Do StoryTelling ao StorySelling: como gerar mais vendas
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15 de novembro de 2020A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil em 2020. A nova legislação trouxe algumas transformações significativas para a forma como o marketing digital vem sendo realizado.
O motivo? A LGPD trata sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, adicionando mais proteção e punições caso não se cumpram as regras.
O marketing digital lida diretamente com dados de terceiros quando se capta um lead, o coloca em uma lista e o nutre com conteúdos. Tudo isso significa que a maneira de lidar com esses dados sofreu modificações.
Mas não se desespere! Isso não significa que você não poderá mais entrar em contato com seus possíveis clientes, mas com certeza você terá que seguir novas regras…
Primeiro, vamos entender o que exatamente diz a Lei e quais mudanças ela traz, para depois analisarmos o que efetivamente mudou na área de marketing e como você pode organizar os seus processos nas ações digitais. Vamos lá?
O que é a LGPD?
De forma simples e bem resumida, podemos dizer que a Lei Geral de Proteção de Dados veio para devolver às pessoas um controle maior sobre seus dados, e maior privacidade.
A Lei estabelece regras relacionadas à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados. Isso significa mais proteção e punição para quem a descumpre, o que também é um fato muito positivo que resguarda todos os usuários do mundo da internet.
A LGPD tem uma importância imensa e já é considerada a Lei de maior impacto sobre as empresas desde a criação do Código de Defesa do Consumidor!
Então quando a minha empresa pode usar os dados?
Philip Kotler diz que o marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo, sempre com lucro.
E por isso, devido ao avanço da tecnologia da informação, cada vez mais esse público-alvo é alcançado por meio de dados pessoais pré-fornecidos ou capturados sem o consentimento das pessoas.
A grande questão é: os profissionais de marketing precisarão se adequar à LGPD, logo, suas estratégias para coleta de dados e atração de potenciais clientes deverão ser revisadas.
O meio digital trouxe a possibilidade de coletar inúmeras informações sobre tudo e sobre todos, mas com a nova lei, isso garante que o tratamento desses ativos somente poderá ser realizado mediante o fornecimento de consentimento do titular dos dados.
Hipóteses
A Lei prevê dez hipóteses que tornam lícito o uso de dados. São elas:
- Mediante o fornecimento de consentimento pelo titular;
- Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
- Execução de políticas públicas previstas em lei;
- Realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
- Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato;
- Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
- Visando a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
- Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;
- Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecer direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais;
- Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.
LGPD é uma mudança cultural
Sim, a LGPD não é apenas mais uma Lei dentre tantas… É, de fato, uma mudança cultural. A proteção de dados pessoais simboliza uma mudança de comportamento de grande impacto na forma como os negócios são feitos de agora em diante.
A LGPD também possui o papel fundamental de elevar o Brasil ao mesmo nível das economias mais competitivas do mundo. Por isso, é super importante entender bem o que a lei prevê.
Você da área de marketing já revisou suas estratégias? Esse é um momento desafiador, que precisa de bastante atenção e paciência.
Por aqui, nós já estamos juntinhos da LGPD! Além disso, se você precisar de um ‘help’ nessa questão, nós da Nave Migre Seu Negócio ficaremos felizes em te ajudar nessa missão! Venha bater um papo com um dos nossos tripulantes. ???
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
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