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9 de agosto de 2021As redes sociais, como sabemos, são extremamente populares e, diariamente, milhões de pessoas acessam o Instagram, o Facebook, o Twitter, o Pinterest, etc.
Sendo assim, com tantas pessoas presentes nesses canais todos os dias, por que não aproveitá-los em prol do seu bar ou restaurante?
Afinal, com o uso correto das redes sociais, o seu estabelecimento gastronômico tem um grande potencial para atrair, engajar e fidelizar clientes.
Por isso, levando em conta este contexto, nós separamos a seguir as principais dicas referentes às redes sociais para que você possa aplicar em seu bar ou restaurante. Veja!
10 Dicas de sucesso para bares e restaurantes nas redes sociais
1. Público-alvo
Primeiro de tudo, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo. Assim, as postagens, a linguagem utilizada, as ações realizadas, entre outros aspectos, serão muito mais assertivos e efetivos.
2. A rede social certa
Atualmente, existem inúmeras redes sociais, porém, o seu bar ou restaurante não precisa estar presente em todas elas. Concentre os seus esforços apenas naquela ou naquelas que geram mais resultados.
E para isso, é fundamental levar em consideração quem é o seu público-alvo e onde ele está mais presente.
Geralmente, o Instagram e o Facebook são as redes preferidas pelos estabelecimentos gastronômicos, mas nada impede de você estar em outras também.
Apenas avalie qual ou quais fazem mais sentido para o seu negócio, afinal, assim você poderá direcionar melhor as suas ações e estratégias.
3. Bio (descrição)
Toda rede social tem um espaço para que você possa colocar uma descrição e informações sobre o seu bar ou restaurante.
Portanto, na hora de criar a sua bio, capriche. Não coloque informações básicas ou generalistas demais como “restaurante de comida japonesa, aberto de segunda a sábado. Venha provar”.
Em vez disso, procure colocar uma descrição mais detalhada e específica, destacando as qualidades e diferenciais do seu estabelecimento.
Além disso, mantenha sua descrição e suas informações sempre completas e atualizadas.
4. Identidade visual
A identidade visual é um aspecto de suma importância para as suas páginas nas redes sociais, isso porque, ele é uma forma das pessoas “baterem o olho” e identificarem que uma determinada postagem é da sua empresa.
Tirar fotos e gravar vídeos são coisas que todo mundo pode fazer, agora, além disso, é essencial pensar nas cores, nas fontes, nos títulos, nos formatos, nas chamadas, entre outros pontos que compõem a identidade visual.
Por exemplo, a Nubank, empresa de serviços financeiros, utiliza a cor roxa em praticamente todas as suas publicações nas redes sociais, ou seja, essa tonalidade faz parte da sua identidade visual.
Agora pense em como construir a sua e se destacar com ela!
5. Imagens e vídeos de qualidade
Quando você está com fome e vê um post de um hambúrguer nas redes sociais ou uma propaganda de comida na TV, dá vontade de comer aquilo na hora, não é verdade?
Pois então, procure sempre em suas postagens gerar esse interesse, essa vontade nas pessoas.
E para isso, claro, é de suma importância que você publique imagens e vídeos de qualidade que, só de olhar, dá água na boca.
Não tire uma foto “apenas por tirar”, pense no ângulo certo, no cenário, nas cores, na consistência, na organização do prato… tudo isso influencia no resultado final.
6. Conteúdos
Ao fazer publicações nas redes sociais, é fundamental que o seu bar ou restaurante publique conteúdos relevantes, úteis e valiosos.
É claro que fazer posts de pratos, sobremesas e bebidas é importante, mas dá para ir muito além.
Por exemplo, você pode fazer posts dando dicas de culinária, divulgando novidades, como a nova linha de banquetas para bar que seu estabelecimento possui, mostrando bastidores do restaurante, exibindo depoimentos de clientes e muito mais!
Fuja um pouco do básico e do que todo mundo faz. Inove, use a criatividade e gere valor com seus conteúdos, isso só tende a agregar para o seu negócio nas redes sociais.
7. Formatos
A maioria das redes sociais permite a publicação de conteúdos e materiais em diversos formatos. Por isso, utilize-os em seus canais.
Por exemplo, no Instagram e Facebook, você pode fazer lives, gravar stories, publicar Gifs, gerar equentes, publicar reels, etc.
Portanto, diversifique os formatos em suas redes sociais, não fique apenas nas imagens.
8. Frequência
De pouco adianta você seguir todas as dicas anteriores, se as publicações nas redes sociais do seu estabelecimento não são feitas de maneira organizada e frequente.
Isso porque, se as pessoas seguem o seu perfil, curtem a sua página, é porque elas querem saber mais, se informar, ficar por dentro das novidades do seu bar ou restaurante, etc.
Agora, se o seu estabelecimento faz publicações de maneira aleatória e sem uma certa regularidade, sem um planejamento, os seguidores começarão a perder o interesse e o nível de engajamento será baixo, afinal, as pessoas mal sabem quando haverá uma nova publicação.
Portanto, ao investir em redes sociais, tenha um bom planejamento e um cronograma alinhado para estar sempre alimentando os seus canais na internet – e claro, sempre com conteúdos e materiais relevantes, afinal, não adianta publicar qualquer coisa só para dizer que publicou algo.
9. Interação
As redes sociais estão muito ligadas a relacionamento e interação, isso porque, elas permitem que os consumidores fiquem mais próximos das empresas e das marcas que consomem.
Eles podem comentar, compartilhar, curtir, mandar mensagens e muito mais.
Portanto, não deixe de interagir com o público nas redes sociais do seu bar ou restaurante. Responda dúvidas, críticas, elogios, sugestões, etc. e não ignore os seus clientes, isso é um grande erro.
Além disso, ao interagir e se relacionar com os consumidores, tenha sempre educação, respeito e empatia, afinal, proporcionar um atendimento de qualidade é importante não só para o ambiente presencial, mas para o digital também.
10. Anúncios
Por fim, temos os anúncios.
Atualmente, crescer nas redes sociais não é uma tarefa que costuma ser fácil e rápida.
Por isso, investir em anúncios, de modo a aparecer para cada vez mais pessoas, tende a ser uma ótima estratégia para potencializar os seus resultados com as redes sociais.
Enquanto você está construindo sua base de seguidores, começando a fazer publicações e entendendo melhor a rede a qual você está trabalhando, invista em alguns anúncios, vá expandindo a visibilidade e o alcance que o seu bar ou restaurante tem nela.
Ah! E uma coisa importante: não compre seguidores e nem invista em ferramentas/softwares que “prometem” resultados rápidos e mais uma série de benefícios.
As redes sociais precisam ser utilizadas da maneira certa, construindo uma audiência qualificada e verdadeira, e respeitando as diretrizes que são estabelecidas.
Caso você as viole, o seu perfil ou sua página tende a ser penalizada ou até mesmo excluída. E isso você não quer, certo?
Portanto, siga o caminho certo, coloque em prática as dicas que demos ao longo deste artigo e, com o tempo, você verá os resultados!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.