Marketing de referência: entenda o que é e como praticar
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13 de dezembro de 2021Apesar de estarem muito próximos, marketing e publicidade não são a mesma coisa.
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, essas áreas não possuem o mesmo conceito. Cada uma tem as suas características e podem trazer resultados extraordinários para o negócio, se aplicadas corretamente.
Por isso, neste post, resolvemos esclarecer as principais diferenças e semelhanças entre publicidade e marketing. Desta forma, você poderá entender definitivamente a definição de cada área. Confira!
Afinal, o que é marketing?
O primeiro passo para você entender a diferença entre marketing e publicidade é conhecer cada um desses conceitos mais a fundo.
O marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado.
Entre os principais objetivos, estão: definir e criar valor para o seu público; entender e satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Para alcançar esses resultados, você pode utilizar os 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), que representam quatro áreas essenciais do seu negócio, e que atualmente evoluiu para o que chamamos de Mix de Marketing – 7Ps e os 4Cs do novo marketing.
Mas primeiro vamos nos concentrar nos 4 pilates básicos do marketing para você que está iniciando o Plano de Voo do seu novo negócio:
P de Promoção
O P de Promoção é frequentemente confundido com o conceito de marketing em si.
A promoção é apenas uma parte do mix de marketing, como vimos anteriormente, que inclui os esforços para promover negócios, marcas ou produtos e serviços.
De que forma você vai estimular a venda de seu produto ou serviço?
A promoção tem como objetivo atrair os clientes certos a fim de realizar vendas, aumentar o reconhecimento de marca e fazer chegar a seu cliente todas as informações sobre o seu produto e/ou serviço.
Para uma estratégia de promoção efetiva, procure responder às perguntas abaixo:
- Onde a maioria do seu público-alvo se encontra? Nas mídias off ou online? Ou em ambas?
- Como é possível fazer a integração de mídias offline e online?
- Quais os melhores horários e dias para promover seus produtos ou serviços?
- Como funciona o mix de promoção dos seus concorrentes? Seus esforços para atingir a audiência funcionam? O que você pode fazer de diferente?
A combinação ideal do seu mix de promoção será definida pelo tipo de mensagem que você deseja passar, pelo público-alvo e também pela limitação de orçamento.
P de Preço
O preço é responsável por moldar a percepção do público-alvo em relação ao produto e/ou serviço.
Este é o “P” crucial, pois dele depende toda a estratégia de vendas e afeta diretamente a receita e os lucros. O P de Preço irá garantir que você consiga não só aumentar a lucratividade da sua empresa, como também facilitará a construção de relacionamentos com seus consumidores.
Lembre-se sempre que:
? Preços muito abaixo do mercado darão a impressão que seu produto não possui qualidade;
? Preços que não cobrem nem os custos de produção do produto, levarão seu negócio a uma possível crise financeira;
? E preços muito acima da média podem ocasionar um baixo volume de vendas, que, consequentemente, irá levar a problemas financeiros no futuro.
As pessoas tendem a assumir que, um produto com preço maior, automaticamente possui uma qualidade superior, tornando-se, assim, um fator de posicionamento.
Ao estabelecer o preço de um produto ou serviço, você precisa levar em consideração o valor oferecido, e algumas perguntas cruciais precisam ser respondidas:
- Qual o custo de produção do produto ou serviço?
- Qual o valor percebido do produto?
- Uma pequena diminuição de preço pode significar um aumento no número de vendas?
- O preço atual é competitivo em relação aos produtos e serviços dos concorrentes?
? Case: Sid Special Paint
Para exemplificar, trouxemos o Case da Sid Special Paint abaixo para mostrar como eles conseguiram crescer 300% ao ano com a nossa parceria, à começar por aumentar os preços e por agregar mais valor aos produtos e serviços prestados, trazendo mais reconhecimento e rentabilidade ao negócio.
A empresa Sid Special Paint, fundada pelo lendário Sid Mosca no começo da década de 1970, é conhecida no mercado automobilístico pelas pinturas de capacetes de grandes pilotos, como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Mika Häkkinen, Michael Schumacher, e de muitos outros pilotos que fizeram história nas pistas mundiais. Você não pode ficar por fora dessa incrível história!
P de Praça
O P de Praça, mais conhecido como distribuição, refere-se aos canais de venda através dos quais os consumidores podem chegar até seu produto, obter informações e suporte.
Onde o produto/serviço será comercializado? A escolha deve ser pautada em estudos que viabilizem o negócio, incluindo o layout do local.
Canais de distribuição, logística e relacionamento com o mercado determinam sua disponibilidade pensando sempre no estoque, armazenagem e transporte até o cliente.
A localização perfeita para seu negócio pode ser o fator decisivo para a compra ou não do seu produto. E não estou falando somente de locais físicos, já que a internet expandiu esse conceito.
Hoje, boa parte dos processos de compra começa com uma pesquisa online, nos grandes mecanismos de busca, como o Google.
Não significa que toda a jornada de compra será percorrida exclusivamente pela internet. Em alguns casos específicos, você talvez precise ter um ponto de venda físico.
Você precisa estar no lugar certo na hora em que seu cliente decidir de fato realizar a compra, ou o seu concorrente estará lá, simplesmente assim!
Também dentro da estratégia de distribuição, é importante definir se o seu produto ou serviço será encontrado somente nos seus canais próprios ou em canais de terceiros.
Para uma boa estratégia de distribuição, tenha a resposta para esses questionamentos:
- Onde o público-alvo costuma procurar produtos e serviços similares ao que você oferece? No shopping? Em supermercados? Em lojas online?
- O que você pode fazer de diferente, em termos de distribuição de produto?
- Você precisará de um time de vendas para alcançar seus clientes em cada um desses canais?
- Você usará apenas canais próprios, canais de terceiros ou um pouco dos dois?
- Você pode aplicar o conceito dos 4Ps até mesmo dentro da sua estratégia de marketing pessoal. Leia este artigo para saber mais.
? Case: Brasfama Flores
Para exemplificar, trouxemos o Case da Brasfama Flores abaixo para mostrar como eles conseguiram aumentar o faturamento em mais de 500 vezes no digital durante a pandemia com uma estratégia de marketing bem consolidada para e-commerce, alavancando o rendimento do negócio durante todo o período de isolamento social.
Após a flexibilização do isolamento social, a Brasfama opera com os mesmos princípios de nossa loja física e da loja virtual. Nas duas praças, a empresa oferece excelência em serviços, além de ética, seriedade e responsabilidade com os clientes.
P de Produto
O P de produto possui um peso enorme dentro do marketing. O produto é um bem disponível em um mercado e pode ser classificado como tangível (material) ou intangível (não material), durável ou não durável.
Pode soar estranho, mas até mesmo pessoas podem ser consideradas produtos, como é o caso de atletas, políticos e artistas que vivem do trabalho de suas próprias imagens.
A grande diferença entre um produto bem sucedido e outro que acaba como um fiasco de vendas, não está apenas na qualidade. De nada adianta todos os outros elementos serem corretamente definidos se o produto a ser comercializado não tem qualidade ou não atenda a nenhuma demanda e necessidade do mercado consumidor.
Existem muitos exemplos de produtos com ótimas qualidades, mas que não suprem a necessidade de um nicho, ou mercado específico. Por isso é fundamental que se faça, antes de começar um negócio, uma pesquisa de mercado e um planejamento consistente de marketing para avaliar a viabilidade do produto.
Assim como existem muitos produtos de péssima qualidade que atende a uma grande demanda, mas por si só, não é um negócio sustentável a longo prazo.
Dentro disso, outros conceitos devem ser considerados na apresentação do produto:
- Como você pretende apresentar sua história ao mercado?
- Quais produtos sua empresa quer oferecer a seu nicho de mercado?
- Quais os recursos e benefícios deste produto?
- O que faz seu produto diferente dos demais do mercado?
- Quais outros produtos/serviços podem ser derivados do original?
- Como o consumidor irá utilizar esse produto?
- O que o consumidor deseja obter com esse produto?
- Quais os recursos que o produto precisa ter para atender à demanda dos clientes?
- O produto inclui recursos extras, que não são necessários para atender essa demanda?
- Qual o nome do produto?
- Se for aplicável, como será a embalagem deste produto? Quais os tamanhos e cores e outras características físicas do produto?
Diferença entre marketing e publicidade: conheça as principais
Até aqui te mostramos as principais características da publicidade e do marketing, mas chegou o momento de você conhecer mais detalhes sobre as diferenças entre eles.
Enquanto o marketing se preocupa em definir e conhecer o público-alvo e desenvolver estratégias cada vez mais efetivas para atraí-lo, a publicidade foca em construir uma comunicação persuasiva com esse público para atingir o objetivo esperado.
Para ficar mais claro, vamos exemplificar algumas dessas diferenças:
1. Objetivos
Os objetivos do marketing são mais amplos e incluem aumentar as vendas, fidelizar os clientes, aumentar a visibilidade da marca e dos produtos e serviços, além de estreitar o relacionamento com os consumidores, educar o mercado sobre a necessidade do que você vende e engajar os colaboradores.
No caso da publicidade, os objetivos são bem mais específicos e estão relacionados com a divulgação.
Imagine que, baseado nas informações levantadas pelo time de marketing, a sua empresa planejou aumentar em 10% o volume de vendas para os próximos 60 dias.
A publicidade será a responsável por criar uma campanha com foco no seu produto ou serviço, levando em conta o orçamento disponível, perfil do público e as mídias mais adequadas para impactar essas pessoas.
2. Planejamento estratégico
O profissional de marketing realiza pesquisas de mercado, estuda a concorrência, define o público-alvo e o cliente ideal, além de elaborar estratégias – É o que chamamos de Plano de Marketing, e que aqui na Nave vamos mais além, envolvendo estratégias de Golden Circle e Storytelling / Jornada do Herói, e muitas outras metodologias para potencializar o plano de voo de cada tipo de negócio, independente do seu segmento.
Também faz parte das atribuições do marketing selecionar métricas para mensurar o desempenho das ações.
Já o publicitário é um profissional especializado em criar campanhas, anúncios e peças de comunicação.
Um analista de marketing pode identificar a oportunidade para atingir um novo mercado ou público-alvo, por exemplo.
Mas é o publicitário quem vai saber onde anunciar a mensagem certa, com a linguagem adequada para impactar essas pessoas.
3. Perfil profissional
Embora o perfil profissional de publicitários e profissionais de marketing possa variar muito dependendo do cargo e das atribuiçõe, geralmente um analista de marketing precisa ter um perfil mais analítico, além da capacidade de lidar com números e desenvolver estatísticas, previsões e gráficos.
Por outro lado, o publicitário tende a ser criativo. Mas isso pode variar conforme as áreas de atuação dentro da publicidade como o atendimento, a criação e a produção.
Só que depois do surgimento da internet e da popularização das redes sociais, a tendência é contratar um profissional de marketing digital capaz de cuidar do processo como um todo.
É verdade que existem muitas diferenças entre marketing e publicidade, e chegou o momento de você saber se isso pode impedir que os dois trabalhem em conjunto.
Quais são as semelhanças entre Publicidade e Marketing?
O planejamento
Mesmo sendo distintas, as duas áreas necessitam de um planejamento bem estruturado. Dessa forma, as ações se tornam mais efetivas e proporcionam resultados positivos para o negócio.
Por se tratar de algo maior, o marketing precisa do planejamento como ferramenta para organizar todas as decisões estratégicas. Por outro lado, definir as principais mídias e o investimento em cada uma delas, não existe sem projetar um caminho.
O ato de planejar envolve traçar as melhores estratégias e táticas para alcançar os objetivos futuros.
Isso é fundamental, pois qualquer caminho serve para quem não sabe aonde quer chegar. Por essa razão, o planejamento é uma das principais semelhanças entre esses dois ramos.
A persona
Outro aspecto semelhante é que o público, ou melhor, a persona que a marca pretende alcançar é o centro de qualquer estratégia. Se antigamente era comum uma empresa agir de dentro para fora, hoje é bem diferente.
As soluções não podem mais ser produzidas diretamente para o consumidor aceitar. Ao contrário: os potenciais clientes ditam as principais tendências de consumo para que as marcas comecem a produzir.
Contudo, tem um aspecto que não mudou. Tanto no ambiente macro do marketing como nas definições específicas da publicidade, é preciso considerar a persona como o personagem principal.
Somente conhecendo muito bem com quem se deseja falar será possível conquistar o consumidor ideal para o seu negócio. Ou seja, investir na criação de personas é essencial para ambos os casos.
Isso evita muitos desperdícios de tempo e de dinheiro, porque quando a empresa compreende quem de fato tem interesse e potencial para comprar os seus produtos, ela deixa de investir em alcançar pessoas que não fazem parte desse grupo.
Consequentemente, será necessário menos tempo do time comercial para convencer as pessoas e menos publicidade ineficaz. Ou seja, as campanhas com foco no público errado serão eliminadas, e a empresa só tem a ganhar.
A análise
Ao contrário do que várias pessoas pensam, quem trabalha com humanas precisa, sim, lidar bem com os números. Assim como na publicidade, no marketing também é importante entender as principais métricas que devem ser avaliadas.
Investir em ações sem o comprometimento com a avaliação frequente dos números significa guiar um automóvel com os olhos vendados. Ou seja, é impossível compreender o desempenho das ações para aperfeiçoá-las. É como aquele velho ditado que diz que é impossível gerenciar aquilo que não é medido.
Além disso, é necessário ter habilidade para retirar desses indicadores de resultados dados valiosos e transformá-los em informações determinantes na tomada de decisões. Dessa forma, é possível encontrar os pontos que devem ser aprimorados e replicar o que está dando certo.
Veja só o quanto a tecnologia está potencializando as ações de marketing e tomadas de decisão nos negócios atualmente:
? Data analytics: entenda o que é e por que você deve utilizá-lo
? Data Driven aplicado ao Customer Experience
? Data Driven Marketing: Ações baseadas em dados
? Databranding: O que é e como usar para a construção da sua marca?
Consequentemente, as chances de elevar o retorno sobre o investimento crescem consideravelmente. É importante ressaltar que nem tudo que pode ser medido deve ser mensurado. Sendo assim, busque identificar as métricas mais relevantes para o negócio antes de começar a medi-las.
Organize o seu negócio e não perca mais potenciais oportunidades!
A experiência que você proporciona ao seu público faz total diferença. Construa um caminho sólido de informações, mantenha um bom relacionamento com os clientes, promova um atendimento especializado, isso fará com que seus leads sejam convertidos para promotores da marca.
? P.S 1: A nossa tripulação tem o prazer de te ajudar a desenvolver um planejamento consistente de Marketing, de modo que você não perca mais nenhuma oportunidade em potencial! Entre na nossa sala de comunicação e venha bater um papo conosco, sem compromisso. ??
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