuar em variados meios, como Facebook, Instagram, Blogs, WhatsApp, Canal no Youtube e TikTok.
Com uma enorme audiência e junto dos seguidores, são capazes de criarem conteúdos que divulguem a empresa de forma natural, em diversos canais distintos, atingindo públicos e personas diferentes, se for o caso do seu negócio.
Como medir ações com digital influencer
É importante medir as ações para saber se os resultados estão sendo positivos.
A forma mais comum das métricas é o cálculo do ROI com influencers.
Algumas maneiras são:
Ter objetivos claros desde o início
Deixe claro quais objetivos deseja alcançar com o auxílio dos digitais influencers.
Os esforços não serão válidos se a sua ideia é apenas aumentar os números de vendas sem focar nas ações da marca.
Então, tenha o objetivo final em mente antes mesmo de iniciar uma campanha.
Criar campanhas com a mensuração em mente
Tenha uma maneira de mensurar a eficácia das suas campanhas.
Use links e cupons de descontos exclusivos, existem ideias de brindes baratas e que podem ser uma ótima ideia para garantir bons acessos.
Calcule custo-benefício
Para efetuar o cálculo do ROI de uma campanha de digital influencer, divida o valor investido com divulgação pelo resultado obtido.
Esse resultado pode ser o número de visualizações, cadastro ou retorno em vendas.
Quanto menor o custo unitário, melhor será o resultado.
Qual o papel do digital influencer para as empresas
Um digital influencer tem como responsabilidade divulgar o conteúdo para auxiliar a empresa.
Ele utiliza das redes sociais e ferramentas de marketing para expressar análises e influenciar a opinião dos consumidores e seguidores.
Essa influência ocorre com base em publicações que podem ser de texto ou vídeos online, e ambas são seguidas por um determinado público.
Ou seja, esse profissional precisa compreender as personalidades e gostos do seu público para que o conteúdo o atinja sempre de maneira positiva e obtenha resultados esperados.
Como selecionar os melhores digitais influencers para a marca
Não basta apenas escolher qualquer digital influencer… É fundamental realizar um planejamento e analisar se o escolhido realmente tem o perfil que a sua marca precisa, e que irá ter o match ideal com a sua persona.
Três pontos devem ser considerados para o processo de escolha ser mais prático:
1- Conheça bem o seu público
É fundamental conhecer quem são os responsáveis por comprar na sua empresa.
Tendo as informações dos clientes, é mais fácil saber qual público quer alcançar e qual o perfil ideal de um digital influencer para atender a sua empresa.
2- Solicite um mídia kit
Trata-se de um conjunto de materiais que são utilizados para uma apresentação do trabalho e empenho do digital influencer dentro das redes sociais.
Um mídia kit mostra quantidade de seguidores no perfil, alcance de publicações, engajamento e propostas de valor, o que torna a escolha ainda mais simples.
3- Defina os preços para o trabalho
Em alguns casos, o digital influencer aceita seus produtos em troca da divulgação.
Porém existem aqueles que só prestam serviço com investimentos financeiros.
Nesse caso, negocie as ações e valores a serem cobrados, chegando em um valor justo para todos – Lembre-se: deve ser uma parceria ganha – ganha.
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Como se tornar um digital influencer para sua marca
Ser um digital influencer está muitas vezes ligado ao número de seguidores nas redes sociais.
Não existe uma maneira certa ou errada de se tornar um digital influencer, por esse motivo:
- Escolha um nicho;
- Defina uma rede social;
- Crie conteúdos relevantes;
- Tenha mídia kit;
- Registre sua marca.
Uma coisa é certa, utilizar digitais influencer ou se tornar um, pode resultar em excelentes taxas de conversão e ainda potencializar a sua marca.
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?? Este conteúdo foi originalmente desenvolvido pela nossa parceira-migronauta, Paula Moraes.
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