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31 de agosto de 2021Com o crescimento do marketing digital, a competitividade entre as empresas vem aumentando cada vez mais. As empresas que insistiam em vendas forçadas estão perdendo espaço, e a necessidade de criar conteúdo relevante, entregando conhecimento e informações que beneficiem sua persona está só crescendo.
Quem se destaca neste cenário são os empreendedores, pois eles enxergam a grande oportunidade de produzir conteúdo útil aos seus potenciais clientes, desde o primeiro contato com a marca até a decisão de compra, sem empurrar a venda do seu produto logo de cara.
Esse caminho de saber despertar interesse, responder às dúvidas e necessidades da sua persona, faz com que você construa uma ponte de confiança entre ela e sua marca, o que naturalmente a faz decidir por escolher a sua marca na hora da compra, ao invés da concorrência – Isso é o que chamamos de Jornada do Funil de Marketing.
Uma forma de extrema importância para empresas que querem crescer de maneira sólida, sustentável e orgânica, alcançando posições de destaque cada vez maiores no mercado a longo prazo, e claro, com clientes fiéis e promotores da marca.
O que é Funil de Marketing?
O marketing evoluiu muito nos últimos anos. Empresas que ainda investem em técnicas invasivas, nas quais o consumidor era obrigado a interromper sua atividade para visualizar uma propaganda, estão sendo deixadas para trás.
Comumente conteúdos em vídeo, como televisão e youtube, são interrompidos por anúncios que quebravam a experiência do telespectador. Mesmo essa sendo uma estratégia comum, ela está perdendo espaço e sendo substituída pelo inbound marketing.
No inbound marketing é necessário entender a necessidade do consumidor, para assim oferecer soluções e atraí-lo de forma voluntária e natural até a decisão de compra. Porém, até o momento de conversão desse lead, é necessário que ele passe por diversas etapas.
Essas etapas são ilustradas pelo funil de marketing. Pensando em um funil comum, o topo tem área maior e vai se estreitando, até que um volume menor chegue ao final. Isso é exatamente o que acontece no processo de compra, começamos com um alto número de possíveis clientes, esses números vão diminuindo até chegar ao fundo do funil, mais especificamente, o momento da conversão.
Para que você entenda melhor como o funil de marketing funciona, explicaremos cada uma de suas etapas:
Topo de funil
Na primeira etapa do funil de marketing, os leads ainda não buscam pela solução de um problema, ou na maioria das vezes, nem sabem que tem um problema a ser resolvido. Sendo assim, essa etapa é responsável por apresentar o problema, incentivando a busca por uma solução, porém ainda sem oferecer o seu produto ou serviço.
Para atrair o consumidor, é necessário investir em estratégias com alto alcance. Nesse momento, o público ainda não está familiarizado com o seu produto e nem com a sua marca. Portanto, não use termos muito específicos ou produza um conteúdo muito aprofundado em termos técnicos.
Todo o conteúdo produzido para o topo do funil deve ser mais generalizado, com uma linguagem fácil de entender para ajudar o leitor a identificar seu problema e a visualizar as possíveis oportunidades que ele tem para solucioná-lo.
? Para exemplificar dentro do Golden Circle (O que, Como e Porquê), nesta etapa de topo de funil é onde se produz conteúdos segmentados no O QUE.
Nesse momento, é importante colher informações que irão te ajudar a criar uma base de dados e a entrar em contato com o consumidor. Além de informações cadastrais, busque por informações que te ajudem a criar uma segmentação de público de acordo com as suas necessidades ou preferências.
Tipos de conteúdos para topo de funil
- Redes sociais;
- Infográficos;
- Blogposts com SEO bem feito (tutoriais, notícias, textos explicativos);
- Newsletters e e-mails marketing;
- E-books sobre assuntos introdutórios.
Meio de funil
Como falamos anteriormente, no topo do funil há um grande número de possíveis consumidores da sua marca, porém esses números vão diminuindo ao decorrer do funil, já que nem todos vão se interessar pelas soluções propostas.
Mas, aqueles que de fato se interessaram e acessaram os conteúdos, vão começar a ter mais dúvidas relacionadas aos seus problemas, necessidades e a buscar soluções. Dessa forma, no meio do funil o objetivo é qualificar os possíveis consumidores da marca, identificando os potenciais clientes que já reconheceram um problema e estão em busca de uma solução.
Ao produzir os conteúdos, você deve gerar pautas um pouco mais técnicas e específicas, pois a ideia é tirar as dúvidas que possam surgir durante a jornada de compra do seu cliente em potencial.
? Para exemplificar dentro do Golden Circle (O que, Como e Porquê), nesta etapa de meio de funil é onde se produz conteúdos segmentados no COMO.
Agora é hora de começar a usar as informações obtidas no topo do funil, começando a disparar conteúdos mais segmentados. Assim você enviará um conteúdo relevante para o público certo.
Tipos de conteúdos para meio de funil
- Materiais modelos como apresentações, documentos, planilhas;
- Modelos de checklists;
- Blogposts mais específicos.
Fundo de funil
Até o meio de funil você apenas apresentou o problema, sanou as dúvidas dos clientes, apresentando ferramentas úteis de como solucioná-los. Agora finalmente chegou o momento de apresentar o seu produto como a melhor solução para esses problemas.
Nesse momento os leads já estão qualificados, eles já entenderam qual o problema, quais as soluções possíveis e estão buscando pela melhor oferta. Para não concorrer apenas por preço, é necessário que o cliente veja valor no seu negócio e no seu produto. Por isso é importante que ele passe por todo o funil, dessa forma ele verá seu produto como o mais aconselhável para a compra, independente do custo.
? Para exemplificar dentro do Golden Circle (O que, Como e Porquê), nesta etapa de fundo de funil é onde se produz conteúdos segmentados no PORQUÊ.
Agora você precisa apresentar o seu produto como a melhor solução, uma técnica bastante útil, é a utilização de cases de sucesso, gatilhos mentais e uma comunicação persuasiva durante este processo de decisão de compra. Assim, você vai inspirar mais confiança ao mostrar o que os seus clientes conseguiram alcançar com ao consumir com a sua marca, sem ter abertura para rejeições, questionamentos e objeções.
Tipos de conteúdos para meio de funil
- Depoimentos;
- Técnicas de Copywriting;
- Cupom de desconto;
- Catálogo de produtos;
- Avaliação / Consultoria gratuita de algum serviço ou software;
- Frete grátis.
A importância de trabalhar com o funil de marketing
Grande parte dos profissionais de marketing defendem que o conteúdo é o coração das suas estratégias, ficando evidente a grande importância que tem o funil de marketing para os negócios.
O conceito do funil permite que você faça a segmentação do seu público-alvo e entenda a necessidade dele em cada momento.
Ao investir nessa estratégia, é necessário que você conheça seu público, caso contrário, você acabará enviando conteúdo pouco ou nada relevante para seu potencial cliente, o que fará com que ele diminua o interesse ainda mais no seu produto, e pior, acabe optando pela concorrência que já deve fazer este trabalho muito bem.
Fique atento, as oportunidades de vendas online estão crescendo cada vez mais, e consequentemente, a concorrência também! Se a sua empresa não prioriza seu cliente, outra o fará.
Por isso, dedique um tempo para entender a sua persona, estudar cada estágio do seu funil de marketing e produzir conteúdos relevantes para cada tipo de segmentação. Construa um caminho sólido de informações, para que seu futuro potencial cliente tenha acesso ao material necessário, e passe por todo o funil, desde o conhecimento até a decisão de compra.
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