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1 de dezembro de 2021Escolher nichos de mercado não é uma tarefa fácil para um negócio, principalmente pela vasta gama de oportunidades existentes.
Ainda assim, defini-lo é obrigatório para atingir um público mais específico e direcionar melhor a atuação.
Mas, afinal, como posso definir adequadamente o nicho, e o que considerar na hora de escolhê-lo?
A resposta, assim como a tarefa, não é nada simples, mas trouxemos alguns direcionamentos para te ajudar, acompanhe.
O que é nicho de mercado?
O nicho de mercado é uma pequena parcela de um segmento que um negócio escolhe para atender.
Sendo assim, é como se fosse a especialidade de seu negócio, altamente dependente de um público específico.
Considere um grupo de pessoas com interesses comuns, que precisam de um determinado produto ou serviço.
Podemos tomar como exemplo um grupo de pessoas que ama comprar online.
Dentro desse grupo, existem divisões menores, mas de um público que possui interesse em comprar livros pela internet, por exemplo.
Aqui surge uma oportunidade de nicho para um público muito mais específico: venda de livros online.
Trata-se dos primórdios da Amazon, que inicialmente era um e-commerce de livros.
Assim, o nicho é um grupo muito seleto em um segmento.
Por que é importante definir um nicho de mercado?
Ao escolher um nicho, a empresa pode se posicionar como uma autoridade especialista em uma determinada necessidade do cliente.
Dessa maneira, é possível ter muito mais autonomia em um nicho específico.
Um com menos concorrentes e até mesmo maiores taxas de lucro, já que os nichos costumam ter menos empresas com o mesmo serviço.
Benefícios do nicho de mercado
Além de uma menor concorrência e maior especialização, a escolha adequada de um nicho traz outros benefícios ao negócio, como:
- Melhor direcionamento de campanhas de marketing;
- Mais parcerias efetivas, já que será mais simples identificar negócios relevantes com a atuação mais específica;
- Público mais qualificado;
- Promoção de uma experiência única ao cliente;
- Maiores taxas de fidelização, pois os clientes terão menos opções altamente especializadas.
? Leia Também: Como atrair e fidelizar clientes: 4 pontos cruciais
5 dicas para definir um nicho de mercado
Sabendo das vantagens de definir um bom nicho de mercado, como é possível escolher o mais adequado? Além disso, como escolher um público que traga resultados?
Acompanhe as 5 dicas que separamos e entenda!
#1 Avalie qual negócio você quer trabalhar
Antes de mais nada, o nicho escolhido por você demandará constantes atualizações, já que é preciso ser um especialista na área.
Dessa forma, é importante ter apreço pela escolha feita.
Por isso, lembre-se de listar os negócios que mais te atraem e fazem sentido para seu propósito.
É possível até mesmo ordená-los em mapas mentais, para visualizar quais opções são mais atrativas para seu objetivo.
#2 Trace a estratégia da sua empresa
Para escolher a área de atuação, também é fundamental traçar planos para a empresa a partir do nicho em questão.
Isso porque é fundamental entender se a área escolhida corresponde aos objetivos estabelecidos para a empresa.
#3 Analise a demanda
Não adianta escolher um nicho transformador que não possui pessoas com a necessidade de adquirir o produto ou serviço oferecido.
Por isso, antes de defini-lo é fundamental avaliar o volume de pessoas com a mesma necessidade e priorizar a experiência do cliente.
Você pode realizar essa avaliação:
- Buscando dados analíticos das principais necessidades das pessoas;
- Observando redes sociais e entendendo o comportamento do público;
- Entrevistando pessoas com o perfil alinhado ao que seu nicho buscaria, entendendo se elas de fato se interessam pelo produto ou serviço.
Dessa maneira, recolha os dados e avalie se, de fato, o que você deseja desenvolver é atrativo para seu público.
#4 Analise os concorrentes
Também é obrigatório identificar os concorrentes — ou a ausência deles — no nicho que você escolheu.
Isso porque adentrar uma área onde diversas empresas já possuem experiência não é muito vantajoso em um mercado segmentado.
Por outro lado, se não houver nenhum negócio que pareça com seu nicho, pode ser um sinal de que a ideia talvez não esteja alinhada ao mercado.
Ainda assim, se os diferenciais oferecidos são vantajosos e você identificou a necessidade de um negócio como o seu, invista!
A inovação é muito importante na definição de um nicho adequado para o negócio.
Assim, é interessante analisar o cenário já existente no nicho desejado, para desenvolver uma visão mais ampla da área em questão, e claro, inserir tudo isso em seu planejamento estratégico.
#5 Faça pesquisas de mercado
Por fim, não existe maneira melhor de entender as necessidades de um público do que as perguntando.
As pesquisas de mercado fazem toda a diferença para reunir informações-chave que possibilitem futuras vendas e a popularização do negócio.
É possível ainda integrar o databranding às pesquisas de mercado e com essas otimizações encontrar bons insights para a empresa.
Vá além de identificar o seu nicho: crie impacto!
A escolha de um nicho de mercado está diretamente relacionada à análise das necessidades do público e as oportunidades perante à concorrência.
Pensando nisso, é possível escolher um nicho muito específico que possibilite a resolução de um problema comum em um grupo de pessoas.
Aqui em nossa Nave, você pode contar com o serviço de Data Analytics, que irá favorecer suas ações de marketing e até mesmo a escolha do seu nicho. E você pode ir além: definir o Golden Circle do seu negócio, isto é, não só identificar o seu nicho de mercado, como dar propósito e criar um impacto para a sua persona.
Conte conosco para decolar sua empresa com um nicho extremamente vantajoso, e acima de tudo, sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo! ?
?? Conteúdo originalmente desenvolvido por Paula Moraes – Redatora Freelancer, estudante de Marketing Digital e amante das técnicas de SEO.
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