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18 de março de 2020Sim! Criar um app para o seu negócio é o futuro de muitos mercados, mas não é só criar um aplicativo com uma boa ideia ou um jogo para mobile e todo mundo vai baixar e usar ele. Bem-vindo ao mundo do App Marketing!
Aqui veremos que entre a expectativa e a realidade existe muito trabalho de marketing e psicologia.
O que você aprenderá a seguir:
- O que é App Marketing
- 3 ferramentas imprescindíveis para App Marketing
- Defina seu público
- App Store Optimization
- As 4 maneiras de divulgar seu app
- Como manter usuários
- Dica Bônus!
O que é App Marketing
O marketing app aparece como uma vertente do marketing digital. Sua entrega principal é o sucesso em números de usuários de um aplicativo.
Dentro dessa vertente, é incluído alguns outros tipos de marketing, como o de influenciadores, blogs, redes sociais e o que talvez seja o mais novo dentre esses, o Game Ads.
O App Marketing continua mesmo quando a pessoa já baixou seu aplicativo, pois estudos apontam que nós temos a tendência de usar os apps que baixamos nas primeiras duas a três semanas, depois diminuem o uso ou desinstalamos.
A qualidade do produto também influencia nesse trabalho, uma vez que as avaliações dos usuários são públicas e podem ser vistas por quem ainda não baixou o aplicativo.
Para te ajudar a começar, vamos primeiro falar de algumas ferramentas.
3 ferramentas imprescindíveis para App Marketing
Uma das características do marketing digital é a disponibilidade de ferramentas e plataformas que auxiliam nossas decisões.
Empresas que vão se aventurar com aplicativos devem estar familiarizadas com gestões Data Driven, que é a gestão baseada em dados, ainda mais quando falamos de aplicativos, que têm alterações e atualizações feitas com base em cada ação do usuário dentro do aplicativo.
Essa ações geram informações para entender engajamento ou ainda o que está ou não dando certo dentro do aplicativo.
Esses tipos de ações podem ser feitas não só por grandes corporações, mas por qualquer um com acesso a internet. Daremos aqui três dicas para você começar com pé direito a divulgação do seu app:
Localytics
Esse app fornece análise de dados do seu próprio aplicativo e facilita a tomada de decisões importantes que impactam a estratégia de marketing.
Optimizely
Uma das ferramentas de testes AB mais conhecidas do mundo, essa ferramenta permite fazer mudanças e testar variações de páginas para descobrir o que converte melhor.
App Annie
Ferramenta de inteligência de marketing para app, tem uma série de opções interessantes, como ver os apps que estão no topo a cada dia, monitorar concorrentes, informações demográficas e muito mais.
Essas ferramentas também irão ajudar em uma das principais etapas do marketing: encontrar quem é seu público-alvo.
Defina seu público para o App Marketing
Temos dois cenários que englobam quase todos os apps criados: ou a pessoa tem a solução para um problema que muitas pessoas tem e montou um app, ou criou um app que ajuda seu negócio fora do app.
Em ambos os casos, o primeiro passo é a criação da persona, que é a criação de um cliente ideal fictício, baseado em todas as informações sobre como é seu cliente ideal.
Se o objetivo foi criar o app para resolver algo de um nicho específico, você deverá ter o entendimento de onde esse público se encontra e quem dentro dele tem o costume de usar um aparelho mobile, e dentre esses, quem costuma usar apps para solução de seus entraves.
Novamente, para esse caso, a definição de persona é a melhor solução, o que inclui também estudo de palavras-chave mais procuradas pelo seu público e o entendimento de sua jornada de compra.
É através do estudo de palavras chave que você saberá como seu público se comporta em pesquisas na internet, e a quais pesquisas ele está relacionado. Já a jornada de compra do cliente vai identificar toda a trajetória de conteúdo que seu cliente consome até chegar a baixar seu app.
Essa criação vai definir todo o direcionamento dos demais passos que você tomará a partir de agora. Não adianta aplicar todas as técnicas possíveis sem um alvo bem definido, e claro, sem o momento ideal.
Fica uma ressalva aqui de aplicativos feitos por famosos sobre seus conteúdos: eles já têm o público alvo e conseguem, antes mesmo do lançamento, fazer uma pesquisa direta sem custos com os clientes para entender o que querem ou não.
App Store Optimization
A busca orgânica por aplicativos ainda é uma maneira muito comum das pessoas chegarem ao seu app.
De acordo com o Tech Crunch, cerca de 40% dos usuários do iOS descobrem os apps no ranking da App Store. Enquanto no Android, esse número sobe para 53%.
O ASO (App Store Optimization) é um conjunto de técnicas, assim como o SEO (Search engine Optimization), que visam otimizar o posicionamento do seu app no ranking dos algoritmos nas buscas através dos textos de descrição dos aplicativos e sites, caso tenha.
O ASO melhora e otimiza a visibilidade de um aplicativo para mobile em uma loja de aplicativos como Apple Store e Play Store. É muito raro as pessoas ficarem horas procurando um novo app, seja ele uma solução ou um game. Portanto, é sempre importante que o seu app apareça nos primeiros lugares.
Os números quanto ao SEO do Google são de assustar, uma vez que 30% dos usuários ficam no primeiro resultado, e um total de 80% das pessoas ficam na primeira página. Em outras palavras, estar na segunda página do Google significa brigar por 20% da audiência. Louco isso, não?!
Com base nisso, podemos concluir que se você não estiver nos primeiros resultados e com uma boa avaliação, você não terá um aplicativo de sucesso. Portanto, é fundamental conhecer algumas maneiras de divulgar seu app corretamente. Vamos lá?
As 4 maneiras de divulgar seu app
Temos 4 tipos de marketing que serão cruciais para a eficácia de suas ações de App Marketing.
Uma não exclui a outra, e se fizer todas ao mesmo tempo, você conseguirá um resultado ainda melhor em menos tempo.
Um ótimo exemplo seria ver a propaganda de uma marca no outdoor na rua, ver essa marca também em comerciais no Youtube, e em seguida, seus influenciadores de preferência falando sobre o produto dessa marca.
Pensando nisso, aqui estão 4 maneiras de divulgar seu aplicativo:
Blogs
Ao contrário do que se imaginou, os blogs continuam ativos e muito fortes hoje em dia, sendo a principal fonte de divulgação de alguns setores e trazendo muitos clientes através do inbound marketing para todos os tipos de marcas do mercado.
Um blogpost com um review ou uma indicação de seu app em um blog de grande alcance, e que tenha estreitamento com o nicho que você quer atacar, pode trazer a sua marca aos olhos dos seguidores desse blog.
Por meio dessa divulgação, você “pega emprestado” um pouco da autoridade desse blog e transfere através da indicação do seu produto, simples assim.
Também pode-se fazer banners de anúncios nos blogs estratégicos para seu público alvo. Essa forma provavelmente te trará menor engajamento do que uma indicação, mas também é uma opção de acesso ao público.
Influenciadores
Aqui esclarecemos que um influenciador não precisa ser uma pessoa. Pode ser um programa ou um evento.
Imagine que um ator de TV é visto no máximo uma ou duas vezes por dia pelo seu público, enquanto um influenciador está o dia todo aparecendo para seu público em suas redes sociais e dá uma noção muito maior de proximidade e intimidade com esse público.
Fazendo essa comparação, fica fácil perceber que se filiar a um influenciador trará um engajamento muito maior, já que as pessoas têm uma conexão muito forte com ele.
Essa estratégia traz confiança do público quanto ao que este influenciador indica.
Redes Sociais Ads
No caso dessa forma de marketing, a publicidade paga direta para anúncios é indicada para ser feita em redes sociais: Facebook / Instagram Ads, LinkedIn Ads.
O engajamento na questão de compartilhamento é muito maior em anúncios de rede sociais do que anúncios em buscadores, caso seja isso o que seu aplicativo esteja precisando.
Viralizar por este fator, e aqui contando o Youtube como uma rede social, pode trazer o maior retorno sobre o investimento (ROI) que sua estratégia de app marketing venha a ter.
Games Ads
Os próprios desenvolvedores de apps criaram um mercado milionário de ads dentro de seus produtos.
Muitos jogos vivem dos Ads que geram na hora do jogador passar de level ou pegar mais uma moeda para continuar jogando, ou tentar passar uma fase e precisar de uma dica, e ainda quando sua vida acabou e ele quer jogar um pouco mais.
Esse jogador terá duas opções: ou desembolsa dinheiro ou desembolsa tempo. E esse tempo pode ser comprado por você para divulgar seu app para esta pessoa.
Você conseguirá fazer isso de forma assertiva ao definir sua persona, ou seja, você saberá escolher os jogos que mais são consumidos pelo seu público.
Como manter usuários no seu app
A parte mais difícil de seu trabalho será esta. E normalmente é onde os apps morrem.
Há diversas formas de fazer com que seu cliente fique mais um pouco com você, porém todas exigem um planejamento, testes e conhecimento em gamificação.
Isso dependerá do cunho de seu app e da persona definida, mas de qualquer forma, o que poderá usar não fugirá muito desses gatilhos abaixo:
Gatilho da Urgência
Colocar push notifications de prêmios ou acessos exclusivos que acabarão em breve.
Gatilho da Recompensa
Normalmente é usado dando recompensas ao usuário por entrar pelo menos uma vez ao dia no app.
Gatilho da Moeda Social
Você pode colocar promoções ou ações para o usuário como por exemplo: “A cada moeda comprada, ajudaremos com X valor uma causa social Y”.
Gatilho das Novidades
Trazer sempre novidades dentro do próprio App. Sempre pensar nele como um produto escalável, onde tenha sempre espaço para crescer.
Gatilho das Atualizações
Notificações ou conteúdos com base em um algoritmo pode prender muitas pessoas ao seu app por muito tempo. Como exemplo, temos a barra de rolagem infinita do Facebook.
Dica bônus para seu App Marketing !
Entenda que o sucesso do seu app não vai acontecer da noite para o dia, e que o investimento que você fará não será somente no desenvolvimento do aplicativo.
O aplicativo é um produto como qualquer outro, e por isso precisa ter uma divulgação para aparecer para as pessoas certas, seja ela uma estratégia de mídia paga ou de crescimento orgânico.
Seja qual estratégia você optar, nós com certeza podemos te ajudar!
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