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Uma das maiores ambições das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca — afinal, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em seu site?
No entanto, estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, loja virtual ou blog consigam um lugar na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.
Alcançar bons rankings nas páginas de resultados, porém, pode estar mais ao seu alcance do que você imagina.
Existe uma série de otimizações que você pode fazer no seu site e nos seus conteúdos visando melhorar a experiência do seu leitor e se tornar um resultado excelente aos olhos dos motores de busca.
São essas otimização que chamamos de SEO!
O que você vai encontrar neste artigo?
O que é SEO (Search Engine Optimization)?
SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Também é conhecido como Otimização de Sites , Otimização para Motores de Pesquisa ou Otimização para Mecanismos de Busca
Essencialmente o aumento de visibilidade (SEO) nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.
Já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo, aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web, aumentam (e muito) suas oportunidades de negócio.
Entendendo como as pessoas pesquisam no Google
A psicologia da busca gira em torno do usuário: suas necessidades, sua forma de buscar por respostas, os resultados que ele espera ao buscar algo e etc.
De forma resumida, a psique humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprir um desejo específico, que pode se manifestar de formas diversas, e é papel das empresas que investem em Marketing Digital responder de forma objetiva a todas essas dúvidas e necessidades.
Por isso, quando pensamos no entendimento dos processos de pesquisa, é preciso sempre se colocar no lugar desse usuário que está buscando por alguma informação em um mecanismo de pesquisa como o Google.
E um dos primeiros passos para entender a busca do usuário é conhecer a intenção de pesquisa. Conhecer essa intenção é fundamental para conseguir atrair o público correto para o seu site.
Portanto vamos explicar para você o que leva o usuário ao Google. Existem três tipos de busca:
1. Pesquisa ou busca navegacional
Este tipo de pesquisa — também conhecida como pesquisa de atalho — é realizada quando o usuário já sabe para qual site gostaria de ir, mas talvez não se lembre da URL completa ou esteja com preguiça de digitar.
Por exemplo, se o usuário busca por “Migre Seu Negócio” ou “blog da Migre Seu Negócio” para encontrar nossos conteúdos, sua intenção de pesquisa é clara e, por isso, são poucas as chances deste usuário mudar seu destino final na web — essa pessoa já sabe o que procura.
2. Pesquisa ou busca informacional
Como o próprio nome diz, na busca informacional o usuário busca por informações, seja por meio de notícias, releases de algum produto ou artigos explicativos.
Ao contrário da pesquisa navegacional, nesse caso o usuário não sabe exatamente em qual site chegará para encontrar o conteúdo que procura, pois não é possível identificar claramente sua intenção de busca.
Por isso é tão importante que as empresas tenham um bom rankeamento no Google.
Por não saber exatamente qual site quer visitar, o usuário tende a utilizar os resultados orgânicos para procurar a solução da sua dúvida ou necessidade, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.
3. Pesquisa ou busca transacional
Nesse tipo de pesquisa o usuário está buscando executar uma transação. Seja comprar diretamente um produto, encontrar uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online.
Esse tipo de pesquisa é extremamente valiosa, especialmente para e-commerces.
Agora que você já entendeu os 3 tipos de busca, no próximo tópico vamos explicar como funciona o maior mecanismo de buscas do mundo, o Google.
Conhecendo o Google Bot, o robô do Google
É fundamental entender como o Google funciona para elaborar uma estratégia assertiva de SEO.
As buscas nesse mecanismo são divididas em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos.
Apareça em destaque no Google!
Seja encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece.
Os robôs do Google funcionam como rastreadores. Eles buscam todas as páginas na internet, entram em cada um dos links e leem tudo o que aquelas páginas têm para oferecer, salvando tudo o que encontrarem nos servidores do Google.
Dessa forma, todo o conteúdo fica organizado e bem segmentado para oferecer os melhores resultados para as pesquisas realizadas pelos usuários a respeito de um termo específico.
Para entender melhor, imagine uma biblioteca. Quando estamos buscando, por exemplo, por um livro sobre SEO, nós não precisamos ir de prateleira a prateleira para buscar por esse conteúdo — nós recebemos orientações sobre o local específico onde as informações sobre SEO se encontram, o que torna mais prático e fácil o acesso aos livros e às informações contidas nele.
Os servidores do Google funcionam da mesma forma: organizando os conteúdos para auxiliar o usuário, sempre apresentando os sites mais relevantes e com conteúdo mais completo para responder a dúvida ou necessidade que originou a busca.
Como o Google enxerga um site?
Apesar do que muitas pessoas acreditam, o Google não enxerga sites da mesma forma que o usuário.
Quando pensamos na visibilidade para os mecanismos de busca, precisamos nos lembrar de que, ao contrário dos usuários, os robôs que leem o site não conseguem visualizar javascript e imagens, apenas texto e código.
Sendo assim, quando fizermos a estrutura de um site ou blog post com imagens, é fundamental trabalhar bem em cima do texto alternativo (alt text) de cada uma delas, colocando uma descrição completa que auxiliará os robôs a entenderem do que se trata aquela figura.
Quando não trabalhamos o texto alternativo das imagens, o Google acaba vendo estes espaços como furos no site. É como se toda esta área das imagens fosse um fundo branco, sem conteúdo relevante para os leitores.
Vale lembrar que um bom texto alternativo em imagens ajuda em questões de SEO e rankeamento!
Os principais fatores de rankeamento do Google
Atualmente, quando falamos em fatores de rankeamento, sabemos que existem mais de 200 fatores que realmente impactam nos resultados de uma SERP.
Em uma lista de 200 itens, precisamos priorizar! Selecionamos os fatores aos quais você deve dar mais importância:
Conteúdo único e de valor
Essa é a essência do SEO: produzir conteúdo de qualidade para o usuário. Pense menos nos robôs e mais no que as pessoas estão buscando e gostariam de ver no seu site. O Google valoriza isso!
Autoridade da página
O PageRank foi o primeiro algoritmo criado por Larry Page há mais de 20 anos, baseado nos links que uma página recebe. Apesar da idade, ele ainda é usado, como o próprio Google afirma.
Porém, muitos profissionais preferem o Page Authority, métrica da Moz que promete mais transparência, atualizações e precisão que o PageRank.
Você pode conferir o seu na ferramenta Open Site Explorer, da Moz.
Autoridade do domínio
O posicionamento de uma página também é influenciado pela autoridade do seu domínio. Confira o seu Domain Authority também no Open Site Explorer.
TrustRank
Como saber se seu site é confiável? “Diga-me com quem andas…”. O Google determina o seu TrustRank baseado em seus relacionamentos, ou seja, em quantos links você recebe de sites de confiança.
Velocidade de carregamento
Esse é um dos fatores que o Google fez questão de anunciar: o tempo de carregamento dos sites influencia muito na experiência do usuário e, consequentemente, no rankeamento.
A altíssima velocidade que possuímos hoje na internet levou o público a ser um pouco impaciente. Hoje em dia você não quer esperar mais do que 3 ou 4 segundos para uma página carregar.
O Google leva isso em consideração e o tempo de carregamento é fundamental para um bom rankeamento. Páginas que demoram a carregar tendem a ter um tempo de permanência na página muito pequeno.
Responsividade
Em abril de 2015, o Google anunciou que as páginas mobile-friendly ganhariam melhores posições nas buscas realizadas em dispositivos móveis.
Certificado SSL e HTTPS
O Google informou que sites seguros, que usam Certificado SSL e HTTPS, ganham prioridade. Ainda não se percebeu impacto disso no rankeamento, mas esse fator deve ganhar força.
Palavra-chave no título
O uso da palavra-chave é essencial na otimização, e o título é um dos fatores mais importantes do SEO On Page. Então, insira sua palavra-chave nele!
Usabilidade
Quanto mais você facilitar a vida do usuário dentro do seu site, melhor será sua experiência. Usabilidade impacta em tempo de permanência, visualizações de página e taxa de rejeição.
Arquitetura do site
Organização do conteúdo é essencial para usabilidade e ajuda o Google a entender suas páginas.
URLs amigáveis
As URLs são um fator direto de rankeamento. O Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página.
Além disso, quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a sua página.
Quanto menos elementos além da palavra-chave tiver na sua URL, melhor. É importante evitar o uso de números em listas, por exemplo.
Caso você atualize e amplie aquela lista, você terá um número errado na sua URL. E uma das principais regras de SEO é: nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado.
Título interno
O title tag é o título interno do seu blog, aquele que o leitor verá quando já tiver acessado o seu conteúdo. É muito importante destacar que ele deve ser diferente do seu SEO title, que será um fator externo e deverá levar o leitor ao seu texto.
SEO Title
O SEO Title é o título que aparece nas SERPs e possui a função de levar o leitor até o seu conteúdo.
Ele é um dos fatores mais importantes tanto para rankeamento quanto para garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo.
Heading Tags
As headings são fundamentais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. No código, é possível observar até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6).
Dessa forma, o Google identificará a hierarquia das informações do seu conteúdo.
Tempo de permanência na página
O tempo de permanência na página é um dos principais fatores de rankeamento do Google, afinal é uma forma de mostrar ao buscador que aquele conteúdo é de boa qualidade.
Quanto mais tempo o leitor permanece na página, com mais eficiência o Google interpreta que aquele conteúdo responde a dúvida da persona. Caso o leitor entre e imediatamente saia da página, o Google entende que este texto não agrada ao público (caso isso se repita constantemente).
Linkagem interna
A linkagem interna é fundamental para o Google. A partir dela, os crawlers vão analisar a experiência do usuário nos seus posts e para quais outros conteúdos você está enviando o seu leitor.
Além disso, quanto mais links internos um conteúdo específico receber, maior será a relevância que o Google interpretará que você dá para aquela páginas. É como se você dissesse: “Google, essas são as páginas mais importantes do meu site/blog”.
Otimização de imagens para SEO
Como nós já comentamos, o Google não enxerga imagens da mesma forma que o usuário. Ele precisa de elementos textuais para entender do que se trata aquela imagem e apresentá-la como resultado em alguma busca. Por isso, é preciso que, ao subir uma imagem para o seu blog ou site, você se atente a 3 elementos:
- o nome do arquivo;
- o texto alternativo;
- tamanho da imagem.
Design Responsivo
Como vimos na linha do tempo, o Google prioriza sites mobile friendly no momento de definir o posicionamento das páginas.
Se a sua página não está otimizada para aparecer bem em aparelhos mobiles, você pode perder muitas posições no buscador.
Meta Description
Apesar de não ser um fator que influencia diretamente no rankeamento daquela página, a meta description é um código que tem como função explicar para o usuário qual é o conteúdo abordado naquela página e, com isso, atraí-lo para a leitura do conteúdo.
Pensando em meta description, este é um fator que influencia consideravelmente na taxa de cliques do seu site — por isso é fundamental que ela siga algumas particularidades recomendadas para atingir bons resultados:
- Usar a palavra-chave – aparece em negrito nas SERPs;
- Resumir e induzir o leitor a ler o seu conteúdo (benefícios);
- Aproximadamente 150 caracteres;
- Não usar um pedaço da introdução;
- Não enganar os leitores.
Link Building
O Link Building é a parte mais importante do SEO off page. É a parte que garantirá a autoridade da sua página e do seu domínio e se destacará como uma grande referência para o Google.
Ele funciona como indicações. Todo site que linka para você está te indicando como um bom conteúdo. Quanto mais indicações você receber, maior será a sua relevância.
Quanto maior a relevância do link que te apontou tem, mais respeito você receberá por parte do buscador. Ainda assim, receber links de domínios com relevância inferior à sua é muito positivo.
É importante também receber links de sites que tenham autoridade no tema que você está falando. Caso você receba links de um site que fale de temas que não têm nada a ver com os seus, a relevância deste link não será tão grande.
Localidade
A localidade é um fator que influencia diretamente no SEO. O Google procura apresentar resultados de acordo com a sua localidade.
Por exemplo: se você está em São Paulo e fizer uma busca para comprar alguma coisa, o Google apresentará nos resultados lojas em São Paulo.
Ele identifica o seu posicionamento e sempre procurará trazer os resultados mais acessíveis para você.
Como planejar e executar uma estratégia de SEO
Ufa! Aprendemos muitos conceitos até agora. Chegou a hora de botar a mão na massa!
Para obter o tráfego orgânico que você tanto deseja, é essencial que o conteúdo publicado em seu blog seja relevante para alguém. Até aí você já sabe, mas como é que as pessoas encontrarão o seu conteúdo?
Pesquisa de palavras-chave
Como você está lendo este nosso material, certamente você é uma pessoa interessada em marketing de conteúdo e SEO. Apesar disso, podemos estar enganados e você está em busca das primeiras informações sobre o assunto.
Em quaisquer situações existem alguns pontos sobre a produção de conteúdo que devem ser ressaltados:
- Quem produz conteúdo apenas por produzir nunca obterá resultado algum;
- Um blog nunca alcançará seu potencial máximo sem que exista um planejamento por trás da produção daquele conteúdo.
Seguindo em diante, encontramos alguns pontos de convergência nas frases acima. Ficou claro que sem definição de objetivos e um planejamento ideal, um blog nunca te auxiliará a criar novas oportunidades de negócio, se tornar uma autoridade no assunto ou educar o mercado.
A pesquisa de palavra-chave é fundamental para o sucesso em qualquer tipo de blog.
Sem ela, seus conteúdos possivelmente nunca alcançarão os resultados esperados.
Como é que você consegue encontrar os termos mais buscados pelo seu público-alvo?
Temos duas respostas para este questionamento:
- Conheça muito bem as personas do seu negócio;
- Realize uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as melhores oportunidades para o seu nicho.
Neste momento não entraremos em detalhes sobre personas, mas você precisa compreender o quão importante é a criação, definição e conhecimento de quem é seu público-alvo (personas).
Uma vez que você conhece o perfil do seu cliente ideal, a missão de prever o seu comportamento de busca e identificar quais são seus principais problemas torna-se uma tarefa mais simples.
Por que estamos dizendo isso? Para realizar uma pesquisa de palavras-chave que faça sentido é essencial que você saiba tudo sobre seu cliente.
Head tail keyword
As head tail keywords são as palavras-chave que possuem o maior volume de buscas mensal para um determinado nicho. Um exemplo desse tipo de keyword é “marketing”, com mais de 70 mil buscas mensais nos motores de busca. Você consegue imaginar o volume de tráfego orgânico que um conteúdo bem rankeado para esta palavra-chave pode conseguir?
Apesar do grande volume, o problema deste tipo de palavra-chave é que a concorrência é monstruosa! Estamos falando de milhares de conteúdos, sites e todo tipo de material possível rankeando para apenas uma palavra-chave extremamente abrangente.
Long tail keyword
No extremo oposto da sala nós encontramos as palavras-chave de cauda longa, também conhecidas como long tail keywords. Conhecidas como o pote de ouro do marketing de conteúdo, essas palavras-chave são longas e muito mais específicas e rankear bem para uma dessas palavras-chave é uma tarefa um pouco mais simples.
Onde está a beleza nisso?
Imagine que você possui um blog de moda masculina e está criando um conteúdo fenomenal sobre camisetas polo listradas. Certamente existe um público fiel desse tipo de camisa que sempre está em busca de novas oportunidades e promoções para comprar mais um modelo. Como você é espertinho, dentro do seu conteúdo existe um link para uma oferta em um e-commerce de que você é parceiro. Logo, de cada venda proveniente do link da sua página, algum cascalho ($) sobra para você.
Análise da página de resultados do Google e dos concorrentes
Agora que sabemos de onde estamos partindo, precisamos começar a entender com quem estamos concorrendo para entramos na luta para ganhar. Entrar em uma luta sem conhecer seu adversário é começar perdendo.
Por mais que tenhamos muitas palavras-chave para otimizar, sempre teremos aquela principal, com maior volume de busca e mais valor.
Por mais que as long tails sejam o foco atual da maioria das estratégias de SEO, ter uma palavra-chave principal é recomendado. Geralmente ela é a que mais pode impactar nos seus resultados e por isso merece uma maior atenção.
Uma das análises que visa ajudar o planejamento de SEO é analisar a página de resultados para uma pesquisa, ou SERP (Search Engine Results Page).
Quando analisamos uma SERP, nós avaliamos os 10 primeiros resultados e pegamos as métricas mais superficiais.
Quando é uma palavra-chave muito concorrida devemos focar a análise mais profunda dos 3 primeiros resultados.
Nessa análise deve-se fazer uma avaliação SWOT. Além disso também é importante:
- Erros Onpage
- Eles possuem muitos erros onpage? (Utilizamos ferramentas como o WooRank para isso)
- A URL é amigável?
- Eles usam corretamente a Title Tag e a Meta Description?
- O que ele está deixando de fazer?
- Conteúdo
- Eles utilizam a palavra-chave corretamente ao longo do conteúdo?
- É um conteúdo estático ou dinâmico?
- Eles atualizam com certa frequência?
- Qual tipo de conteúdo eles não utilizam? (Ex: vídeos, infográficos e etc.)
- Redes Sociais
- Eles têm muitos compartilhamentos?
- São ativos nas redes sociais?
- O site tem botões de compartilhamento?
- Links
- Qual a principal fonte de aquisição de links deles?
- Consigo aproveitar dessa fonte também?
- Como está a distribuição dos textos âncoras?
- Utilizam táticas que podem punir eles?
Com todas essas perguntas feitas e respondidas, mesmo que em mente ou documentado, você está mais preparado para iniciar um planejamento de SEO.
Conclusão
Já se perguntou qual é o seu maior patrimônio na internet? Diria que a melhor resposta é: o seu site. É ele que vai ficar com você durante todo o tempo que a sua empresa estiver ativa, é lá que as pessoas conhecerão o que você faz, quais as vantagens do seu negócio e o que você tem de melhor a oferecer.
Mas e as mídias sociais? Elas são de extrema importância nos mais diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, contudo, não são o seu patrimônio.
Imagine se há 10 anos atrás tivéssemos investido um valor bem alto apostando todas nossas fichas no Orkut? Com certeza o que parecia ser algo muito claro poderia ser um desastre.
Investir em SEO para o seu site é investir em algo realmente seu, é apostar em seu maior ativo na internet e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso.
Aviso: SEO não é do dia para noite
Otimizar um site e ver seu crescimento demora um tempo. Você pode inserir em seu planejamento pelo menos de 3 a 6 meses. Mas aos poucos os resultados vão se acumulando e os ganhos são recompensadores.
Investir em SEO é um ponto fundamental para se conseguir resultados de médio a longo prazo. Ele precisa ser trabalhado de forma constante e é preciso ficar atento sempre as novas regra do jogo.
Contudo, o resultado esperado é recompensador, tanto no aspecto de conversão do seu site quanto do seu posicionamento de marca e percepção do seu público-alvo.
Vale muito a pena investir em SEO 🙂
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!