LinkedIn Ads: o que você deve saber para começar a anunciar
9 de novembro de 2018Atendimento nas redes sociais: entenda a importância para o seu negócio
22 de novembro de 2018As redes sociais são capazes de estreitar o relacionamento entre empresas e seus públicos-alvo. Hoje, não marcar presença em ao menos uma plataforma social significa perder oportunidades de negócio e feedbacks valiosos.
Entre as diversas ferramentas de Marketing Digital, o Facebook é uma das principais. No primeiro trimestre de 2018, ele atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Com uma base tão grande de pessoas conectadas, são muitas oportunidades para empresas, concorda?
Diante dos recursos disponíveis para negócios de todos os tamanhos, a divulgação no Facebook é uma estratégia essencial. Entretanto, é bastante comum cometer erros que podem detonar a imagem da empresa e os resultados. Neste post, você saberá quais são e como evitá-los. Continue lendo!
1. Desconsiderar estratégias
Todas as suas ações na rede devem ser orientadas por um propósito. Quando você não define estratégias, não consegue mensurar o que foi feito e é incapaz de encontrar maneiras de melhorar suas práticas continuamente. Você precisa de resultados concretos, não é mesmo?
O primeiro passo para não pecar na parte estratégica é entender quais são seus objetivos com a divulgação no Facebook, para depois traçar meios de alcançá-los. Nessa rede social, você é capaz de atingir metas de negócio como:
- aumento no volume de vendas;
- reconhecimento de marca;
- aproximação com o público-alvo;
- aumento da confiança do consumidor.
O Facebook pode proporcionar muitos benefícios para a sua empresa, desde que você defina estratégias de acordo com cada objetivo. Ou seja, o seu planejamento para aumentar vendas não será o mesmo para atingir reconhecimento de marca.
2. Publicar sem planejamento
Criar publicações em cima da hora sem um calendário definido pode fazer com que você perca datas estratégicas e cometa erros críticos nas publicações. Planejar seus conteúdos ajuda você a analisar melhor as ideias e conseguir bons resultados, aproveitando épocas relacionadas ao seu negócio para gerar engajamento.
Se você atua em um e-commerce de moda, por exemplo, montar um super planejamento para datas como Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Pais é fundamental.
3. Focar em curtidas
Um dos erros mais cometidos quando o assunto é divulgação no Facebook é cair na armadilha das “métricas de vaidade”. Esses indicadores podem agradar ao ego, mas, na prática, não estão relacionados a resultados em vendas.
Esse é o caso das curtidas, por exemplo. De nada adianta uma página empresarial ter milhares de likes se o engajamento com o público for baixo ou o perfil dos fãs estiver desalinhado com a persona do negócio.
Agora, você já deve ter percebido que coletar curtidas de amigos e familiares para “encher a página” pode não ser o que você precisa, certo? Além disso, é preciso definir métricas alinhadas com seus objetivos. Se você não souber quais são, pesquise materiais que possam ajudar nessa etapa.
4. Ignorar o público
Não responder seus fãs não é uma saída e isso pode deixá-los revoltados. Seja para elogios ou críticas, você precisa se preparar para esse tipo de contato. Com o tempo, o ideal é traçar padrões de resposta para as mensagens. Você ainda tem a opção de encaminhar o usuário para o inbox e evitar desentendimentos em público.
Lembre-se de não copiar e colar a mesma resposta para todos! As marcas devem se relacionar com seus fãs de maneira cada vez mais humanizada.
5. Tentar forçar vendas
Mesmo que seu objetivo com a divulgação no Facebook seja aumentar vendas, não desgaste seus fãs. Uma enxurrada de publicações tentando forçá-los a comprar algo pode ter o resultado contrário.
Aplicar o conceito de funil de vendas pode ajudá-lo a manter seus fãs envolvidos com a página por meio de conteúdos relevantes e que os interessem. Faça testes até comprovar o tipo e o formato de conteúdo mais eficaz para gerar engajamento.
A divulgação no Facebook oferece muitas oportunidades para que empresas possam atingir seus objetivos. Porém, ter atenção aos erros comuns e corrigi-los com cautela é fundamental. Nas redes sociais, sua imagem está exposta ao público e qualquer deslize será notado, podendo gerar uma crise.
Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como evitar erros na divulgação no Facebook, deixe um comentário contando quais mudanças você aplicará em sua página após esta leitura!
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