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27 de novembro de 2019Fique por dentro de tudo o que rola no maior evento de Marketing Digital da América Latina: RD Summit.
Já imaginou um evento sobre Marketing Digital com um público de mais de 12 mil pessoas e com mais de 120 palestrantes? Acredite, realmente acontece todo ano!
Quem trabalha com o Marketing Digital, sabe que já faz um tempo que não haviam grandes novidades nas aplicações práticas com dicas diretas e exemplos de aplicações inusitadas de tecnologias disponíveis, mas este evento mudou tudo.
Todo início do mês de Novembro, o evento RD Summit reúne mais de 12 mil pessoas espalhadas entre 7 palcos, além do palco principal (chamado de Plenário) no Centro Sul, localizado em Florianópolis, Santa Catarina. São tantas pessoas, que o evento acaba contando com mais de 60 foodtrucks! ?
No ano de 2019, por exemplo, o evento contou com mais de 120 palestrantes entre estrangeiros e brasileiros, e 45% desses palestrantes eram mulheres. ??
A organização do RD Summit
As palestras principais acontecem no começo da manhã, e no restante do dia são diversas palestras simultâneas, divididas em 13 trilhas de conhecimento, sendo elas:
- Vendas
- Desenvolvimento Pessoal
- Marketing Avançado
- Sucesso do Cliente
- Marketing para Iniciantes
- Tech e produto
- Agências
- Rd Station
- Grandes Encontros
- Gestão e Estratégia
- Histórias que Inspiram
- Marketing Outros Conceitos
- Conteúdo e SEO
As palestras acontecem simultaneamente durante a tarde e noite, e o dia se encerra sempre com uma palestra principal.
O evento também conta com uma grande Feira de Negócios, com diversos parceiros e patrocinadores da RD – Resultados Digitais – incluindo um Startup Corner, onde se localizam as experiências imersivas e interativas, que vão desde a interação com novas tecnologias, até shows com artistas renomados!
Para os iniciantes em Marketing Digital, ou pessoas que querem abrir o próprio negócio, o evento se torna ainda mais rico em informações e experiências, pois são apresentados conceitos básicos que já foram usados e “testados” por empreendedores de sucesso diversas vezes.
A organização e o atendimento ao longo dos dias proporcionam uma experiência impressionante aos participantes. Quem teve a oportunidade de acompanhar a palestra do Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, viu a evolução desse movimento com imagens da primeira edição do RD Summit em 2013, que aconteceu em uma pequena sala de palestras para 500 pessoas, até as novas proporções dos dias de hoje.
O Networking com Empreendedores foi estimulado no evento por diversos palestrantes e por sua própria organização. Várias pessoas são conduzidas pelos apresentadores a falarem sobre suas experiências para o público presente, e claro, tirar dúvidas. Os participantes que foram sozinhos ao evento, são incentivados a entrarem em vários grupos de WhatsApp e Telegram que se formaram, como o grupo “RD Sozinhos” ou a “Turma do Fundão”.
As palestras do RD Summit
Como falamos anteriormente, durante os eventos, mais de 120 profissionais e empreendedores de sucesso dão suas palestras, em locais diferentes, forma simultânea. Por este motivo, infelizmente não não é possível acompanhar todas, apenas as mais relevantes para cada participante no momento.
Sobre a experiência que tivemos das palestras, vamos compartilhar a seguir os principais insights das palestras mais relevantes que pudemos acompanhar durante a edição do evento RD Summit em 2019:
Palestrante Thiago Concer (OSV Treinamentos)
Tema: Vendas
- Para efetuar uma boa venda, é necessário ter empatia, autoridade, humor e muita energia, pois o sucesso é resultado daquilo que você faz todos os dias;
- É importante analisar cada venda perdida;
- A equipe é a cara do seu líder;
- O que acontece no Brasil em uma semana demora mês na Alemanha;
- 80% das vendas realizadas no Brasil, passam por mãos humanas;
- Ninguém nunca ganhará nada além daquilo que preparou;
- Não existe meio termo em relação a pós venda. Ou você estará feliz por uma venda bem sucedida, ou estará bravo consigo mesmo por não ter realizado a venda do jeito certo;
- O atendimento precisa ser excelente, ao ponto do cliente querer pagar para falar com o vendedor;
- Cuidado com o vendedor “tocha-humana”, com quem ele fala, ela queima sua empresa;
- Pior do que você não saber o motivo de estar dando errado, é não saber o motivo de estar dando certo;
- Venda é um trabalho científico. Vender mais, ou vender menos é apenas a consequência de um trabalho;
- Foca no gargalo e depois ajuste o restante;
- Não focar em uma meta, mas sim nas atividades operacionais que irá trazer resultados;
- Pendência mata, faça um desenho de fluxo muito bem estudado;
- A partir da sétima tentativa de contato, você tem 42% de chance a mais de conversão para a próxima fase;
- Programe quanto tempo você costuma gastar tempo realizando vendas com seus melhores clientes;
- Conveniência e experiência, são as duas coisas que mais vendem através de uma pessoa real;
- 36% das pessoas no Brasil pagariam 26% a mais por um bom atendimento;
- Sempre facilite a decisão do seu cliente;
- Tenha o máximo de reconhecimento online de seu produto.
Palestrante: Laryssa D’alma (RD)
Tema: Customer Success
- Customer Success é a base de crescimento da maioria das empresas;
- O objetivo é manter o engajamento do cliente em sua jornada de compra;
- Escolher indicadores e medir eles durante todo o percurso;
- Tenha conversas francas com seu cliente, não tenha restrições em perguntar o que ele quer que você melhore;
- Colocar sempre o cliente no discurso de objetivos da empresa e acima de suas metas;
- Crie uma jornada ao lado do cliente. Coloque-o do seu lado para criar algo que ele terá contato;
- Compartilhe com seu cliente tudo o que você conquistou;
- Sempre pergunte ao seu cliente: “O que é sucesso para você hoje?”;
- Mapeie o sucesso de seu cliente. Faça isso através de conversas e dados. É importante que você também converse com clientes que não tiveram sucesso;
- Use pesquisas de satisfação em reuniões de estratégias, e veja sempre onde você pode melhorar;
- Crie suas próprias métricas de CS, que sejam relevantes para sua empresa;
- Não esqueça que o processo de Onboarding precisa transmitir segurança;
- Tenha sempre em mente que o cliente vem em primeiro lugar, seja resiliente, tenha muita inteligência emocional, seja empático e se coloque no lugar de seu cliente;
- Seja claro em relação aos resultados que sua equipe precisa trazer;
- Seja claro com sua equipe ao falar do impacto do trabalho de cada um;
Palestrante: Alfredo Soares (Vtex)
Tema: a melhor estratégia é atitude!
- A melhor estratégia é a atitude;
- Comprometimento é maior do que qualquer estratégia usada;
- Um bom vendedor consegue transformar qualquer estratégia sem nenhum medo;
- Empreendedorismo não é profissão, é um estado de espírito;
- É importante se manter criativo na maior parte do tempo;
- Pensamentos não geram fluxos de caixas, e sim grandes idéias;
- Todas as pessoas dentro da equipe precisam vender a empresa e sua idéia
- Mensurar, significa vender mais no futuro;
- Dados ajudam na criatividade na venda;
- O papel do gestor na área de vendas, é direcionar a equipe;
- O seu maior concorrente, é a sua mente. Cuidado para não elevar seu ego;
- Não tenha medo da sua concorrência;
- A adaptação é o novo ponto de evolução das empresas. A prospecção pode vir de lugares que você jamais imaginou;
- Vender seu produto dará trabalho, seja ele caro ou barato;
- Se coloque no caminho de quem você tem interesse. Frequente os mesmos lugares que ele frequenta;
- Vender algo, é resolver um problema;
- Na área de vendas, os gatilhos que mais convertem são: amor, tempo, dinheiro e medo;
- Três pontos semelhantes entre as 500 maiores empresas do mundo: solução, branding e ecossistema;
- Você não precisa ser o único no seu mercado, mas sim o único para seu cliente;
- Hoje a mídia virou um canal de venda. Quanto mais canais de mídia você formar, mais formas irá encontrar de alavancar seus leads;
- Potencialize as mídias onde você pode aparecer, troque coisas por postagens e stories;
- Não importa como você quer que as pessoas veem seu negócio, o que importa é como elas veem agora. Mude isso colocando sua presença da forma como você quer que o cliente te veja.
Palestrante: Felipe Coelho (A.B Seed Ventures)
Tema: Frameworks de alto impacto em receita para prestadores de serviços de marketing digital
- Modelo de negócios dinâmicos devem ser estruturados juntos com quem tem contato direto com o cliente;
- A meta do inbound é “Transformar uma pessoa satisfeita, em uma pessoa em crise”;
- Teste todas as mídias que você tem;
- Coloque na proposta de trabalho o quanto você pode alavancar o negócio dele;
- Tome todo o tempo do mundo para entender o perfil do seu cliente, isso ajudará a evitar problemas no futuro;
- Não ofereça produtos quando identificar um problema. Primeiro resolva-o, depois venda o seu produto;
- Um cliente não engajado, nunca verá o verdadeiro valor de seu produto;
- Não baseie seu lucro em custo e nem na concorrência, baseie seu lucro em valor;
- Identifique o problema do cliente e veja onde ele impacta as pessoas, processos ou metas do cliente
- O resultado prometido ficará a longo prazo, e lembre-se que as pequenas mudanças precisam vir a curto prazo.
Palestrante: Sandro Magaldi (Meusucesso.com)
Tema: Transforme a cultura de seu negócio ou morra!
- Humanos não estão equipados para processar o crescimento exponencial;
- Vivemos em um mundo que não sabemos onde vai parar;
- Olhe sempre a transformação, e não seus seus resultados;
- Entenda seu ambiente para conseguir explorar as transformações que existem nele;
- Neste século, são os empreendedores que estão transformando a sociedade;
- A maioria das mudanças não estão na tecnologia, mas sim nas necessidades das pessoas;
- A grande ameaça é a relutância em nós para nos reinventarmos;
- A cultura organizacional é a alavanca do processo de metamorfose;
- A cultura de aprendizado, é flexível com o ambiente que sua empresa está;
- A maior armadilha do sucesso é o sucesso;
- O sucesso de hoje deve ser a base para a mudança;
- Não existe mais concorrência direta e sim concorrência contra as transições do mercado;
- Estamos em um momento de muitas vantagens competitivas, mas são passageiras;
- A rotina devora o pensamento estratégico todos os dia no café da manhã;
- Toda empresa precisa ter dois mentores de crescimento, um para a eficiência no momento, e o outro para ajudá-lo a pensar no futuro;
- Inove sempre, de produto a produto.
Palestrante: Cintia Martins (A-karta)
Tema: Como escalar a liderança e a cultura do seu negócio
- Os grupos que fazemos parte, fazem parte da nossa psicologia;
- Todo grupo deve ser dividido em grupos menores para existir identificação entre pessoas;
- Quanto mais interatividade dentro do grupo, melhor a performance;
- As empresas que possuem sucessos em vendas de entrega de produtos, têm maior facilidade em criar cultura, pois as pessoas irão dar mais valor e atenção a culturas que trazem resultados satisfatórios;
- Comportamentos e símbolos, não trazem necessariamente uma cultura. A coerência com suas regras culturais criadas, transformam essas regras em cultura;
- A cultura inicial, não é a mesma cultura que pode fazer você se consolidar;
- A reestruturação da liderança é necessária depois do ponto entre startup e profissionalização;
- As incertezas são as variáveis que você precisa controlar;
- Liderança é um investimento que deve ser feito dentro da empresa, com tempo e dinheiro.
Palestrante: Wil Reynolds
Tema: Big Data x Power Bi no content marketer
- Não aceite práticas prontas;
- Analise seus próprios dados;
- As melhores práticas não funcionam com todos os clientes;
- Crie seus próprios dados;
- Tenha dados que respondam suas perguntas, e com isso terá perguntas melhores;
- Responda as questões do cliente e não enrole para respondê-lo;
- Analise todas as palavras do seu conteúdo;
- Seus dados devem estar juntos e serem analisados como um todo;
- Ter um SEO que evite palavras Gremmilins, economiza dinheiro de investimento em Ads;
- Big Data pode ser construído em Excel;
- Essa construção pode te dar idéias para as próximas landing page a serem criadas.
Palestrantes: Andrea Iorio (L’oreal), Angélica Mari (Forbes), Fabiano Virginio (IED Brasil) e Daniela Dantas (WGSN)
Bate papo sobre empresas que inovam e outras ficam paradas no tempo
- Mapeamento randômico de inovação e influenciadores;
- Antigamente, 2,5% das pessoas no mundo poderiam ser inovadores, hoje não se sabe da onde vem a próxima inovação;
- Antes de falar de tecnologia, é importante lembrarmos que estamos falando de pessoas;
- Muita tecnologia pode estragar seu negócio, pois seu público pode não estar pronto;
- O porquê de usar uma tecnologia, é mais importante do que o quanto ela pode ser inovadora;
- Prever demandar tem que ser o seu diferencial;
- “Quanta inovação seu negócio consegue suportar?”, seu cliente está sempre olhando para experiências passadas e tentando corrigir o que ela teve de ruim. Você precisa olhar para a frente. Seu negócio precisa aguentar a inovação até onde sua equipe for inovadora;
- Inovação é algo a ser colocado na sua rotina;
- Olhe para pessoas e empresas diferentes da sua. Não se prenda a concorrentes diretos em suas pesquisas. Não tenha na sua equipe pessoas que pensam, falam e lêem as mesmas coisas se você realmente quer inovação;
- A inovação nasce na capacidade de executar uma idéia. Inovação é colaborativa;
- Intraempreendedorismo: Conheça o ambiente que está, e as ferramentas que cada pessoa representa para pôr suas idéias em prática;
- O questionamento é a base da inovação, ela nasce do poder de errar e tentar novamente;
- Vivemos tempos complexos, inovar não vai ser diferente.;
- Se posicione como um curioso. Estamos em tempos de planejamentos de negócios que levam em conta a incerteza;
- Não se pode mais fazer planejamento anual completo para uma empresa, você precisa ter jogo de cintura em seu planejamento.
Palestrante: Wes Bush (ProductLed Institute)
Tema: Como converter usuários gratuitos em clientes felizes e pagantes
- Ajudar o cliente a ficar melhor no uso do seu produto;
- Entregue os valores que você já emprega em seu trabalho;
- Diminua os passos que seu cliente tem até chegar a sua primeira entrega;
- A partir do momento que o cliente te deu um sinal positivo, não devem existir muitos passos até ele poder experimentar aquilo que você prometeu;
- Entenda o porquê de colocar cada passo para o cliente. Verificar se os passos que ele te dá hoje são todos necessários,
- Tenha um dashboarding, não importa o seu negócio. Isso dará dados e aumentará o valor do seu produto;
- Onboarding serve para educar o cliente, um exemplo disso é o Slack;
- Emails ao longo do tempo trazendo o cliente para o seu lado;
- Sempre agradeça seus clientes, principalmente os mais engajados. Envie um email parabenizando-o, isso pode fazer o engajamento durar mais;
6 curiosidades sobre o evento
1 – O evento é conhecido como a Disneylândia do Marketing Digital;
2 – Todo o atendimento é bem humorado e sorridente;
3 – Na saída da última palestra do plenário (palco principal) a maioria da equipe da RD que ajudou durante todo o evento, formaram um corredor e aplaudiram todas as pessoas que participaram do evento, desde a primeira até a última;
4 – Durante todos os 3 dias, após às 18h, era liberado chopps para os participantes, o que totalizou mais de 30 mil litros da bebida;
5 – A apresentação do evento e das palestras principais ficou a cargo de Márcio Ballas e Maria Paula Fidalgo;
6 – Aconteceram shows diversos, sendo no último dia um show surpresa da banda Skank patrocinado pela Sympla, que ficou dando dicas durante todo o mês sobre de quem seria o último show.
Depoimento
Sabemos que todas as edições são um mega evento, mas nada melhor do que encerrarmos este nosso resumo com um depoimento real de alguém que esteve presente:
É uma experiência realmente incrível para quem faz home office ver a grandiosidade que nosso mercado atinge. Ver pessoas procurando se conectar a outras, buscando conhecimento e se divertindo mesmo falando sobre trabalho. A busca pelo Aprendizado contínuo tem que passar por momentos como o RD Summit que te trazem uma renovação de energia.
Dênis Apolonio
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