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10 de outubro de 2023A comunicação visual molda, de forma global, a forma na qual as marcas se apresentam para o público.
É por meio da imagem que as marcas se apresentam e se mostram ao mundo. Durante todo o tempo, as pessoas são bombardeadas e impactadas por imagens e elementos visuais. Por meio da imagem, é possível reconhecer elementos, engajar e até mesmo buscar persuasão.
Neste contexto, é possível compreender a importância da comunicação visual e de seu impacto no marketing. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Um design e uma imagem atraentes ao falar de um produto, por exemplo, mudam totalmente a concepção dele.
Desde as cores até o layout, tudo é pensado na comunicação visual e tudo influencia no marketing que está sendo feito. É com a comunicação visual que uma identidade é estabelecida.
O impacto é tão grande que vários dos produtos mais conhecidos do mundo, como a Coca-Cola, são identificados de longe apenas pelas cores ou pelo layout, por exemplo. Os recursos visuais impactam e transmitem mensagens. Vamos entender mais a fundo?
As imagens evocam emoções
Por meio da identidade visual, uma relação entre marca e cliente passa a ser estabelecida, muito justamente por essa conexão e relação que é estabelecida entre um e outro.
Atualmente, com a globalização e o avanço tecnológico, as imagens estão cada vez mais vivas e presentes. Do outro lado do mundo, o impacto de uma identidade visual é o mesmo. A consistência nisso sempre funciona como uma forma de reforçar um nome ou um produto em questão.
Para que esse marketing seja bem executado, tudo tem que ser pensado, desde a tipografia até as cores e a disposição do que será usado. Vale destacar que, dependendo das escolhas, uma emoção ou um sentimento surge.
O marketing trabalha justamente nisso. O marketing tem como principal objetivo cativar e converter atenção em vendas. É por meio dessa relação que uma marca consegue impactar seu consumidor e criar uma relação e um vínculo, mesmo que seja feito de forma inconsciente.
As imagens entram na mente e ficam na memória. Quando isso acontece, é a prova de que o marketing foi bem feito. Com os elementos visuais e a comunicação estabelecida por meio deles, isso acontece com maestria e perfeição.
Inclusive, nas redes sociais, isso é extremamente presente. As redes sociais desempenham um papel significativo nas estratégias de marketing modernas, e a comunicação visual é fundamental para o sucesso nessas plataformas. Posts com imagens e vídeos têm maior probabilidade de serem compartilhados e receberem engajamento do que um conteúdo puramente textual.
Com a velocidade das informações e a forma como tudo acontece atualmente, uma comunicação mais rápida e impactante sempre é sugerida. E, mais uma vez, a questão visual surge em questão. O impacto quando a comunicação visual é trabalhada acontece de forma mais rápida e poderosa.
Identidade visual
Para que a comunicação visual seja trabalhada de uma forma que renda no marketing, a identidade visual aparece como um dos recursos mais básicos. Por meio dela, a identidade visual, que inclui elementos como logotipos, cores e design, é a face visível de uma marca. Ela permite que os consumidores identifiquem e reconheçam facilmente, em meio a uma variedade de opções no mercado.
É por meio da identidade visual que todos os valores são transmitidos. Uma identidade visual bem elaborada transmite profissionalismo e credibilidade. A identidade visual simplifica a comunicação. Ela permite que as mensagens de marketing sejam transmitidas de forma mais eficaz. E esse “simples” sempre funciona.
Grande parte das campanhas de marketing e publicidade mais memoráveis do mercado utilizou, e com gosto, justamente esses elementos da comunicação visual. As imagens e esses elementos criam um consenso de memória instantânea, muito por serem os primeiros pontos que as pessoas notam.
Quando se trata de produtos, por exemplo, a comunicação visual tem um impacto direto na decisão de compra do consumidor. Se dois produtos que servem para a mesma finalidade são colocados lado a lado, o que mais chama a atenção é aquele que tem uma comunicação visual melhor definida e mais organizada. E, muitas vezes, isso não é reparado a um primeiro olhar. Esse é o poder do marketing neste quesito.
Para trabalhar a comunicação visual, primeiro é preciso conhecer a persona. Isto é, quem a marca deseja impactar. Ao entender quem deve ser impactado, a execução se torna mais fácil e mais direta. Isso porque é mais fácil desenvolver e saber exatamente onde se deseja chegar. Por exemplo, se é um público mais infantil, a grande aposta são cores fortes e alegres, que remetam à infância e à alegria.
A comunicação visual desempenha um papel central no marketing, influenciando como as marcas são percebidas, como os produtos são vendidos e como os consumidores se relacionam com as empresas.
A discussão sobre a importância da identidade visual no marketing está diretamente relacionada à relevância de um curso de design gráfico, que desempenha um papel importante na formação de profissionais capazes de criar e gerenciar elementos visuais essenciais para o sucesso das estratégias de marketing.
O design anda lado a lado sempre com a construção da identidade visual. A estrutura, como um todo, permite que seja construído um papel de reconhecimento e confiança direto entre consumidor e marca.
E isso se expande para o digital também, como citado anteriormente sobre a influência das redes sociais. No marketing digital, é essencial criar elementos visuais otimizados para diferentes plataformas, como sites, redes sociais e e-mail marketing. Com uma imagem bem trabalhada, o impacto é muito mais certo.
A comunicação visual é uma ferramenta poderosa para contar histórias e traçar narrativas, que são essenciais neste universo. Por meio de imagens, vídeos e design criativo, as marcas podem criar narrativas envolventes que conectam emocionalmente com o público. O storytelling visual é eficaz em transmitir a missão, os valores e a jornada da marca. Além de aproximar a marca em si e o consumidor também.
Desde a criação dos elementos básicos até o disparo aos consumidores, a comunicação visual é, sem dúvidas, um dos grandes pilares do marketing, conversando com todos os aspectos que trabalham junto de uma construção de relação entre marca e cliente.
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