4 dicas para chamar atenção dos clientes online
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16 de julho de 2020As lives não eram tão comum assim. Hoje podemos entrar em nossas redes sociais em qualquer horário e ver as pessoas falando ao vivo sobre todos os assuntos que você pode imaginar.
A maioria das redes sociais hoje em dia possui a ferramenta de transmissão ao vivo e o melhor de tudo, é que dependendo da rede essa pode ser uma ferramenta totalmente gratuita.
Calma, usar essa ferramenta nova sem um planejamento pode trazer problemas e resultados inesperados, como é o exemplo daquela ‘má impressão’ que fica sobre você e/ou sua marca.
Neste artigo, iremos trazer tudo o que você precisa saber para fazer uma live incrível! Continue com a gente e você aprenderá sobre:
- O que é uma Live
- Como aproveitar essa onda
- Nove dicas para uma live incrível
- Como colocar em prática!
Quer saber como funciona uma Live?
A live é um serviço de transmissão ao vivo e é em tempo real, como se fosse um programa ao vivo de televisão (só que nas redes sociais), onde é possível interagir com quem está te assistindo. Por isso, é uma ótima ferramenta para tirar dúvidas, conversar e interagir com seu público.
No começo, as lives eram somente para quem realmente entendia do assunto, para quem tinha uma certa experiência e possuía equipamentos de ponta, mas hoje com o Facebook, Instagram e YouTube tudo ficou mais acessível. Qualquer pessoa e marca pode fazer uma transmissão ao vivo clicando no botão “iniciar transmissão ao vivo” a qualquer momento.
Como esta ferramenta faz parte da internet, é uma grande oportunidade para que você alcance diversos públicos e potenciais clientes. Mas lembre-se: a qualidade dos resultados está intrinsecamente relacionada à qualidade do seu conteúdo que está sendo disseminado.
Uma ótima oportunidade para os negócios: aproveitar a onda das lives
Qualquer ferramenta que pode ser usada para fazer um bom marketing digital é sempre bem vinda. A melhor estratégia é seguir as novas tendências sempre! Em alguns casos, é bastante evidente que as lives tem mais visibilidade que os vídeos gravados.
As pessoas consideram as transmissões ao vivo com uma urgência maior, afinal, quando você grava um vídeo e o posta, ele pode ser guardado e ser visto em qualquer momento, ao contrário das lives, que em algumas ferramentas, é possível disponibilizar a gravação em até 24h, apenas. Como a sensação de perda é sempre maior, isso faz com que as pessoas dêem mais atenção e tenham mais interesse nas transmissões.
O mais legal sobre as lives também é que elas podem ter a finalidade que você desejar: desde a apresentação de um novo produto, serviço, até perguntas, respostas e sugestões.
Vamos imaginar que você trabalha com software controle de vendas e precisa de dicas para o seu negócio crescer, está no lugar certo, pois o marketing é fundamental e com a ajuda das lives que estão bombando tudo fica mais fácil para lhe ajudar.
Empresas que se preocupam com o seu marketing digital, estão aproveitando e criando seus conteúdos ao vivo. Para que você não fique de fora dessa onda, daremos nove dicas fundamentais para que você tenha uma live de sucesso:
1- Crie um roteiro para a sua live
Saiba o que irá falar para não cometer erros. Defina o tema que irá abordar na live, planeje pauta por pauta. Você quer vender algo? Pretende responder perguntas dos clientes? Mostrar “por trás dos bastidores” da empresa e como entregam os serviços? Tenha tudo o que precisar anotado com antecedência, use ferramentas de organização para deixar tudo bem planejado.
2- Defina qual o público que você deseja alcançara
Se você já possui uma certa presença nas redes sociais, com certeza a sua empresa já tem um certo público. Agora a única coisa que você precisa é expandi-lo. Portanto, é muito importante definir esse público e procurar meios de chamar a atenção dele. O que atrai a atenção da sua persona?
Use as redes sociais para procurar seu público alvo, pesquise e se inspire em empresas relevantes no mercado com presença digital forte e autêntica. Busque por estas referências que sirva para o seu propósito.
Personas – O que é e guia básico para você criar a sua persona
3- Monte um cenário
Pode parecer fútil, mas um cenário bem feito prende a atenção de quem está assistindo sua transmissão. Escolha um local com uma luz adequada e espaço para se mover e mostrar os seus produtos, livros e outras coisas que possam ser relevantes para elas.
Procure um espaço calmo e sem barulho, você não vai querer interrupções desnecessárias, certo? Pode ser um espaço na sua empresa, ou até dentro da sua casa. O importante é ser um lugar legal para você transmitir o que você deseja da melhor forma possível.
4- Escolha a rede que será usada para fazer a transmissão
Além das redes sociais conhecidas, algumas empresas privadas fazem esse serviço de streaming. Analise sua condição e veja o melhor para sua empresa.
As redes mais usadas são o Instagram e o Youtube, pois são fáceis de navegar. A vantagem do Instagram é que você já tem o seu público e facilita muita coisa.
5- Defina um horário
Descubra o horário que a maior parte dos seus seguidores estarão disponíveis para te assistir. Você pode perguntar para o seu público através das ferramentas de enquetes disponíveis no Instagram e Facebook, isso com certeza irá te ajudar a definir um horário perfeito.
Outra dica é analisar o comportamento do seu público nos gráficos que o Instagram e Facebook, por exemplo, disponibilizam para você. Lá, além de várias infos interessantes, você encontrará o maiores picos de acesso em sua página. É neste pico que você pode se basear ao definir a sua live.
5- Defina a duração da live
No momento em que você terminar seu roteiro, já defina a duração da sua live. É importante definir cada segundo, porque assim você tem um controle maior de cada tópico que você quer abordar.
DICA: Sempre deixe alguns minutos para responder perguntas que podem surgir ou para algum imprevisto. A internet é a sua maior aliada, mas é sempre imprevisível.
6- Faça a divulgação da live com antecedência
Tudo deve ser planejado. Então procure meios de divulgar e chamar atenção do seu público. Faça cards de live para postar nas redes sociais, mande para todos os seus amigos, clientes e seguidores. Peça para que eles compartilhem também!
O Marketing digital é uma parte importante para uma live de sucesso! Saiba através deste artigo como escolher uma consultoria em Marketing Digital para a sua empresa
7- Certifique-se que tem uma boa conexão com a internet
Use internet banda larga ou 4G se estiver usando o celular. Imagine como seria ruim ser interrompido no meio da live… Os espectadores poderão desistir de assistir com mais facilidade.
Dica: Você pode fazer testes de velocidade através de aplicativos!
8- Aguarde seu público
Deixe os primeiros minutos para “enrolar” um pouco o seu público, assim você pode esperar o restante das pessoas chegarem.
Pergunte para quem já está assistindo se o áudio e conexão estão funcionando bem, essa é uma forma de passar o tempo interagindo.
Você pode colocar uma música de fundo, ou uma pergunta na tela para as pessoas irem interagindo.
9- Interaja
Converse com quem está interessado do no que você tem a dizer, mostre que você está ali pelo seu público e precisa dele. É praticamente uma troca, trate as pessoas com atenção e carinho.
Antes da live acabar, peça feedbacks para o próximo encontro entre vocês, essa conexão pessoal com o público é o que faz toda a diferença.
Coloque em prática estas dicas
Comece com algo simples e se estiver recebendo o resultado esperado, invista mais nas lives.
As transmissões podem ser incluídas em um planejamento semanal ou mensal. O mundo atual e os novos comportamentos dos usuários estão pedindo essa mudança.
A forma como uma marca se comunicava com o público-alvo não é mais a mesma há anos, e é algo que estará sempre se renovando. Há sempre uma melhor e mais eficiente forma de passar uma mensagem. Os usuários estão sempre mudando os seus comportamentos.
É por isso que o marketing se transforma, evolui e se reinventa constantemente. Caso contrário, não é marketing. É perda de tempo e de recursos.
Invista em seu repertório. Invista na qualidade, na autenticidade e na frequência do seu conteúdo. Isso é o essencial para dar o primeiro passo em suas lives. O restante, você só vai aprimorando com o tempo, ou seja, com repetições.
E claro, ficaremos felizes em te ajudar nesta nova jornada! Conte com a nossa expertise no assunto 🙂
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.