Melhores Sites Confiáveis para Comprar Plays no Spotify
29 de julho de 2022Mídia paga: como trabalhar?
1 de agosto de 2022Em algum momento você já ouviu falar sobre Empresas B?
Saiba que o termo se refere à empresas com certificações que tenham visões de negócios para um desenvolvimento socioambiental em paralelo com o lucro gerado pelas vendas.
Atualmente, o número de empresas certificadas está crescendo cada vez mais, o que comprova os benefícios desse novo modelo de negócio para todos os envolvidos.
Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens competitivas das empresas B, e claro, como a sua empresa pode se tornar uma B-Company, e com isso, encantar seus clientes.
O que são empresas B
Empresas B são aquelas que possuem modelos de negócios com visão de lucro, e principalmente, desenvolvimento social e ambiental para a comunidade, onde são buscadas soluções para problemas sociais e ambientais.
As chamadas empresas B, ou B-Companies, fazem parte de um movimento global, conhecido pelo Sistema B, cujo objetivo é criar um ecossistema repleto de informações através dos mais variados setores econômicos.
Um movimento motivado por milhares de pessoas que querem trabalhar, em busca de um mundo melhor.
Empresas que têm o selo B demonstram uma cultura exemplar, com seu DNA inovador e apaixonado pela diversidade e meio ambiente.
Quais são as empresas B no Brasil?
O maior exemplo de empresa B no Brasil é a Natura, uma das maiores empresas nacionais de produtos cosméticos.
A empresa tem o selo B desde 2014, o que comprova um compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável.
Outras 122 empresas também são consideradas B entre elas:
- 99jobs.com;
- Mãe Terra;
- eCycle;
- DANONE;
- Editora MOL;
- Mov Investimentos;
- FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas.
Quando o sistema B chegou no Brasil?
O movimento sistema B chegou ao Brasil no ano de 2012, sendo liberado pelo Comitê Democratização da Informática (CDI), uma instituição sem fins lucrativos e que promove a inclusão social, com base na tecnologia junto ao sistema B.
A iniciativa veio do norte-americano Jay Coen Gilbert, após vender suas lojas de materiais esportivos e vestuários de basquete em 2006.
Junto à uma inovação disruptiva, as empresas estão se transformando e substituindo as tecnologias existentes por soluções inovadoras e que se adequem ao sistema B, e claro, às necessidades socioambientais.
O que significa ter um certificado de Empresa B?
Ter a certificação B é mais do que entender e reconhecer as qualidades de um produto ou serviço.
É se preocupar em manter um acompanhamento baseado em fatos, que vão além do desempenho econômico do negócio.
Ou seja, significa levar em consideração os desempenhos sociais e ambientais que a empresa gera ao longo de sua existência.
Entretanto, ter um certificado de empresa B, é ter um negócio do mais alto padrão de desempenho social e ambiental, com transparência e responsabilidade mediante lucros e propósitos.
Uma forma de investir na responsabilidade social é se preocupar com a diversidade nas empresas.
Qual a relação entre empresa B e missão e valores de uma empresa?
Missão, visão e valores, tem por objetivo estabelecer a identidade e o propósito de um negócio.
Ou seja, sem eles todo o planejamento pode dar errado, isso porque é necessário entender e saber lidar com tudo dentro da empresa, a fim de atingir os resultados previstos.
Quando falamos da empresa B, ambos se interligam pelo fato das instituições precisarem mensurar de forma efetiva os impactos sociais e ambientais que geram, e passam a gerenciar as estratégias de uma forma mais afetiva.
Quem certifica empresa B e o que é preciso para obter o Certificado B-Company?
Toda empresa classificada como B tem uma certificação reconhecida internacionalmente, emitida pelo B-Lab, uma entidade sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos.
Para isso, as empresas são avaliadas em cinco áreas, consideradas principais:
- Governança (transparência);
- Trabalhadores;
- Clientes;
- Comunidade (fornecedores/ distribuidores);
- Meio ambiente.
Com os avanços tecnológicos, ter assinatura eletrônica auxilia e muito na hora de contemplar esses certificados, assumindo um compromisso de melhorias contínuas e diminuição de impactos socioambientais gerados por produtos ou serviços.
Ainda assim, é preciso para obter o certificado pela B Lab:
- Preenchimento da avaliação de Impacto B;
- Completar o questionário de divulgação;
- Fase de análise e elegibilidade;
- Etapa de verificação;
- Verificação com a B Lab com duração de até 6 meses;
- Revisão de antecedentes;
- Revisão presencial quando selecionado;
- Relatório de Impacto B divulgado publicamente na internet;
- Modificação de status e figuras públicas;
- Pagamento da anuidade sob a certificação.
Para submeter todos os relatórios e conhecer mais detalhes do Sistema B, acesse o site aqui.
Uma coisa é certa, os consumidores atuais estão mais exigentes em relação aos benefícios relacionados às marcas que eles consomem. E, principalmente, o que elas podem proporcionar ao meio ambiente.
Portanto, isso ressalta a importância das organizações aderirem à certificação da B Lab, e se tornarem empresas B, entregando produtos e serviços capazes de beneficiar a todos.
Queremos que cada empresa seja única no mundo, que tal conhecer mais sobre o nosso trabalho?
Precisa de ajuda no Planejamento Estratégico do seu negócio???
Defina o Plano de Voo da sua empresa baseado em dados, fatos, tendências e experiências de mercado. Aqui na nossa Nave, nós te guiaremos na definição das melhores estratégias e nas melhores tomadas de decisão.
Venha bater um papo com a nossa tripulação e levar as suas ideias e o seu negócio ao infinito e além!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.