Análise SWOT: o que é, como aplicar e o que pode fazer pelo seu negócio
26 de janeiro de 2022Público Alvo X Persona: Entenda as diferenças
28 de janeiro de 2022Em mais do que um sentido, o digital facilitou (e muito) a vida de muitas pessoas, principalmente a vida dos empreendedores e empresários que buscaram, ou buscam, iniciar o seu negócio na internet.
Para além da facilidade básica de comunicação e do acesso ilimitado à informação, a Internet revolucionou a indústria empresarial. No passado, iniciar um negócio exigia não só uma grande quantidade de capital, mas também espaço físico.
Nos dias de hoje, a Internet tornou-se o início de um negócio tão acessível que qualquer pessoa com um talento e a vontade de o conseguir pode fazê-lo.
Iniciar um negócio na Internet vem com tremendas vantagens: temos a liberdade de trabalhar a partir de casa; podemos estabelecer as nossas próprias horas de trabalho, concentrar-nos num assunto que nos interessa e, ao mesmo tempo, poupar os custos gerais de assegurar um escritório.
Mas embora possa ser mais fácil iniciar um negócio online, é necessário certificar-se de tomar certas medidas para sustentar esse negócio e levá-lo a maiores alturas.
Aqui está uma lista de 10 passos que compilamos para o ajudar a iniciar o seu negócio online:
1) Apresentar uma ideia de negócio
Para iniciar um negócio, é necessária uma ideia de negócio. Mas você ficaria surpreendido se visse quantas pessoas começaram a elaborar planos e a desenvolver estratégias sem terem uma ideia inicial definida.
Temos que fazer algumas perguntas quando estivermos decidindo a ideia de negócio, como:
- Qual é a missão e a visão do seu negócio?
- Será que o negócio retrata corretamente os seus pontos fortes?
- O seu negócio pode funcionar inteiramente online?
Assim que tiver as respostas a estas perguntas, pode avançar para o passo seguinte.
2) Assegure-se de que a sua ideia de negócio é viável
No segundo passo, é necessário validar a sua idéia de negócio e avaliar a sua viabilidade. Só porque a sua idéia é boa, não significa necessariamente que será bem sucedida.
Se o seu produto ou serviço não tiver mercado, mesmo o mais brilhante conceito de empresa falhará. Mesmo que tenha encontrado uma solução para um problema que afeta um grande número de pessoas, é necessário se certificar de que existe um mercado para ele, e de que as pessoas querem o que você está oferecendo.
3) Pesquisa de potenciais clientes
Uma solução para o problema colocado no final da etapa 2 é esta etapa: interagir com o seu potenciais clientes. Este é um passo crucial para iniciar um negócio, porque é necessário que você saiba o que os seus clientes querem. Por isso, faça uma pesquisa com o maior número de pessoas que puder e pergunte a sua opinião sobre o seu futuro negócio.
Uma forma de fazer este tipo de pesquisa é criar uma Landing Page. Se já criou uma LP e começou a construir uma lista de emails, pode distribuir o sua pesquisa a indivíduos que tenham manifestado interesse. Isso irá ajudá-lo a recolher o feedback necessário para seguir em frente.
4) Elaborar um plano de negócios
A parte mais crucial para atingir os objetivos propostos é elaborar um plano de negócios.
O trabalho do primeiro passo fornece uma base sólida sobre a qual construir o seu plano de negócios, e existem várias ferramentas acessíveis para o ajudar neste processo de definir uma grande estratégia.
Um plano de negócios bem sucedido não só tornará os seus objetivos mais claros, como também provará que um guia para o ajudar a tomar decisões também no futuro.
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5. Conduzir uma análise de mercado
A realização de uma análise do mercado ajudará a identificar seus concorrentes e o que você precisa fazer para entrar nessa maratona.
A fim de validar verdadeiramente o mercado para seu produto, e identificar seus concorrentes, você deve realizar um diagnóstico completo de mercado com uma Análise SWOT. Essa análise poderá ajudá-lo a identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas com relação ao seu negócio e ao mercado no qual está inserido, além de traçar melhores estratégias baseadas nas melhores tomadas de decisão.
6. Escolha um nome comercial
Chegando agora à parte divertida: é aqui que você deixa sua criatividade correr solta e chega a uma ideia única para seu nome comercial. Como sua empresa irá operar principalmente online, certifique-se de que o nome que você escolher esteja acessível para registro em seu estado e on-line.
No caso de um negócio online, você deve certificar-se de que o nome do negócio é legítimo em seu estado, e pode ser transformado em um domínio. E o mais importante, você precisa ter certeza de que ele esteja disponível em todos os sites de mídia social que você possa usar para promover seu negócio.
7. Torná-lo legítimo
Em primeiro lugar, é preciso decidir que tipo de negócio você precisa para operar. Seja uma empresa individual, uma sociedade em nome coletivo, uma sociedade de responsabilidade limitada ou uma corporação. Você pode consultar um profissional para determinar o que melhor se adapta ao seu negócio.
Em seguida, você deve apresentar todos os documentos legais necessários para oficializar o negócio. Isto inclui:
- Registro da empresa junto às autoridades governamentais;
- Obtenção de todas as permissões e licenças necessárias;
- Aderir a todas as leis fiscais federais e estaduais.
8. Crie seu próprio website
O aspecto mais importante de seu negócio será o desenvolvimento do seu website. Porque é isso que o representará (será o “cartão de visita” do seu negócio) e determinará como seus clientes o perceberão.
Portanto, certifique-se de que seu website não seja apenas visualmente atraente, mas também represente sua marca como um todo, e o mais importe, que converse com a sua persona.
Em segundo lugar, quando você construir seu website, certifique-se de incluir todos os procedimentos de processamento de pagamento – caso se trate também de uma loja virtual / e-commerce, com a inclusão de todas as informações necessárias para o seu futuro cliente.
9. Desenvolva e execute suas estratégias de marketing
A parte mais interessante da criação de um negócio é comercializá-lo eficientemente através das melhores estratégias de marketing. Isto significa elaborar estratégias para promover seu negócio e torná-lo relevante aos olhos dos clientes. Isto exigirá olhar para as estratégias de marketing de seus concorrentes também, e então se diferenciar.
Cada empresa tem uma estratégia de marketing única, portanto, certifique-se de usar maneiras criativas para se comercializar enquanto se mantém fiel à sua marca.
Você pode usar qualquer forma de publicidade para isso: e-mail, mídia social, anúncios online, entre outros, com as quais o rankingCoach também pode ajudá-lo.
10. Lance seu negócio!
Finalmente, após completar com sucesso as etapas anteriores, você chega à grande abertura de seus negócios. É aqui que você anuncia para o mundo que seu negócio está em operação.
Você pode usar diferentes formas e plataformas para anunciar isto. Aqui estão alguns canais e métodos eficientes para você começar:
- Redes sociais;
- Anúncios on-line;
- Automação de marketing;
- Uma lista de e-mails – Landing Pages e Nutrição de leads;
- Estratégias com SEO;
- Blog corporativo – Inbound Marketing;
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