Como a neutralidade da internet afeta o marketing da sua empresa?
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3 de fevereiro de 2018O Google é o site mais acessado do mundo e o destino de muita gente várias vezes ao dia. Com isso, acaba sendo o principal direcionador de visitantes para a maioria dos sites. Você pode ganhar um impulso considerável de audiência ao ter o seu site na primeira página do Google.
No entanto, essa possibilidade parece distante para você? O seu concorrente possui um posto melhor entre os resultados de pesquisa? Pode ser que ele tenha uma estratégia de otimização bem desenvolvida. Mas nem tudo está perdido. Com um bom trabalho nessa área, você pode alavancar a visibilidade do seu site e ganhar mais destaque.
O segredo está em três letras: SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Trata-se de uma série de modificações e configurações que você precisa realizar para garantir que o algoritmo do Google encontre o seu conteúdo e o dê o devido espaço entre os resultados relacionados ao seu negócio.
Quer ajuda? Veja a seguir os pontos mais importantes que você deve considerar para colocar o seu site na primeira página do Google:
Palavra-chave
O Google entrega resultados ao usuário baseando-se nos termos pedidos por ele. Então, você pode aumentar as suas chances de aparecer na primeira página do Google ao se antecipar e otimizar o seu site para palavras que seus visitantes poderiam pesquisar.
A maneira certa de garantir que seu conteúdo está otimizado é utilizar suas palavras-chave estratégicas em suas páginas, mas sem exageros. Certifique-se de que esses termos apareçam de forma orgânica para que seu site não seja penalizado.
Meta tags
O código-fonte de cada página do seu site possui tags especiais que são usadas pelo Google para determinar o que aparece no campo de título e descrição. Para aumentar as suas chances de estar na primeira página do Google, você precisa fazer esses espaços trabalharem a seu favor.
As meta tags que você deve editar são duas: title e description. É importante que elas tenham a palavra-chave escolhida como principal de cada página, além de serem sucintas ao resumir o seu conteúdo.
Site responsivo
Ao tratar-se de SEO, nem tudo se refere apenas a tags e palavras-chave. Uma boa usabilidade em seu site também é essencial para chegar até a primeira página do Google. As suas páginas são responsivas? Se elas não abrem corretamente em celulares, é capaz de seu conteúdo ser penalizado.
Para se certificar de que seu site não perca posições preciosas, vale a pena implementar um layout que se adapta a múltiplos tamanhos de tela. Quanto melhor for a experiência do usuário no seu site, mais chances de se destacar no Google.
Links externos
O Google prioriza seus resultados baseando-se, principalmente, na autoridade que as páginas possuem. O que traduz esse quesito na internet é a quantidade de links que o seu site recebe dos outros.
Assim, para conquistar a primeira página do Google, você precisa encontrar meios para ganhar links de demais sites da sua área. Negocie com parceiros, faça guest posts em blogs e divulgue seu material onde for estratégico.
Veja mais detalhes sobre SEO no artigo: “O que é SEO e para que serve: Um guia essencial para você entender como funciona”
Blog corporativo
Uma das estratégias fundamentais do marketing digital é a criação de um blog corporativo.
Além de gerar tráfego contínuo, o blog corporativo ajuda na criação de autoridade para a sua marca, pois 1uando você se revela um expert no assunto, se torna referência naquela área específica.
Quer saber mais sobre blogs corporativos? Leia este artigo.
Bônus: anuncie no Google
Uma maneira fácil e rápida de aparecer na primeira página do Google é anunciar no buscador. Por meio da plataforma Google AdWords, você pode destacar o seu site para os termos que você determinar, podendo ser alguma palavra-chave relacionada ao seu negócio ou até o nome do seu concorrente!
Anunciar no Google AdWords não aprimora o seu SEO, mas é uma forma eficaz de aparecer na primeira página do Google. Em vez de se limitar a apenas uma dessas alternativas, considere integrá-las. O seu site tem muito a ganhar se aplicar as dicas de otimização acima e patrocinar palavras-chave estratégicas.
Quer ser encontrado pelos seus clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece?
Tudo pronto para começar a implementar essas dicas? Se você quer ultrapassar o seu concorrente na primeira página do Google, precisa estruturar um plano e adotar as ações estratégicas recomendadas. Além disso, lembre-se de que os esforços de SEO precisam ser contínuos e adaptados sempre que surgirem atualizações nessa área.
Aprenda mais sobre como potencializar o seu negócio na internet. Veja no blog como melhorar a presença digital da sua empresa.
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