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1 de fevereiro de 2022Toda vez que existe uma estratégia de marketing, é importante ter conhecimento e analisar quem será o público-alvo e o tipo de persona que você deseja impactar com as campanhas online, com o objetivo de garantir que seus objetivos sejam alcançados de uma maneira positiva.
Portanto, dentro do marketing digital, existem duas formas de conhecer o possível cliente, sendo elas público-alvo e persona, onde cada uma tem suas características e aplicações ideais.
Você sabe a diferença entre esses termos?
Elaboramos esse artigo para te ajudar a separar e entender onde cada um se encaixa. Acompanhe até o final e saiba como.
Boa leitura!
O que é público alvo?
Conhecido como target, o público-alvo é uma forma de categorizar aqueles que a sua empresa enxerga como um consumidor para a marca.
Dentro dessas categorias, as ações de marketing e vendas se tornam o centro das atenções.
As informações coletadas mais comuns são:
- Estado cívil;
- Formação acadêmica;
- Gênero;
- Hábitos de compra;
- Idade;
- Profissão;
- Localização;
- Poder aquisitivo.
Mesmo não realizado com muita frequência, o público-alvo é ainda uma boa alternativa na hora de criar produtos e estudar o mercado, além de definir preços ou definir canais eficazes para a divulgação das campanhas.
Como definir o público alvo
Um público-alvo é definido na maioria das vezes através de pesquisas e estudos, onde todas as informações coletadas formam as características de um potencial perfil.
Quanto mais completa forem as informações, maiores as chances de conquistar esse cliente e construir um relacionamento sólido.
Para entender melhor, siga esses passos a seguir:
- Conheça seu público alvo: entender o mercado e o seu nicho, é o primeiro passo para poder identificar o seu público-alvo;
- Saiba qual problema o seu negócio irá solucionar: tenha em mente qual o problema que o seu negócio promete resolver e qual o perfil das pessoas que possuem essa dificuldade.
- Pesquise muito: nessa etapa, os dados são coletados para que sejam criadas as características de público. Trabalhar com chutes e incertezas não proporcionará nenhum resultado no marketing.
- Utilize ferramentas digitais: O Google Analytics é um bom recurso para cruzar dados com as pesquisas. Além disso, o Google Trends pode e deve ser utilizado para visualizar tudo o que vem sendo mais pesquisado no momento.
Exemplos de público alvo
Apresentamos as informações necessárias para a definição do público-alvo. Agora é hora de entender com exemplos, a forma como essa pesquisa funciona.
Vamos imaginar uma empresa fictícia de beleza.
Levando em consideração o perfil demográfico, socioeconômico e comportamental, o tipo de público para empresa seria: Mulheres, de 18 a 30 anos, com formação superior, residentes em São Paulo, com uma renda de 2 mil a 13 mil reais, e que buscam cosméticos e produtos de beleza com um preço acessível.
O que é persona?
Como o nome sugere, persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal para o seu negócio.
É baseado em dados e características reais, que incluem comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.
As informações mais comuns são:
- Nome fictício;
- Cargo;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Idade;
- Crenças e valores;
- Por quais canais se informa;
- Redes sociais preferidas.
Uma empresa deve ter vários perfis de personas diferentes, mesmo se o produto ou serviço for o mesmo.
Como definir a sua persona
Para definir a sua persona, tenha informações atuais dos seus clientes, os satisfeitos e os insatisfeitos.
Junte o máximo de informações que conseguir e comece a criar o seu personagem ideal.
Para obter essas informações, saiba qual tipo de linguagem / tom utilizar, quais os sites de produtos que o seu público consome e veja o que eles deixem nos comentários.
Exemplos de persona
Com as informações necessárias citadas, fica mais fácil saber como montar uma persona.
Veja a seguir o exemplo que criamos de uma persona:
Joana tem 29 anos, é formada em Medicina e trabalha em uma clínica particular de pequeno porte. Ganha entre R$5 e R$7 mil, é solteira, tem uma filha e se considera realizada profissionalmente. Gosta de comprar roupas pela internet e está sempre de olho nas novidades indicadas pelos influenciadores. Acompanha notícias e vídeos sobre o assunto através do Instagram. Ela mora na Bahia e nas horas livres sai com a filha, frequenta parque e shopping. Ela organiza bem seus orçamentos para não acumular dívidas.
É possível ter público alvo e persona ao mesmo tempo?
Como pudemos observar, o público-alvo levanta informações mais gerais sobre os possíveis clientes.
Por outro lado, a persona oferece de forma detalhada as mesmas informações, facilitando as equipes de marketing e venda na hora de identificar a melhor abordagem para cada campanha.
? Vamos exemplificar com o que o nosso Comandante sempre fala aos clientes, resumidamente:
A Joana que tem 25 anos, é solteira, não tem filhos e faz faculdade tem um perfil comportamental totalmente diferente da Carol que tem a mesma idade, porém tem filho e faz faculdade. O que ambas consomem é totalmente diferente.
Então sim, é possível, utilizar as duas estratégias, desde que elas façam sentido para o que você busca, com base sempre em pesquisas e dados.
Quando usar público alvo e persona?
Se você busca informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, sem entrar em muitos detalhes, você pode seguir com o estudo de público-alvo.
Agora, se quer níveis detalhados partindo de um storytelling para que a sua equipe de marketing trabalhe com campanhas mais assertivas, a persona não só servirá muito bem, como será fundamental para obter resultados esperados.
Pensar em uma automação de vendas pode ajudar, já que é uma estratégia fundamental para empresas de todos os tamanhos.
Percebemos que a diferença entre as metodologias se resume em: uma apresenta informações de forma ampla e macro; e a outra representa o cliente ideal com características específicas e detalhes comportamentais relevantes para entendermos a sua jornada de decisão de compra.
Agora que você já entendeu a diferença desses conceitos, escolha o melhor para alcançar seus objetivos!
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