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21 de fevereiro de 2018Mensurar resultados de comunicação é uma tarefa obrigatória para quem busca sempre encontrar maneiras de tornar o trabalho mais produtivo e eficiente internamente. Além disso, pode ser muito útil para justificar investimentos já realizados ou o pedido de mais recursos para uma determinada ação ou setor, por exemplo. Com essa análise, portanto, é possível identificar o que funcionou para a sua empresa e o que precisa melhorar.
A única maneira de ter certeza de que as suas iniciativas estão dando retorno é acompanhando os seus resultados ao longo de cada mês e também durante o ano. O monitoramento é essencial para se ter ideia do crescimento e da queda de suas métricas, além de permitir que você enxergue padrões e tendências para saber qual caminho seguir para conquistar melhores resultados.
Quer saber por onde começar para conseguir mensurar os resultados da sua empresa e realizar as alterações necessárias para garantir o sucesso do seu negócio? Separamos as principais formas para realizar uma análise eficiente e produtiva para a sua organização. Confira!
Qual a importância de mensurar resultados da sua empresa?
Antes de tudo, é preciso entender qual a importância de mensurar os resultados da sua empresa e quais benefícios isso pode trazer para o seu negócio. O primeiro ponto é a possibilidade de colocar no papel o que o setor de comunicação está entregando. A análise pode servir para validar as suas decisões e até como argumento para conquistar um budget maior para o período seguinte.
Além disso, é possível identificar o que está sendo feito de errado dentro do seu planejamento e, dessa forma, otimizar esses processos antes que se tornem uma grande dor de cabeça para você. Outro ponto é a possibilidade de encontrar ferramentas e inovações que permitam que você conquiste mais clientes por meio de estratégias eficientes de comunicação.
Quais são as principais métricas para avaliação?
Para ajudar você a definir se os resultados da sua empresa foram positivos ou negativos, listamos dez métricas importantes que servem como indicadores para se ter uma ideia do que funcionou e quais setores precisam ser otimizados.
Considere seus objetivos
O que vai determinar quais métricas aparecem em seu relatório são os objetivos e metas da sua empresa. O que ela está tentando conquistar e quais indicadores são capazes de apontar esses retornos?
Portanto, é fundamental que os dados coletados e analisados sejam, de fato, úteis para, por exemplo, melhorar algum processo interno. Fazer por fazer é apenas um desperdício de tempo e recursos.
Nesse contexto, você precisa focar nos KPIs (Key Performance Indicators ou, em português, indicadores-chave de desempenho) certos. Por exemplo, se a sua marca quer vender mais, o número de produtos vendidos é um KPI que precisa ser acompanhado.
Não se contente em mensurar os resultados mais fáceis de serem coletados, é importante buscar os números que podem ser usados para otimizar os resultados da sua empresa.
Calcule seu ROI
A fórmula para calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) das suas ações de comunicação (ou para qualquer outra iniciativa de sua empresa) é bastante simples. O primeiro passo envolve subtrair seu custo do lucro obtido. Depois, divida esse valor pelo seu total de custos. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.
Ao trabalhar com ROI, é extremamente importante que você não deixe de calcular nenhum gasto envolvido com o trabalho em comunicação para tornar a conta mais precisa. Assim como as demais métricas, essa deve ser periodicamente medida para que você possa realizar as devidas comparações de evolução.
Use ferramentas inteligentes
Graças à evolução da tecnologia, não é mais necessário gastar muito tempo captando e cruzando dados para mensurar os resultados de comunicação. E, com tamanha concorrência no mercado, é preciso buscar o que de melhor está disponível para você e a sua empresa. Usando as ferramentas certas, você vai poder otimizar o seu trabalho e contar com diagnósticos ainda mais estratégicos.
Por exemplo: o Google Analytics é um sistema robusto capaz de medir uma série de indicadores relacionados ao seu site e à sua estratégia de marketing. Com a devida configuração, ele pode ajudar a apontar os rumos da sua campanha. Analise cada canal de marketing em que sua empresa atua e busque por soluções que ajudem na captação de dados.
Documente tudo
O seu trabalho para mensurar resultados de comunicação terá sido em vão se você não tiver registrado tudo de forma acessível para o futuro. É altamente estratégico ter meios de consultar seus resultados passados e isso é impossível se seus esforços não forem documentados adequadamente.
Ao elaborar relatórios de performance, certifique-se de disponibilizá-los em algum espaço visível para os membros da sua equipe, como no servidor da sua empresa ou até mesmo em um diretório na nuvem.
Saiba qual o seu Custo de Aquisição de Cliente
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma importante métrica para definir quanto o seu negócio está investindo para atrair novos clientes. Portanto, quanto menor o valor desse custo, mais eficientes são as estratégias adotadas pela sua empresa.
O cálculo, apesar de parecer simples, pode não ser totalmente verdadeiro se não for feito da maneira correta. Quanto mais dados e informações você tiver sobre os seus gastos, mais real será o número. A conta é simples: basta dividir todos os investimentos pelo número de clientes conquistados no período determinado.
Observe o valor do cliente
Ótima métrica para entender o que cada cliente representa, em forma de retorno, para o seu negócio. Identifique o valor da venda média por consumidor, multiplique pelo número médio de vezes que cada um deles compra na sua empresa e uma média do período que um comprador típico continua fidelizado.
Fique atento às taxas de conversão
A taxa de conversão é uma métrica importantíssima para entender se as suas estratégias estão funcionando ou não. Afinal, você sabe quanto a sua empresa está investindo para conseguir atrair novos leads?
Com o cálculo da taxa de conversão, você consegue responder a essa pergunta e identificar se é a hora ou não de otimizar suas ferramentas de atração e conversão de vendas do seu negócio, por exemplo.
Também é possível entender o que precisa ser feito para garantir que a experiência do consumidor com a sua marca seja mais positiva, garantindo um retorno ainda maior.
Veja a receita de vendas
Muito similar ao CAC, a receita de vendas é a divisão de todas as vendas realizadas durante o ano pela quantidade de clientes adquiridos nesse mesmo período. Dessa forma, você consegue identificar o quando faturou.
Invista na geração de tráfego orgânico
Um ponto fundamental é encontrar diferentes maneiras de atrair mais visitantes para a sua página. Impulsionar publicações e comprar anúncios são estratégias válidas, porém, é importante investir em maneiras para gerar tráfego orgânico, como produção de conteúdo relevante em um blog ou site, engajamento com clientes nas redes sociais e também estratégias de e-mail marketing.
Quais são os erros mais comuns ao tentar mensurar resultados?
Utilizar as métricas, porém, nem sempre é uma tarefa fácil e, muitas vezes, o trabalho de mensurar resultados de comunicação pode ser ineficiente. Um dos erros mais comuns é não traçar metas e objetivos e aplicar apenas os índices mais comuns e fáceis, resultando em informações nada úteis para a sua empresa.
Portanto, antes de investir em uma equipe para mensurar resultados de comunicação, é fundamental definir o que você quer alcançar com esses números. Estipular objetivos que estejam alinhados com a empresa para que os resultados, de fato, possam ser aplicados na prática.
Outro erro muito comum é mensurar apenas algumas métricas e escolher justamente os indicadores que não se complementam. Ou seja, fazer apenas por fazer. É interessante entender que o número sozinho não significa nada, sendo necessário ter alguma aplicação prática e, no cenário ideal, utilizar métricas que se complementem, tornando possível corrigir eventuais erros e otimizar processos.
Quais as melhores práticas na hora de mensurar resultados de comunicação?
Como falamos, os números puros não têm valor algum para a sua empresa e, portanto, não apresentam nenhuma utilidade. Dessa forma, é importante não só mensurar resultados, mas analisá-los e torná-los úteis para a sua empresa. Ou seja, transformar os números soltos em significados práticos.
Ao identificar uma diminuição na taxa de conversão, por exemplo, você deve apresentar de forma prática qual o significado desse número. Ou seja, mostrar quais foram os fatores que resultaram nessa queda e quais devem ser os próximos passos a serem seguidos para buscar uma melhora.
Principalmente ao apresentar os resultados obtidos a outras equipes, é fundamental ter muito cuidado e pensar exatamente em como cada métrica vai impactar em cada time. O setor responsável pelo design do site, por exemplo, deve entender como a queda na taxa de conversão impacta em seu trabalho e o que eles precisam fazer para garantir um retorno positivo.
Qual ajuda uma agência de comunicação pode oferecer?
Não caia no erro de pensar que mensurar resultados de comunicação é uma perda de tempo. Essa é a única forma de se certificar de que os seus esforços estão dando os retornos esperados. Para uma tarefa tão importante, portanto, é preciso realizar esse trabalho com quem entende do assunto.
Dessa maneira, uma agência de comunicação pode ser um fator importante para garantir que todo esse trabalho seja, de fato, efetivo para as metas e objetivos da sua empresa. Com o acompanhamento de perto de quem é especialista no assunto, você garante um resultado sem disfarces, que vai mostrar os acertos, mas, principalmente, todos os erros cometidos no processo.
Nesse texto, apresentamos qual é a importância de realizar uma análise constante dos resultados da sua equipe de comunicação, quais indicadores utilizar para colocar os números no papel e como uma agência especializada no assunto pode ser importante nesse processo.
Agora que você já entendeu a importância de mensurar resultados de comunicação dentro da sua empresa, quais os principais indicadores e como utilizar, na prática, essas métricas no seu dia a dia, que tal conferir outros conteúdos como esse? Você sabe o que é Data Analytics? Então que tal entender por que você deve utilizá-lo em suas estratégias de marketing digital?
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