Marketing nas redes sociais: o que mudou nos algoritmos?
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14 de agosto de 2018Atualmente, é praticamente impossível expandir os seus negócios sem o auxílio das ferramentas e soluções tecnológicas utilizadas no mercado. Portanto, para otimizar os resultados do marketing da sua empresa, é preciso traçar um planejamento estratégico, executar corretamente as ações e, é claro, monitorar o desempenho regularmente.
Com tantas informações disponíveis no mundo virtual, é fundamental atentar aos principais dados e métricas para conseguir utilizá-los corretamente dentro das suas estratégias de marketing digital. Afinal, é a partir dessas informações que você consegue otimizar suas estratégias e seu investimento, já que elas permitem identificar o que funcionou e o que precisa ser aprimorado.
Por isso, para ajudar você a otimizar os resultados do marketing dentro do seu negócio, preparamos este artigo com um panorama completo sobre o assunto. Seguindo os fatores listados neste conteúdo, você conseguirá avaliar e mensurar corretamente as suas ações de marketing digital. Quer saber mais? Então é só conferir!
Use plataformas de análise de dados
Se você investe em uma estratégia de marketing de redes sociais, links patrocinados, SEO, entre outras, é muito importante utilizar as ferramentas de análise de dados disponíveis para cada uma das plataformas.
O Facebook e o Instagram, por exemplo, disponibilizam informações extremamente relevantes e aprofundadas sobre o desempenho da sua página, nas abas de insights. E se você trabalha com um e-commerce ou tem um site para captação de clientes, pode contar com o auxílio do Google Analytics.
Por meio dele, é possível analisar os acessos em seu site, a taxa de rejeição, taxa de conversão de vendas, número de sessões e duração média, entre outros dados que você pode mensurar e, de acordo com seus objetivos e metas de mercado, colocar em prática para otimizar os seus resultados do marketing.
Interprete as informações corretamente
Não adianta utilizar as ferramentas de análise de resultados do marketing se você não souber o que fazer com os dados. Saber interpretá-los é a parte mais importante de todo o desenvolvimento de sua estratégia, já que a partir disso você poderá agir de forma correta para otimizar os seus resultados.
Por isso, é importante ter ao seu lado uma empresa parceira especializada nessa área, que poderá ajudar você a analisar, interpretar e relacionar os dados corretamente, indicando o que deve ser modificado.
Seja a partir da taxa de cliques ou dos dispositivos mais utilizados para acessar os seus canais de comunicação digitais, a boa interpretação das informações pode ajudar a otimizar as suas ações e melhorar o ROI para fazer a sua empresa crescer.
Estude as suas personas constantemente
Conhecer o seu público-alvo é essencial para que você descubra o perfil do seu potencial cliente. A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. A definição dessa persona será o seu guia no planeamento das estratégias e, principalmente, na análise de resultados.
Porém, é possível que sua persona seja modificada com o tempo, de acordo com o mercado ou, até mesmo, com os seus objetivos de empresa. Pode acontecer de seus consumidores mudarem as preferências, o que desejam ler e o que desejam comprar.
Sendo assim, você deve se adaptar a essas preferências para continuar tendo sucesso em sua estratégia de marketing. Por isso, juntamente a uma empresa que possa ajudar você a analisar corretamente os resultados, defina um prazo para rever essa persona e refazer as pesquisas de mercado com seus clientes atuais e potenciais.
Defina os KPI’s anteriormente
No marketing digital, a definição dos KPIs (Key Performance Indicators) é fundamental para o processo de monitoramento das suas estratégias e processos. Afinal, com tantos dados e informações disponíveis na grande rede, é preciso ter certeza de que as métricas estão sendo úteis para o seu negócio.
Por isso, durante o planejamento estratégico da sua equipe, se certifique de definir quais são os indicadores mais importantes a serem acompanhados pela sua empresa. O importante não é gerar dados, mas sim gerar dados que se transformem em informações válidas para a sua empresa se aprimorar.
Saiba qual é o seu Custo de Aquisição por Cliente
Uma dessas métricas importantes é o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), que indica qual é o investimento médio da sua empresa para conseguir atrair um cliente. Assim, fica mais fácil saber se as estratégias de marketing estão funcionando ou não.
Com essa informação, você pode mudar a abordagem das suas estratégias e alterar o planejamento. Isso permite garantir que os resultados do marketing sejam positivos para o seu negócio.
Atente à Taxa de Conversão
Ótima forma de avaliar se as suas estratégias estão, de fato, funcionando corretamente, é por meio da Taxa de Conversão. Essa métrica indicará a eficiência do planejamento traçado anteriormente.
A Taxa de Conversão mostrará os caminhos a serem seguidos para compreender e corrigir os processos de compra. Quer saber, por exemplo, se uma landing page está gerando resultados positivos? A resposta está na Taxa de Conversão.
Analise constantemente o ROI
O ROI, também conhecido como Retorno Sobre Investimento, é uma métrica muito importante para qualquer negócio. Afinal, é por meio do ROI que você consegue identificar se os investimentos planejados e executados pela sua empresa estão, de fato, se mostrando eficientes.
Na maioria dos casos, a ideia é investir para gerar algum retorno, certo? Por isso, é importante sempre acompanhar os números da sua companhia para saber, ao certo, qual é o retorno obtido de uma determinada estratégia.
Dessa forma, você garante que erros cometidos no passado não se repitam. Com esse controle, você consegue identificar as ações que estão funcionando e as que estão gerando prejuízos para a sua empresa. Assim, fica mais fácil tomar as medidas necessárias para que os resultados do marketing não sejam tão impactados.
Não se deixe levar pelas métricas da vaidade
Como falamos anteriormente, alguns dados acabam sendo improdutivos para a sua empresa e são conhecidos como métricas da vaidade. Informações como o número de seguidores em suas páginas nas redes sociais ou mesmo a quantidade de visualizações em um vídeo não conseguem ser transformadas em dados relevantes.
Portanto, não se deixe enganar pelas métricas que não têm nenhum tipo de aplicação prática relevante para o seu negócio. Afinal, o acompanhamento desses dados tem como objetivo melhorar os resultados do marketing, ou seja, para que desperdiçar tempo e recursos com informações pouco relevantes?
A mensuração de resultados é uma das fases mais importantes de todo o seu planejamento de marketing e, por isso, deve ser feita por alguém que realmente entende e sabe como interpretar esses dados, para alavancar as suas vendas e otimizar os seus resultados.
Agora que você já sabe como os resultados do marketing podem ser otimizados dentro da sua organização, que tal ficar por dentro de outros assuntos importantes para o dia a dia da sua empresa? É só assinar a nossa newsletter!
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