Quer abrir uma empresa? Listamos 5 coisas que você deve saber
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13 de agosto de 2018Aumentar o lucro é o objetivo de qualquer empresa, mas como fazer de forma que não prejudique a estrutura da companhia? Existem algumas ações que podem ser tomadas pelos gestores, contudo, é preciso entender pelo menos o básico da organização para não comprometer os resultados.
Quando falamos em lucratividade, é comum que muitos encontrem essa solução no aumento do preço dos produtos e/ou serviços oferecidos, mas a verdade é que esse nem sempre é o melhor caminho. Muitas coisas devem ser levadas em consideração para não interferir na imagem e estratégia da empresa.
Pensando nisso, reunimos 4 práticas para aumentar o lucro da sua empresa. Confira!
1. Reveja o valor cobrado pelos produtos
Como comentamos, elevar o valor pedido pela mercadoria nem sempre é a melhor forma de aumentar o lucro da empresa. É necessário realizar um levantamento dos custos de cada produto e o retorno obtido, ou seja, quanto custa para a empresa oferecer determinado produto e/ou serviço.
Realize pesquisas de mercado, procure saber quanto seus concorrentes cobram pelo mesmo produto e quanto seus clientes estão dispostos a pagar. Além disso, estude maneiras de diminuir gastos relacionados à produção e/ou aquisição da mercadoria. Por exemplo, negocie com seus fornecedores a possibilidade de diminuir o preço dos materiais se comprados em maior volume.
2. Aumente o ticket médio
O ticket médio é a quantia total de vendas dividida pelo número total de clientes, ou seja, é a média do valor de cada compra. Conseguir aumentar esse número é uma excelente estratégia para elevar a margem de lucro da companhia.
Algumas das ações mais utilizadas para aumentar o ticket médio e fidelizar clientes são:
- oferecer produtos e/ou serviços complementares;
- manter contato constante com os clientes;
- criar incentivos para indicação de novos clientes;
- oferecer frete gratuito;
- conceder descontos progressivos por volume.
3. Invista em soluções tecnológicas
A tecnologia é uma excelente ferramenta para investir quando o assunto é aumento da lucratividade. Automatizar processos e reunir informações importantes em um mesmo lugar, além de aumentar a confiabilidade dos dados, ainda permite que os profissionais ocupem seu tempo com outros assuntos mais importantes, deixando as tarefas maçantes por conta dos softwares de gestão.
4. Aposte em marketing digital
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, o Brasil segue rumo à digitalização de suas técnicas de divulgação, com expectativa de que as empresas invistam em média R$ 16 bilhões até 2020. Isso mostra o quanto o mercado vem crescendo e merece atenção para se adequar às expectativas dos clientes.
Com clientes cada dia mais exigentes, é essencial acompanhar as tendências e procurar a melhor forma para conseguir atingir seu público-alvo. O marketing digital, além de se mostrar muito eficiente, é uma alternativa bem mais barata para quem almeja divulgação e fortalecimento da marca. O ideal é sempre buscar ajuda de empresas especializadas para cuidar dessa área, pois elas contam com profissionais experientes e capacitados para ajudar no que for preciso.
A esse ponto, você certamente já percebeu que aumentar o lucro de uma empresa vai muito além de cobrar mais caro pelo que é oferecido. É essencial se atentar a esses pontos para garantir sempre a melhor experiência para o cliente e ainda assim manter uma saúde financeira satisfatória para a companhia.
Agora que você sabe como aumentar o lucro da sua empresa, confira nosso artigo com 5 dicas imperdíveis para atrair clientes.
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