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16 de dezembro de 2021Estima-se que existam no Brasil mais de 12 mil startups, o que deixa claro que empreender se tornou uma boa alternativa para quem tem em mente um negócio inovador.
No entanto, o fundador necessita conhecer o mercado e contar com algumas habilidades para poder gerenciar de forma correta uma startup no Brasil.
O que significa que não basta apenas ter ideias brilhantes, mas também adotar ações e estratégias do mercado.
A ideia em conjunto com a operacionalização de táticas, como a do marketing de referência, traz bons resultados para as startups.
Acompanhe a seguir tudo o que precisa saber sobre o perfil dos fundadores de startups brasileiras.
Vamos nessa! ?
O cenário do mercado de startups no Brasil
As startups estão se reinventando e gerando muitos empregos no Brasil.
As tecnologias chegaram para aprimorar processos, reduzir desperdícios e, claro, aquecer o mercado de trabalho, isto é, trazer a transformação ágil e digital para a realidade dos negócios e do trabalho.
Segundo a Associação Brasileira de Startups, entre 2015 e 2019 houve um salto de 4.151 para 12.727 startups no Brasil, um aumento de aproximadamente 207%.
Mesmo diante um cenário pandêmico e diversas restrições, surgiram novas startups. Alguns empreenderam por necessidade e outros apenas pela vontade de criar algo novo.
Mas uma coisa é certa: esse número vai continuar crescendo.
Os tipos de negócio das startups brasileiras
De antemão, as chamadas startups são conhecidas por serem empresas jovens, que buscam evoluir e se tornarem empresas de sucesso dentro do seu nicho de mercado.
A maioria dos fundadores dão preferência para os negócios B2B (Business to Business) e B2B2C (Business To Business To Consumer).
O aumento dos investimentos em ramos financeiros ocupam mais espaço nos portfólios de fundadores, sendo elas:
- Fintechs;
- Logtechs;
- Agritechs;
- Martechs.
A seguir listamos algumas das startups brasileiras de mais sucesso:
- Hotmart;
- 99;
- Quinto andar;
- Guia Bolso;
- Buser;
- Nubank;
- CargoX;
- iFood;
- Gympass;
- Loggi.
Os modelos de negócio das startups brasileiras
Startups são empresas que convivem em um cenário incerto.
Quando assumem riscos, desenvolvem o growth marketing e enxergam grandes chances de modificar o mercado.
Entretanto, um modelo de negócio descreve a forma com que as empresas podem criar e entregar valor, e de que forma monetizá-lo.
De acordo com os resultados do Raio-X dos Founders, cerca de 47,6% das empresas dão preferência para investir em startups que seguem o modelo de negócio B2B.
Por outro lado, 30,9% investem em B2C.
Uma outra parte de 17,2% investe em modelos de negócio B2B2C, ficando apenas 4,3% com perfis específicos de D2C (Direct to Consumer).
Sempre que os fundadores elaboram a visão do seu produto, são definidas também hipóteses dos componentes do seu modelo de negócio, incluindo clientes, canais de distribuição, precificação, automação de vendas e parcerias.
O perfil dos fundadores de startups brasileiras
Ter uma iniciativa empreendedora vem fazendo cada vez mais sentido para jovens e profissionais com algum nível de conhecimento. E alguns perfis de fundadores são comuns entre os empreendedores brasileiros, entenda:
Gênero
Assim como em outras profissões, existe a desigualdade entre gêneros dos fundadores de startups.
A liderança fica por conta do sexo masculino, ocupando 90,2% das empresas.
O aumento de mulheres fundando empresas começou em 2010 e vem crescendo desde então.
Graduação
Atualmente alguns cursos estão se destacando para a formação de empreendedores, dando destaque para grandes universidades como a USP, PUC-Rio, UNICAMP, ITA e FGV.
Alguns cursos garantem 70% da formação dos futuros fundadores.
Sendo:
- Administração;
- Engenharia;
- Economia;
- Ciências da Computação.
Idade e experiências prévias
A idade média é de 31 anos, a prova de que existe uma busca por conhecimento antes de entrar de fato no mercado de trabalho.
É comum encontrarmos fundadores que resolveram abrir uma startup após anos trabalhando e adquirindo experiência.
A maioria dos fundadores, começaram a empreender justamente na área de atuação anterior.
Fazendo com que o investimento fosse mais certeiro, por já conhecerem o funcionamento do setor.
Desafios enfrentados pelos fundadores
Abrir uma startup não é tarefa fácil.
A realidade dificilmente muda, além das leis vigentes. Porém os empreendedores precisam ter em mente esses desafios e assim enfrentá-los.
Os 7 maiores são:
- Burocracia e tempo para abrir a empresa;
- Carga tributária;
- Juros altos na tomada de crédito;
- Assuntos corporativos das empresas tradicionais;
- Abertura de conta bancária;
- Disputa com grandes negócios;
- Pressões do mercado e dos clientes.
Agora que você já sabe os desafios que vai encontrar pela frente, é hora de começar estudar as melhores estratégicas e como resolvê-las de forma ágil e simples.
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