Por que devo apostar em marketing digital?
5 de junho de 20204 dicas para chamar atenção dos clientes online
6 de julho de 2020Reme contra a maré e aumente as suas vendas no mês e no dia dos namorados!
Uma pesquisa feita em 2012 pelo jornal Exame, o dia dos namorados é a terceira data do ano onde os lojistas mais faturam em seus produtos, ficando atrás somente do Natal e Dia das Mães. A data é sempre a mais esperada não só para os lojistas, como para os casais apaixonados… Afinal, quem não ama receber presentes?
Neste artigo, te daremos algumas dicas de como superar suas expectativas de vendas nestes próximos anos independente de qual seja o produto fornecido por você. Mas antes de tudo, vamos te contar como surgiu a data do romance aqui no Brasil, vamos nessa?
Por que o dia dos namorados no Brasil é comemorado em Junho?
Você já se perguntou o motivo da data romântica não ser comemorada em Fevereiro como em outros países? O famoso feriado “Valentine’s Day” é festejado no mundo todo no dia 14 de fevereiro, mas desde o ano de 1948 a data é celebrada no dia 12 de Junho.
Acredite, o motivo disso acontecer, é completamente voltado para o lucro dos comércios. João Dória, pai do atual Governador do estado de São Paulo João Dória Júnior, era dono de uma das maiores agências de Publicidade do Brasil. A história começa quando a agência de Dória foi contratada pela loja Exposição Clipper, e a partir dali o seu objetivo era alavancar as vendas da loja, que já não andavam indo bem.
Lembrando do dia das mães, Dória teve a brilhante idéia de inserir mais uma data no calendário brasileiro para que as pessoas pudessem trocar presentes: o dia dos namorados.
Mas por que junho?
Além do dia doze ser véspera do dia do casamenteiro Santo Antônio, a data também foi escolhida por ser exatamente no mês que se encerra o semestre. Naquela época, o mês de junho as vendas dos comércios sempre caíam bruscamente.
Depois de ter planejado todos os detalhes da estratégia, Dória criou a primeira ilustração que serviria de propaganda para anunciar a nova data:
A data foi um sucesso no primeiro ano! Nos anos seguintes, o dia dos namorados começou a se espalhar pelo brasil inteiro, e não demorou para se tornar uma data oficial nacional.
Reme contra a maré e supere suas expectativas!
Agora que você já sabe o verdadeiro motivo da data ser comemorada em data diferente aqui no Brasil, nós da nave te daremos 7 dicas de como você pode superar as suas expectativas de vendas mesmo com as portas de sua loja física fechada.
Avalie os dados do ano anterior
Se no ano passado você elaborou uma campanha para turbinar as suas vendas no dia dos namorados, você pode utilizar os dados que coletou para utilizar na sua estratégia de agora.
O resultado foi positivo? Ótimo! Os dados de aumento de vendas são os mais importantes neste momento, assim você pode criar uma meta de acordo com os números obtidos no dia dos namorados anterior.
Analisar os dados de seu comércio pode te ajudar a decidir se o caminho que irá seguir é o correto e ver coisas que deram errado ou certo. Isso te ajudará se manter longe de problemas.
É nesse momento que você deve refletir e ver o que você pode melhorar neste ano.
Pense na política de trocas e devoluções
Não se esqueça que no dia dos namorados o cliente comprará um presente para o seu parceiro e que talvez ele não se agrade muito com o produto, daqui uns dias ele irá te procurar para trocar, e isso é extremamente normal de acontecer.
Pense em como a empresa se posicionará nesse tipo de situação, principalmente com os produtos que entrarão em promoção. Isso te ajudará a evitar que os incidentes danifiquem a reputação do comércio.
Ofereça um canal de comunicação que responda o mais rápido possível
Lembre-se que você terá que agradar 2 pessoas com gostos diferentes,então ter um canal de comunicação vai te ajudar a se comunicar com aquele cliente indeciso e não sabe o que escolher.
Ter um canal de comunicação também irá ajudar na fidelidade desse cliente. Ficar próximo de um consumidor é essencial para fazer as suas vendas subirem. Quando você torna um cliente fiel, ele se sente mais confortável em te dar feedbacks sobre um produto e é muito provável que ele procure a sua loja quando precisar de algo.
Diminua o seu estoque
As datas comemorativas são ótimos momentos para que você esvazie o seu estoque e venda todos aqueles produtos que estão armazenados em grande uma grande quantidade. Isso irá te ajudar a liberar espaço no lugar onde você armazena os seus produtos, e você ainda pode gerar lucro para futuros novos investimentos.
Faça uma descrição detalhada do produto
Na hora de oferecer um produto, capriche na hora de falar sobre ele. Fale sobre todos os detalhes, isso fará com que o cliente não veja somente um simples produto, mas também o seu valor.
Utilizar os recursos de multimídia do seu site irá te ajudar nessa missão. O zoom irá ajudar o cliente a ver cada pequeno detalhe do produto. O vídeo também pode ser uma opção, pense bem nessa parte.
Use suas redes sociais e gere conteúdo
É como dizem: “propaganda é a alma do negócio”. Quer atrair clientes? Então gere um bom conteúdo!
O conteúdo é uma das formas de você ficar mais perto de seu cliente. Na maioria das vezes é na rede social que o cliente faz o primeiro contato com a sua empresa, por isso é muito importante que o seu feed esteja coerente com os seus produto.
Poste muitas fotos no Instagram e faça anúncios no Facebook, faça stories e também responda comentários, as pessoas adoram todos os tipos de novidades.
Pense fora da caixinha e se surpreenda!
A criatividade precisa estar presente em todo o dia-a-dia de uma empresa. Sempre tem aquela gambiarra que faz tudo funcionar, não é mesmo?!
Crie kits promocionais, brindes, bilhetinhos especiais e também ofereça embalagens de presentes diferentes. Algumas pessoas presenteiam o seu parceiro somente após a data do dia dos namorados, então pense em tudo.
Ofereça outros métodos de entrega para que tudo seja feito com agilidade. Você pode se cadastrar em algum aplicativo de transporte ou também pode contratar o seu próprio motoboy para fazer entregas na região.
Mesmo neste momento difícil para algumas empresa fique tranquilo. Com planejamento e muita paciência, você pode superar todas as suas expectativas e ir do lado contrário da crise. Seja inovador, e ofereça sempre algo a mais.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através da nossa central de comunicação, teremos o prazer em ajudá-lo. ?
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.