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30 de outubro de 2022Um dos primeiros desafios para quem pensa em abrir um negócio próprio é justamente descobrir qual o melhor segmento com que trabalhar diante da pluralidade de opções que estão presentes no mercado. Para responder a isso, é importante conhecer mais sobre o target marketing.
Essa estratégia trabalha com a adequação de uma empresa a um segmento específico de público, sendo preciso desenvolver estratégias que conversem diretamente com essa audiência escolhida, aumentando assim o desempenho a ser conquistado por um projeto.
Ação essa de grande importância se levarmos em conta a alta competitividade que é possível de se encontrar no meio comercial, com um destaque ainda maior quando falamos sobre o campo digital e como ele é capaz de impactar as atividades de uma empresa.
Como exemplo disso, podemos fazer uma pesquisa sobre o contato de um fornecedor de biscoito de polvilho para garantir um fornecedor para uma loja de biscoitos que será aberta em um bairro. Uma busca simples que pode levar a inúmeros resultados.
Frente a tantas opções, cabe aos usuários estudarem qual é a melhor opção a ser fazer negócio, levando em conta o reconhecimento de tal empresa e até mesmo a posição conquistada por ele junto aos mecanismos de busca utilizados na internet.
Tudo a criar um ambiente bastante competitivo, tornando-se difícil para uma empresa de público muito amplo conseguir obter bons resultados comerciais, já que a sua competição pode ser gigante, crescendo de forma exponencial os seus desafios nessa área geral.
Frente a essa realidade, é positivo que uma empresa busque por um público mais seleto, optando por um segmento que possa ser melhor trabalhado, tal como um escritório de finanças, que pode se especializar na assessoria contábil para abertura de empresa.
Posteriormente, quando esse negócio conquistar uma posição de maior destaque, é possível trabalhar com uma expansão dos seus planos, passando a responder para um público mais amplo, garantindo um crescimento esperado sobre os seus resultados.
Estratégia essa que vale tanto para novas empresas, como também para companhias que atuam há muito tempo, com a sua especialização em somente um segmento sendo o motivo pelo qual o seu desempenho se mantém regular dentro do mercado.
As ações direcionadas do target marketing
Dentro do mercado existe uma pluralidade cada vez maior de segmentos aos quais uma empresa pode optar por focar suas atividades, sendo algo que passa pelo processo maior de diversificação da própria sociedade, através de uma mais ampla troca de informações.
O processo de globalização faz com que tanto os mercados como os indivíduos passem a realizar uma comunicação mais constante, trocando opiniões e experiência, o que acaba resultando em uma cultura muito mais plural, algo a ser sentido até mesmo no mercado.
A internet também possui sua responsabilidade nisso, facilitando com que variados perfis de público encontrem por qualquer tipo de assunto, produto ou serviço que o interesse, cabendo às empresas responderem a isso caso queiram obter um bom desempenho.
A questão é que essa diversidade não se apresenta apenas quando um indivíduo pesquisa por consultoria em TI preço e acaba encontrando por diversas empresas que fornecem tal tipo de serviço, tal pluralidade está presente também nas segmentações de cada mercado.
Ou seja, mesmo na área de serviços de Tecnologias da Informação é possível encontrar uma certa especialização por parte desses prestadores, existindo negócios com um foco no meio empresarial, na gestão de sites ou até mesmo com auxílio na área educacional.
A escolha por trabalhar com um perfil específico de público é algo que parte das ações do chamado target marketing, uma estratégia de mercado desenvolvida com o objetivo de falar com um target específico, termo usado para se referir ao público-alvo de uma empresa.
Para entender melhor essa ideia, basta pensar no mercado da moda, um segmento que pode se especializar junto aos mais diversos tipos de públicos, entre eles:
- Público infantil;
- Público jovem;
- Público idoso;
- Público masculino;
- Público feminino;
- Público não-binário;
- Público plus-size.
Ou seja, são só diferentes segmentos que podem ser vistos dentro de uma loja de roupa, com suas diferentes araras de roupas, por parte das lojas de departamento, assim como existem aquelas que podem optar por focar exclusivamente em uma das opções citadas.
E tal especialização pode ser estudada pelos mais variados tipos de mercados, do ramo de alimentos até os serviços de segurança oferecidos por uma empresa PGR, sendo preciso estudar qual é o melhor cenário para se investir para conquistar seus esperados resultados.
E em relação ao target marketing, existem quatro segmentos específicos que devem ser considerados por parte de quem busca otimizar o seu negócio, sendo especializações capazes de otimizar seu desempenho diante de um campo a se focar.
Principais segmentos do target marketing
Para que uma estratégia de target marketing tenha sucesso, é importante que ele foque em um segmento em particular, existindo quatro em específico que devem ser conhecidas, de forma a permitir a definição de uma melhor estratégia de vendas, sendo elas:
Segmentação demográfica
Esse segmento lida com as características demográficas de um público, o que inclui dados como idade, gênero, renda, além de outros atributos que podem ser responsáveis por definir o perfil de um público, facilitando a definição do melhor público a se trabalhar.
Por exemplo, uma empresa de cameras de monitoramento tem como objetivo oferecer seus serviços para um público de classe social alta, então a empresa trabalhará com sistema de alarmes e vigilância que contem um maior valor e qualidade.
Segmentação geográfica
O campo geográfico lida com o local no qual o seu público de interesse se encontra, podendo existir o desejo de falar com um público regional ou então partir para o cenário nacional. Até mesmo um mercado de bairro deve compreender os traços de seu público local.
Segmentação psicográfica
Essa segmentação está voltada a reconhecer o estilo de vida de um cliente, o que inclui os seus interesses, além dos motivos que o fazem optar por uma compra específica.
Um exemplo no caso de uma consultoria ambiental é traças perfis comportamentais de projetos que tenham uma conexão e preocupação com a natureza em todos os sentidos.
Segmentação comportamental
Por fim temos a segmentação baseada no comportamento do público, o que pode incluir justamente quais são as características responsáveis pela decisão a ser tomada em relação a uma compra específica, o que engloba a situação, suas necessidades e outros pontos.
Situação que pode estudar como o cenário econômico pode interferir no comportamento de compra de uma audiência, fazendo com que esse público decida por realizar algum tipo de aquisição, optando por marcas mais acessíveis, por exemplo.
Com a ajuda do target marketing é possível estudar esses quatro segmentos e assim definir qual é o melhor campo pelo qual uma empresa pode se especializar, sendo preciso ter atenção a uma série de estratégias que podem ser úteis para definir melhor o seu target.
Definindo o público ideal com que trabalhar
Para que uma fábrica de lacres de segurança possa ter maior sucesso com as suas vendas, conquistando um grande número de contratos no mercado, é importante saber qual o tipo de audiência em que deve focar, como produtos alimentícios ou do ramo de limpeza, por exemplo.
Escolha essa que a partir do target marketing pode fazer com que uma companhia obtenha uma melhor performance, sabendo como falar diretamente com o público que seja de maior interesse para tal negócio, otimizando assim suas vendas entre outras performances.
Para que tal definição seja alcançada, é importante começar por um diagnóstico do próprio negócio, identificando quais são suas forças para assim definir o seu item de trabalho, baseando-se nisso para então escolher o tipo de público com quem falar.
Nesse momento importante é essencial que seja feita uma análise ampla tanto do mercado em que se encontra como das características do seu público geral, como pode ser o caso de um restaurante e o tipo de público que tal tipo de negócio recebe em uma região.
Logo após definir o seu público-alvo baseado nos estudos feitos anteriormente, é indicado estipular um período de teste, para assim verificar se o seu target escolhido de fato é o melhor a ser trabalhado por uma empresa, permitindo uma adaptação caso seja necessária.
Por meio dessa estratégia, é possível garantir com que um serviço de controladoria empresarial, por exemplo, consiga identificar qual deve ser o seu target em um segmento de mercado, para assim amplificar seu desempenho, partindo primeiro de suas vendas.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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