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30 de agosto de 2022O recolhimento de informações vem revolucionando o mundo dos negócios. Isso porque, através da coleta e análise de dados, as empresas podem desenvolver ações estratégicas e operacionais que beneficiam seus estabelecimentos. Por isso, neste artigo vamos explicar a importância dos dados para as tomadas de decisões empresariais.
Bem como, explicaremos como o uso de proxies de datacenters podem ser excelentes ferramentas para economizar dinheiro, além de aumentar a capacidade das páginas que é possível raspar, principalmente se houver uma rotação de IP, ou seja, uma mudança para IPs diferentes, evitando que seja bloqueado.
Coleta de dados pelas empresas: como funciona?
Com estratégias voltadas para o público-alvo e produtos desenvolvidos especificamente para uma parcela da população, a coleta e análise de dados tem se tornado fundamental para que as empresas atinjam seus objetivos de vendas. Principalmente, tem sido um grande diferencial com relação às concorrentes.
Mas, como funciona essa coleta de dados? Quais são as maneiras que as empresas utilizam para garimpar dados dos usuários? Bem, existem algumas formas de coleta realizadas por empresas para pesquisa de estratégias, como questionários, formulários, e-mails diretos e até mesmo proxieis para coleta de dados, vez que é possível monitorar e ter acesso às informações dos usuários. Vamos detalhar um pouco melhor mais abaixo.
Questionários
Não é incomum uma empresa mandar um e-mail solicitando algumas respostas do consumidor, sobre o que achou da compra, como avalia a empresa e sugestões de melhoras. Tais dados são contabilizados e analisados, para então aperfeiçoar fatores de venda e pós-venda, a plataforma em si e muito mais.
Pesquisas digitais
Atualmente não é incomum vermos empresas que contratam especializadas em realização de pesquisas digitais. Tais pesquisas contém uma série de perguntas que ajudarão a companhia a compreender melhor os desejos dos usuários, a intenção de pesquisa e até mesmo se um produto será aceito no mercado ou não.
O método é utilizado por várias gigantes do mundo dos negócios, como o Nubank, McDonald’s, Magazine Luiza, Itaú e muito mais. Com a pesquisa as empresas obtém uma boa análise de mercado, implementando a melhor estratégia para atingir o público específico.
Google Analytics
Com a ferramenta gratuita, as companhias podem analisar o tráfego, a origem dos usuários e outros dados simples. As informações são extraídas e demonstradas através de métricas que são entregues já calculadas pelo próprio Google. No entanto, se trata de uma análise superficial, não sendo muitas vezes o suficiente para a tomada de decisão das grandes empresas.
Proxies de datacenters
Os proxies são utilizados como uma maneira de proteger a localização do usuário, resguardando sua geolocalização. Todavia, da mesma forma que serve para proteger o IP, fornecendo um IP próprio do proxie, eles também servem para recuperar dados da web e monitoramento do tráfego. Com isso, é possível realizar a coleta de dados utilizando proxies, essa forma traz uma maior economia monetária, vez que com eles as empresas podem coletar dados de milhares de sites de destino de IPs de uma só vez.
Dessa maneira, as empresas poderão utilizar as informações para implementação de estratégias baseadas no ponto de vista do usuário/geolocalização. A Bright Data, por exemplo, oferece o serviço de rede de proxies de centro de dados, com o melhor desempenho e escalabilidade, além de maior cobertura geográfica e milhões de IPs.
Análise de concorrência
Outra forma de coleta de dados utilizado pelas empresas é a análise de concorrência. Com ela as companhias observam cases de sucesso e como ocorreu a implementação das empresas na prática. Assim, por exemplo, se o empresário pretende abrir uma nova rede de fast food, ele irá analisar as estratégias implementadas pelo McDonald’s e outras empresas e a partir daí montar suas próprias.
A importância do uso de dados nas tomadas de decisões das empresas
Foto: unsplash.com
Com a era digital os dados passaram a ser ainda mais valiosos para as empresas. Através da análise deles, a equipe de marketing de uma empresa poderá traçar estratégias que impulsionarão o negócio. A coleta e verificação de dados podem evitar gastos desnecessários, orientar a melhor estratégia, conferir a aceitação do produto no mercado, analisar o desenvolvimento de sites e aplicativos, e até mesmo evitar a falência de uma companhia.
Não é à toa que principalmente as empresas digitais cada vez mais tem utilizado o método para tomar toda e qualquer decisão, são empresas conhecidas como data-driven, ou seja, orientadas pela observação dos dados. Com isso, métodos como intuição e experiência já não se enquadram mais no panorama dos negócios atuais.
Afinal, como bem ressaltou Clive Humby: “os dados são o novo petróleo”. O que acontece é que, às vezes as empresas não investem corretamente na análise dos dados coletados, subaproveitando esse produto, ou até mesmo nem sequer coletam em primeiro lugar. Na era digital, os dados estão em constante fluxo, por isso, é de extrema importância acompanhar o cenário.
A tomada de decisão baseada em dados permite que as empresas gerem grandes oportunidades de negócios, além de aumentar suas receitas, evitando perdas. Além disso, oferecem uma epopeica vantagem com relação à concorrentes, pois uma vez que você compreende o mercado e o perfil do consumidor, poderá orientar suas estratégias de forma a captar cada vez mais clientes.
Perguntas frequentes
Para que serve a coleta de dados na tomada de decisões das empresas?
Os dados coletados servem para que as empresas possam realizar uma análise profunda do mercado antes de tomar decisões. Às vezes até mesmo simples decisões como decidir vender café durante todo o dia podem afetar negativamente uma empresa, pois caso não analise cuidadosamente seu mercado e seu público, o produto pode acabar estagnando na prateleira, sofrendo um desgaste maior da mão de obra, ou até mesmo não ter uma boa recepção. Dessa maneira, a coleta e análise de dados, servem justamente para que as companhias compreendam os desejos e necessidades dos consumidores e do mercado, evitando perdas e até mesmo uma possível falência.
O que são empresas data-driven?
São empresas que tomam suas decisões baseadas em análise de dados coletados. Tais dados servirão para implementação de estratégias, divulgação, marketing e tomada de decisões. Os dados podem ser coletados através de questionários, pesquisas, sites e muito mais.
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