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26 de janeiro de 2023Está em dúvida sobre como divulgar o seu produto ou serviço? Aqui você aprenderá dicas práticas de como promover um produto ou serviço sem gastar muito dinheiro!
Se você tem um bom produto para vender ou realiza alguma prestação de serviço de boa qualidade, mas possui poucos clientes, precisa divulgar ou melhorar a divulgação do seu trabalho. Hoje em dia, é possível fazer isso mesmo sem dinheiro ou gastando uma pequena quantia, fazendo com que, gradativamente, o número de clientes cresça, e consequentemente, as vendas aumentem em conjunto.
Existem diferentes estratégias de marketing que você pode adotar, como a propaganda boca a boca, parcerias, redes sociais, google meu negócio, SEO, anúncios online, anúncios offline, inbound marketing e entre muitas outras estratégias. Além disso, há outros aspectos que, da mesma forma, contribuem para a promoção de um produto, como a criação de uma identidade visual e personalização de embalagem, por exemplo.
Os processos de divulgação variam do mais simples aos mais complexos. É importante ressaltar que, seja simples ou não tão simples, o processo deve ser organizado para que você alcance os melhores resultados. Então, neste texto estão excelentes dicas sobre como divulgar seu trabalho com sugestões de bons lugares para anunciar. Confira!
Dicas de como divulgar o seu produto ou serviço
O público escolhido, a embalagem do produto, a concorrência e mais alguns fatores podem oferecer ótimas oportunidades para você divulgar seu trabalho. Sendo assim, veja abaixo 10 dicas para promover um produto ou serviço.
Conheça seu público alvo e a sua persona
O público-alvo consiste num grupo de pessoas com maior probabilidade de consumir seus produtos ou contratar os serviços profissionais que oferece. Identificar quais tipos de clientes desejam ou precisam do que você faz é essencial para divulgar seu trabalho.
Já a persona trata-se de um personagem fictício que representa o cliente ideal para o seu negócio. Aqui você define dados e características reais, que incluem comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. Graças a isso, fica mais fácil e assertivo desenvolver estratégias de marketing.
Você deve conhecer bastante o público com o qual se comunica para conseguir gerar e manter o interesse dele. Então, descubra como é composto o perfil dos seus consumidores a que faixa de gênero, profissão ou idade pertencem, por exemplo. Procure até obter informações a respeito da maneira que se sentem, com o que se preocupam e etc.
Comece espalhando para amigos próximos
O marketing boca a boca é uma maneira barata e eficaz de divulgar seu trabalho. Ter seu produto ou serviço recomendado por meio de amigos impulsiona as vendas. Afinal, geralmente as pessoas se sentem mais seguras ao comprar coisas depois de algum conhecido dizer ter usado e gostado.
Além de fazer publicidade, seus amigos podem ser seus primeiros clientes. Então, os atenda como você gostaria de ser tratado, seja gentil, não os deixe esperando. Em relação ao preço, você também pode oferecer um desconto pela amizade, mas isso não significa que pode ser algo que afete o custo da produção ou o lucro.
Use as redes sociais a seu favor
Você já deve ter ouvido que ter perfis nas redes sociais é muito importante. Além do engajamento e da possibilidade de criar uma comunidade que valorize seu trabalho, elas servem para atrair novos clientes e gerar tráfego para um site. Por isso, você pode divulgar um produto ou serviço nelas e fazer com que seus seguidores acessem sua página.
Através das mídias sociais você também pode incentivar seus clientes a compartilhar o que publica. Fazer concursos especiais para chamar a atenção e construir publicidade boca a boca. Contudo, não há necessidade de se cadastrar em todas as plataformas que existem, o mais recomendável é que faça parte das principais redes onde seu público-alvo está.
Procure por parcerias
As parcerias são estratégicas que você pode usar para promover o crescimento e desenvolvimento do seu trabalho por meio da divulgação. Existem diferentes tipos de alianças que você pode formar, mas para escolher entre uma ou outra é preciso avaliar e saber qual é o seu ganho e como a outra organização se beneficia também.
Por exemplo, alguns influencers recomendam os produtos ou serviços de uma marca em troca de patrocínio. Também há estabelecimentos que revendem mercadorias em troca de uma comissão ou simplesmente para oferecer mais comodidade aos clientes. O importante é que essa cooperação esteja alinhada aos seus objetivos.
Utilize a identidade visual da sua marca
A identidade visual trata-se de um conjunto de elementos gráficos que envolvem a utilização de cores, fontes, formas e outros detalhes que servem para construir uma personalidade para sua marca. Esse design fica na mente das pessoas, diferencie seu trabalho da concorrência, permite que seu negócio ganhe autoridade pela boa presença – Isso envolve a construção do seu Branding.
Tanto um logotipo como a coloração que faz lembrar seu empreendimento deve estar espalhado no site, em cada postagem que exibe nas redes sociais, entre outros lugares. É imprescindível que ele se torne memorável para divulgar seu produto ou serviço com melhor impacto.
Personalize seus produtos
Muitas empresas fazem a personalização das embalagens dos seus produtos, pois através delas conseguem captar a atenção das pessoas e até levar o cliente a tomar a decisão de compra. Existem campanhas publicitárias em que a mercadoria é vendida com nomes de pessoas ou algum elemento que identifique o público-alvo a que se dirige.
Por esse motivo é que para divulgar um trabalho não basta apenas colocar os itens vendidos em uma caixa de papelão. Para se destacar da concorrência, é preciso fazer com que seu cliente se sinta especial, atender seus gostos, costumes e necessidades. Portanto, aposte em designs e imagens com a mensagem que deseja enviar aos consumidores.
Produza vídeos e imagens para propaganda
Os vídeos e as imagens são mais algumas das ferramentas usadas no marketing online e também servem para divulgar seu trabalho de forma audiovisual. Eles costumam ser bastante compartilhados, principalmente nas redes sociais, e ajudam as empresas atingir diversos objetivos, como maior visibilidade, promoção de um produto, etc.
Além disso, os vídeos trazem mais transparência para a qualidade de um produto ou serviço. Você só precisa de uma boa câmera de um celular ou de uma filmadora profissional e pode postar conteúdos que destaquem sua marca. Então, além do YouTube, use outras redes como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter para publicá-los.
Para te ajudar nos vídeos, confira só estas dicas para a sua estratégia de marketing:
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Veja como é a estratégia dos seus concorrentes
Analisar a concorrência ajuda a reduzir a incertezas na hora de tomar decisões, permite que você descubra tendências de mercado e assim consiga desenvolver estratégias. Graças a isso, você também pode pegar suas ideias e as comparar com o que outras empresas do mercado estão fazendo para promover seus produtos ou serviços.
Além de encontrar métodos para divulgar seu trabalho, ainda é possível descobrir novas oportunidades. Então, veja em quais aspectos seu negócio é inovador, o que o consumidor quer e o concorrente não tem e como é possível se diferenciar. Também esteja preparado para as ações que possam surgir do mercado.
Divulgue seu trabalho constantemente
Não há um número predeterminado de vezes para divulgar seu trabalho. No entanto, uma baixa quantidade de publicação de conteúdo na internet, por exemplo, não fornece os resultados esperados. Por outro lado, quando um cliente vê excessivamente uma mesma oferta frequentemente, desenvolve, muitas vezes, repulsa.
Contudo, pensando em um número razoável para se começar, o ideal é com duas atualizações por semana. A partir daí, você pode realizar testes e verificar como os clientes reagem. Além disso, é essencial também priorizar a qualidade do material que seu negócio promove. Afinal, não adianta anunciar qualquer coisa, pois o retorno não será positivo.
Invista em SEO
Criar um blog ou um site para divulgar seu trabalho pode tornar seu negócio bem conhecido, porém não comece a gerar conteúdo sem saber das regras básicas de SEO. Assim evitará preencher várias páginas que ninguém visita, mas conseguirá atrair tráfego por meio de pesquisas feitas no Google.
Você também pode usar ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google, Ahrefs ou SEMrush. O Google Trends e o preenchimento automático do próprio mecanismo de pesquisa da mesma forma oferecem ótimas ideias. Com base nos assuntos encontrados, você pode escrever soluções que atraiam o público-alvo.
Onde divulgar o seu trabalho?
Instagram, Facebook e blog são alguns dos melhores locais para você divulgar um produto ou serviço, porém não consistem nos únicos lugares. Então, veja abaixo mais ótimas opções para promover seu trabalho.
Uma das melhores formas de divulgar seu trabalho é através do Instagram. Nessa plataforma há espaço para compartilhar o cotidiano do seu negócio. Desse modo, é possível passar confiança para clientes em potencial. Por essa plataforma, eles podem ver como você cria seu produto, como o envia ou realiza o serviço, por exemplo.
Outro tipo de conteúdo que favorece o aumento nas vendas é publicar depoimentos em texto, áudio ou vídeo de pessoas que já tiveram contato com sua marca. Você pode compartilhar esse tipo de conteúdo em vários formatos, como por meio de carretel ou histórias em vídeos.
Ademais, através do Instagram você pode compartilhar stories, fotos e vídeos de seus produtos, sendo importante que tenham uma máxima qualidade. E caso você ainda não tenha um aparelho com câmeras eficientes para tal serviço, não deixe de conferir os melhores celulares com câmeras boas de 2022!
O LinkedIn é uma plataforma que cria o contato entre profissionais e empresas, mas os usuários não deixam de usá-la como uma rede social de relacionamento. Atualmente ela também é usada para procura de serviços e produtos, por isso corresponde a mais um local para você divulgar seu trabalho.
Ao construir uma página no LinkedIn uma empresa pode envolver seus seguidores publicando conteúdo relevante ou notícias sobre eventos referentes ao seu negócio. Esse material aparece nos mecanismos de pesquisa do Google, o que é bom para atrair novos clientes e se conectar mais com seu público-alvo.
O Pinterest é um excelente lugar para divulgar seu trabalho, porque os usuários costumam comprar algo depois de ver nessa plataforma. Eles buscam informações para planejar como adquirir um produto ou contratar um serviço. Assim essa rede social se torna uma ótima ferramenta de marketing
Conteúdo evergreen imagens com frases e infográficos apresentam melhor desempenho no Pinterest. Então, coloque fotografias exclusivas na sua conta com títulos e descrição, considerando regras de SEO. Dessa maneira, ao postar material original e fixar nos quadros, as pessoas vão compartilhá-los com seus seguidores.
E caso queira tirar fotos de excelente qualidade para compartilhar no Pinterest, não deixe de conferir as 16 melhores câmeras fotográficas de 2022.
Quando as pessoas pesquisam por uma empresa no Google, o perfil do Facebook é uma das primeiras opções que encontram. Contudo, para divulgar seu trabalho da melhor maneira possível é importante que dispense alguns cuidados com sua página. Inicialmente, preencha a seção com as informações sobre sua marca.
Também inclua links para seu site, use fotos que contenham sua identidade visual na capa e no perfil. Além disso, você deve pensar no seu público-alvo e gerar conteúdo relevante que atenda às suas necessidades. Apresenta informações úteis sobre técnicas, novidades e tendências do setor para estabelecer uma relação confiável com seus clientes.
Criar um perfil no Twitter para sua empresa é uma das melhores maneiras de usar as mídias sociais para divulgar seu trabalho. Nessa plataforma você consegue compartilhar informações publicamente sobre seu produto e aumentar a interatividade com seus clientes e atrair mais acessos para seu site.
Você pode publicar conteúdo interessante na conta do Twitter e adicionar links para os seguidores lerem artigos no blog, por exemplo. Outra ótima estratégia para fazer com que os leitores se interessem pelo que está vendendo é procurar temas relacionados ao seu negócio em outras contas dentro dessa plataforma.
Blog pessoal ou site próprio
Criar um blog é uma das formas mais fáceis e rentáveis para divulgar trabalho na internet. Com a gestão correta um site consegue estimular vendas, contribui para que um negócio ganhe autoridade no setor, além de conquistar novos clientes. Assim sendo, desenvolva matérias pensando no perfil do seu público-alvo.
Não se esqueça de utilizar técnicas de SEO para trazer maior quantidade de leitores ao seu site. Além disso, também use um design criativo, acrescente botões das redes sociais e estimule os usuários a deixar comentários. Outro item importante que você não deve ignorar é a página de contato. E para que você consiga mexer no seu blog ou site com máxima praticidade e eficiência, não deixe de conferir os 12 melhores notebooks para trabalho de 2022.
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Existem dois métodos para divulgar seu trabalho no Google, uma delas consiste em investir dinheiro em anúncios por meio da plataforma de publicidade do Google AdWords. Com isso, o seu site aparece nos primeiros resultados quando as pessoas pesquisam a palavra-chave que você comprar.
Há também o tráfego orgânico no qual é possível fazer o leitor chegar até o site, através do uso de técnicas de SEO. Nesse caso, quando alguém pesquisar no Google uma palavra ou frase que esteja em textos do seu site, ele é exibido. Então, avalie quais das opções é mais vantajosa para seu negócio.
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Jornais
Os anúncios de jornais ainda são considerados uma ferramenta de marketing muito útil para divulgar trabalhos por transmitir a mensagem a um público específico. Tanto com alcance regional como nacional, e mesmo em um mundo movido a tecnologia eles produzem bons resultados por envolver os leitores com mais facilidade.
A reação emocional e a quantidade de informações que um cliente absorve são maiores com anúncios impressos do que com os digitais, por isso, eles têm altas taxas de conversão. Assim, você pode utilizar banners, um pequeno espaço na área de classificados ou com artigo promocional promover seu negócio.
Revistas
Provavelmente já viu como as páginas brilhantes das revistas cheias de anúncios para desfrutar de benefícios exclusivos em comércios locais chamam a atenção. Atualmente para divulgar seu trabalho você pode aproveitar os modelos tradicionais que são repletas de artigos com anúncios pontuais como ocorre com os jornais.
Há também os catálogos que contêm apenas propagandas e que as pessoas olham para encontrar descontos e descobrir o que há de novo em um uma empresa da região. Em qualquer dos tipos de revistas que decidir promover seu produto ou serviço, é necessário considerar os gostos do seu público-alvo para obter o retorno esperado.
Sites de variedades
Um marketplace é uma grande plataforma da internet, como em um shopping center, onde lojas vendem todos os tipos de produtos. Eles geralmente cobram uma comissão, mas em troca permitem que você divulgue seu trabalho para milhões de consumidores e desfrute de uma infraestrutura que talvez não consiga montar sozinho.
Além disso, você pode usar um site de variedades como um local de vendas adicional, para vender determinados produtos que não queira oferecer no seu próprio site. Outra vantagem desse tipo de plataforma é que se você estiver lançando uma nova marca, será mais fácil obter a confiança dos usuários.
Agora está na hora de atrair mais clientes!
Quanto mais pessoas conhecerem seu produto ou serviço, maiores serão as chances de conquistar novos clientes. Contudo, é importante que você tome alguns cuidados ao divulgar seu trabalho. O primeiro deles corresponde a identificar o perfil de quem compõe seu público-alvo e a partir daí, traçar estratégias de marketing.
Você pode criar uma identidade visual, personalizar embalagens, produzir vídeos e imagens. Também há a possibilidade de fazer propaganda entre amigos, usar redes sociais, desenvolver parcerias, anunciar em jornais e revistas. Com isso, é possível alcançar um ótimo aumento nas vendas.
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