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17 de janeiro de 2022O Marketing Global é uma das estratégias utilizadas pelas maiores empresas do mundo, e tem um forte impacto no mercado internacional, tamanha sua dimensão. Ademais, é uma ferramenta fundamental para a internacionalização de sua marca de serviço de administração de condomínios, ou qualquer outra.
Inclusive, a globalização fez um excelente trabalho para derrubar barreiras, principalmente com relação ao mercado. Junto dela, a internet tem sido um grande catalisador de negócios internacionais, permitindo que as empresas consigam testar novas práticas e ações.
Entretanto, apresentar-se como uma solução no mercado é um processo complexo, que muitas vezes demanda recursos e foco para uma empresa conseguir se destacar em um mercado ainda mais competitivo que o normal.
Ademais, o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e se tornado parte do dia a dia das pessoas comuns.
Esse processo derrubou uma série de fronteiras, permitindo às empresas se tornarem internacionais e conquistarem mercados completamente diferentes. O que antes era restrito aos grandes players do mercado, hoje é muito mais comum.
Entretanto, trabalhar com o mercado internacional é muito diferente de mercados comuns, e você precisa entender suas possibilidades para conseguir exercer sua função com mais efetividade nesse tipo de ação em uma empresa de engenharia ambiental ou outra.
Saber trabalhar com ações de marketing que tenham impacto global é muito importante, além disso, é preciso entender que existem alguns pontos fundamentais para conseguir internacionalizar sua empresa.
Cada região possui suas próprias especificidades, porém, as técnicas que funcionam em diferentes partes do mundo são aquelas que compõem sua estratégia de marketing global, focando-se no crescimento de sua marca.
Marketing Global: entenda como funciona
Pois bem, podemos dizer que o principal objetivo desse tipo de ação é ampliar suas oportunidades de negócios, conhecendo novos públicos e formas de agir, bem como expandindo o alcance da marca.
Desse modo, através da divulgação e da comercialização, principalmente com canais digitais, é possível pensar em toda uma questão de branding de sua empresa de impressão 3D ou de qualquer outro ramo.
Com estas estratégias, você consegue trabalhar alguns conceitos básicos de propaganda e marketing, por exemplo os 4 Ps do mix de marketing:
- Preço;
- Praça;
- Produto;
- Promoção.
Além disso, o posicionamento da marca no mercado internacional tem uma relevância importante relacionado ao que pode ser consumido como um todo, independentemente da localização do consumidor.
Os dois principais conceitos para se trabalhar com uma marca em questões globais são a adaptação e a padronização. Estes elementos ajudam a identificar formas de trabalhar em uma escala de produção e se adequar a cada região.
Esse tipo de estratégia teve início no fim do século XX, quando o mundo começou a se tornar cada vez mais conectado, e fronteiras físicas começaram a deixar de ser um problema, enquanto hábitos de consumo e de comportamento se tornavam mais homogêneos, criando um programa vendas externas.
A padronização vem neste quesito, identificando pontos de similaridade que podem ser utilizados pela empresa para ações em diversas localizações do mundo, onde as características dos consumidores acabam se tornando mais semelhantes.
Entretanto, cada região tem sua própria cultura, e alguns elementos são inerentes do local e devem ser respeitados. Por isso, adaptar-se à realidade local anda lado a lado com a padronização para que você consiga trabalhar com mais efetividade em suas ações.
Embora os dois conceitos tenham sido tratados como opostos durante muito tempo, a verdade é que uma boa estratégia de marketing global lida com o quanto de cada um dos elementos deve ser aplicado no lugar de colocá-los um contra o outro.
Por que estruturar sua campanha de marketing global?
Agora que você conhece um pouco mais do conceito de marketing global, é preciso entender sua importância e aplicabilidade. Por isso, é fundamental saber estruturar sua fábrica de carroceria metálica, por exemplo, para trabalhar com esse tipo de informação.
Entretanto, é preciso ter em mente que existem diversas realidades dentro de seu formato de atuação. Duas empresas, ainda que estejam trabalhando no mesmo segmento, podem ter resultados completamente diferentes ao aplicar o marketing global.
Por isso, entender suas peculiaridades e colocá-las em prática pode ajudá-lo a conquistar resultados mais expressivos para sua empresa, aumentando seu potencial de comunicação como um todo.
Explorar novos caminhos
Iniciar um processo de marketing global significa abrir as portas da empresa para novos e diferentes mercados.
Entretanto, é preciso ter em mente que existem diversos benefícios, que vão muito além de simplesmente conquistar novos consumidores para o segmento de empresas de rolamentos, ou diversos outros.
As oportunidades no exterior em muitos casos são interessantes, porque apresentam mais lucratividade. Se a companhia estiver estagnada em seu país de origem, esse formato é ainda melhor, aproveitando novas oportunidades para apresentar ao público.
Além disso, uma empresa internacional tem uma dependência menor do mercado interno, conseguindo se sustentar mesmo em períodos de crise ou de problemas políticos e financeiros, garantindo uma diversificação maior de suas possibilidades.
Os riscos que a empresa passa diariamente também se diversificam, ajudando a companhia a lidar com esse tipo de ação de forma muito mais assertiva, garantindo uma estrutura de qualidade para suas atividades como um todo.
Quanto mais você consegue trabalhar com estes recursos, mais qualificada será sua campanha de marketing global, possibilitando resultados ainda mais expressivos com esse tipo de ação.
Alcance de marca
Uma das principais vantagens do marketing global é aumentar o alcance de sua marca. Não haverá nenhum tipo de limitação para atingir novos clientes, que podem vir de qualquer parte do mundo.
Dessa maneira, você consegue ampliar a voz de sua empresa e aumentar suas vendas, mas também sua autoridade no mercado. Isso porque existirão clientes no mundo inteiro interessados no que você tem a oferecer com sua empresa de tintas e verniz, por exemplo.
Empresas com impacto global são muito mais competitivas no mercado, e podem atingir públicos diversos o tempo todo. Por isso, é importante saber como se posicionar para otimizar seu processo de marketing global.
O alcance de uma marca se torna uma referência de autoridade, uma vez que no marketing global é preciso atingir os mais variados países e regiões, o que acaba impactando diretamente esse formato de atendimento para sua empresa como um todo.
Isso coloca a companhia em um patamar de autoridade maior, uma vez que você tem um alcance mais expressivo que o coloca à frente do mercado, principalmente quando comparado à concorrência.
Tomar a frente nesse formato de atuação é uma excelente maneira de conseguir resultados cada vez mais positivos para suas vendas como um todo, independentemente dos campos em que você alcança.
Economia de recursos
Embora à primeira vista pareça que os gastos com publicidade e marketing global sejam muito maiores, é importante pensar que a padronização pode ser uma grande aliada para a economia de dinheiro e outros recursos.
Quando você cria uma peça de publicidade, é interessante identificar em quais países ela funcionará, uma vez que diversas regiões possuem padrões de consumo semelhantes que podem ser explorados usando apenas um material.
Dessa forma, você só precisa replicar o processo e atingir uma série de novas oportunidades de negócios.
Esse tipo de ação ajuda a trabalhar em mais mercados de uma vez, dado o fato de que você pode replicar a mesma campanha publicitária de sua loja de equipamentos odontológicos em outros espaços, por exemplo.
Para isso, é muito importante entender e conhecer mais do mercado global, e como você pode entender esse tipo de recurso com mais qualidade, criando ferramentas de trabalho adequadas para esse tipo de ação.
Estratégias de marketing global têm um impacto muito forte na forma como você lida com os públicos externos, aumentando suas chances de se engajar e de ampliar suas oportunidades em mercados diferenciados e muito melhor adaptados.
Trabalhando com mercados locais
Quando você trabalha com o marketing global, acaba conhecendo diversas realidades. Embora a padronização ajude a lidar com alguns pontos, é importante saber trabalhar com as diferenças de cada região, principalmente em questão de mercado.
As dinâmicas de cada setor em um determinado país podem ser completamente diferentes de outro, e saber trabalhar com isso é um ponto importante para garantir suas ações e aumentar suas vendas em um mercado em particular.
Ao se adaptar a dinâmicas específicas de cada mercado, você tem uma ligação mais assertiva com os clientes locais e garante uma estrutura de atendimento mais qualificada.
Considerações finais sobre o Marketing Global para o seu negócio
As possibilidades de engajamento usando a internet são inúmeras, e você tem a capacidade de ampliar suas ações de maneira muito mais efetiva. Por isso, trabalhar com o marketing global é uma das mais importantes formas de alcançar resultados com mais qualidade.
Entender cada espaço que você está tentando se encaixar é um dos pontos mais importantes para garantir uma estrutura adequada para sua vida, otimizando seus conteúdos e aumentando as chances de alcançar resultados maiores para a companhia.
Dessa maneira, você trabalha tanto em um mercado local, mais próximo dos consumidores, quanto no mundo globalizado, ao lado dos maiores players do planeta.
? Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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